A produção do Mazda 3 chegou a 5 milhões de unidades no final de Abril. Atingiu este valor 12 anos e 10 meses depois de ter sido saído o primeiro carro da linha de produção em meados de 2003. Foi o segundo na história da empresa a atingir este valor, apenas tendo sido ultrapasssado pelo Mazda 323, que foi fabricado entre 1963 e 2003.

Cerca de 700.000 Mazda 3 foram enviados para a Europa. Este prefez cerca de um terço das vendas globais da marca durante o  ano de 2014. Actualmente é produzido no Japão, China, Tailândia e no México. Posteriormente, também é acabado de ser montado na Malásia e Vietname.

Desde a primeira geração a Mazda tem trabalhado para continuar a superar as expectativas com o Mazda 3, refinando a sua dinâmica e capacidade de resposta com vista a aumentar o prazer de condução, bem como os seus consumos. A geração actual, lançada em 2013 como um hatchback de cinco portas e sedan de quatro portas, foi redesenhada a partir do zero com fazendo uso do premiado estilo de design KODO – A Alma do Movimento.

Uma plataforma e corpo leve e rígido, com uma classificação de cinco estrelas no Euro NCAP , fazem parte da tecnologia SKYACTIV existente no Mazda 3. Os motores disponíveis para o mercado europeu que foram lançados foram os 1.5 e SKYACTIV-G 2.0 a gasolina, e os turbo-diesel de 1.5 e 2.2 litros SKYACTIV-D .

Os mesmos foram acoplados a caixas de seis velocidades manuais ou automáticas. O resultado foi uma mistura excepcional de excelente desempenho aliado a uma excelente economia de combustível.

A combinação das suas capacidades e design deram ao Mazda 3 cerca de 170 prêmios, um pouco pelo mundo todo, e nós achamos que os mereceu. 

O que você acha?