Este é o Seat Leon, o sucesso de vendas da marca espanhola. Partilhando a mesma plataforma do seu primo golf este modelo espanhol tem um ar desportivo e jovem graças a ausência de puxadores nas portas traseiras, que juntamente com as suas linhas esguias lhe conferem um ar de coupe.

Espaço a bordo…

No entanto o seu estilo tipo coupe em nada compromete o espaço a bordo. A parte traseira tem espaço suficiente para transportar 3 adultos comodamente com espaço suficiente tanto para as pernas como em altura. Possui sistema isofix caso os passageiros a transportar na parte de trás sejam crianças.

Na parte da frente temos um design simplista e nada complicado, tendo todos os instrumentos bem posicionados ao alcance do condutor. Temos ainda bastantes arrumos tanto na consola central como nas forras das portas.

Alguns dos materiais utilizados poderiam ter um pouco mais de qualidade, existem alguns plásticos duros cuja robustez e tato deixam um pouco a desejar, como é o caso utilizado nas forras das portas. Mas no geral o acabamento e a qualidade de construção são boas, estando em linha com as da concorrência mais directa.

Emoção ao volante…

Aposição de condução do Seat Leon é bastante boa temos um volante duplamente regulável e uns bancos desportivos com bons apoios para as pernas e lombares que ajudam em muito o posicionamento do nosso corpo.

O carácter desportivo do Seat Leon é transposto para a qualidade de condução, com uma suspensão mais dura e uma direcção bastante precisa que fazem com que este carro seja bastante divertido de conduzir. A parte má de ter uma suspensão mais dura reside no facto de por vezes esta acabar por ser mais desconfortável especialmente em estradas mais acidentadas onde acabamos por sentir muito as irregularidades da estrada.

Esta versão em teste é bem equipada tem desde sensores de chuva e de luz, cruise control, controlo de pressão de pneus, isofix, airbags frontais e laterais e até ar condicionado automático  bi-zona… enfim é só mimos… 🙂

Motorização…

Dado que o Seat Leon partilha a mesma plataforma do golf tem também uma infindável combinação de motores e caixas, desde o 1.4 a gasolina ate ao 2.0 tdi de 170cv. Esta versão equipa com um motor 1.9 tdi 105 cv e uma caixa manual de 5 velocidades, esta combinação resulta numa potência maxima disponibilizada as 4000 rpm e um binário máximo de 250 Nm disponíveis as 1900 rpm .

Não sendo a combinação mais potente da gama esta foi certamente a que mais vendeu, pois consegue ter o melhor dos dois mundos, um motor bastante disponível aliado a consumos bastante interessantes, facilmente se conseguem números abaixo dos 5lts em AE e dos 6lts em circuito urbano.

Bagageira…

Quanto a bagageira esta é algo generosa tendo capacidade para 411lts, no entanto a abertura é afunilada o que por vezes dificulta o seu acesso, é ainda possível o rebatimento parcial dos bancos que infelizmente após o seu rebatimento não ficam completamente na horizontal o que não optimiza a utilização do espaço de carga, dificultando por exemplo no transporte de uma bicicleta.

Para concluir…

O Seat Leon não deixa em nada a dever á concorrência nem no que toca a prestações nem na qualidade, se quer um carro económico com um ar jovem e desportivo com espaço para a familia e amigos, certamente este leon é o carro para si.