Sergio Marchionne está a ponderar um Maserati eléctrico

Enquanto que a industria automóvel tem se apressado para apresentar soluções hibrídas e eléctricas, o grupo Fiat Chrysler tem ficado para trás. Para mostrar isso, basta referir que só têm à venda dois automóveis, que não são vendidos em Portugal, com um motor eléctrico. Estes são o  Fiat 500e e o Chrysler Pacifica.


No entanto, esta inacção do grupo FCA está para mudar, e para mostrar isso o CEO Sergio Marchionne, disse numa entrevista à Bloomberg, que está a considerar desenvolver um Maserati Alfieri e um pequeno citadino eléctrico. Também desvendou que está para ser lançado uma versão hibrída do novo SUV da Maserati, o Levante.

No entanto Marchionne disse que continua céptico com a electrificação dos veiculos como solução para os problemas que sombram a industria, e reiteirou que se quisesse, conseguia replicar o modelo de negócios da Tesla como já fez no passado.

Nas palavras dele:

“Eu sempre pensei que o  modelo de negócios que suporta a Tesla é algo que a Fiat Chrysler consegue replicar, pois temos a marca e os veículos para o fazer … usar um dos nossos potênciais carros como base para uma experiência nesta área, é interessante”

“Eu não estou tão convencido como outros, de que a electrificação automóvel é a solução para todos os males do Homem … nós precisamos de experimentar, como estamos a fazer agora, pois a electificação pode ser uma das soluções…”

Um Maserati eléctrico, no entanto, demoraria uns anos até chegar ao mercado, isto se alguma vez chegasse. Se o Alfieri já está atrasado com o motor de combustão interna (como reportado),  então a versão eléctrica, só estará pronta passados ainda mais alguns anos.  Marchionne coloca a possibilidade da versão eléctrica chegar em 2019.

Mesmo assim, isso é um tempo de desenvolvimento extremamente curto, visto que a Porsche, que tem mais experiência na área, não lançará o seu Mission E (veiculo totalmente eléctrico da Porsche) antes de 2020, e já o começou a desenvolver à algum tempo. Ficamos à espera…

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notificar de
avatar
wpDiscuz