Foi divulgado e confirmado de forma oficial no evento EVS29, pelo diretor do departamento de carros eléctricos da Nissan, Kazuo Yajima,  que a próxima geração do Nissan Leaf será munida de uma bateria de 60kWh. Segundo as palavras do diretor, esta bateria permitirá ao Leaf alcançar uma autonomia com mais do dobro da atual.

nissan-ids-concept-tokyo-02-1

A atual versão com uma bateria de 30kWh permite uma autonomia de 172 km, prevendo-se que a nova geração com os 60kWh alcançará uma autonomia total de 340 km por cada carga da bateria.

A autonomia expectável parece um objectivo alcançável dado o dobro da capacidade das baterias, assim como a evolução de aspectos relacionados com a eficiência do motor e da regeneração de energia com a travagem. Espera-se que estes dois últimos aspectos compensem o aumento previsto do peso total do Leaf.

Apenar de não haver uma data oficial para o lançamento do novo Leaf, supõe-se que este seja apresentado em princípios de 2017, possivelmente no salão automóvel de Genebra. Desta forma, note-se, que a Nissan está atenta ao lançamento dos modelos Chevy Bolt EV e do Tesla Model 3 em que o preço apesar de não conhecido poderá ser a arma secreta da Nissan.

Para terminar e usando as palavras do diretor Kazuo Yajima, da sua entrevista no EVS29 em que disse:

“In the near future, I believe, we can produce an electric vehicle that doesn’t have any driving range problem”

[espro-slider id=601]