O Aston Martin GT12 é a versão mais hardcore e mais vocacionada para pista da familia do Vantage. No entanto a marca inglesa tornou o GT12 um bocadinho mais especial lançando uma versão roadster que foi apresentada este fim de semana no festival Goodwood Festival of Speed.

O 6 litros V12 atmosférico que equipa o GT12, debita a módica quantia de 592 cavalos e cerca de 625 nm de binário. Graças a uma dieta esta versão do Vantage perdeu perto de 150kg face à versão standard, o que o torna muito mais rápido e ágil em andamentos mais vivos.

Um descapotável feito para a pista

Cortar o tejadilho de um carro desenhado para pista é algo bastante estranho, mas a Aston Martin ao receber o pedido de um cliente não hesitou e construiu este carro em cerca de 9 meses. Este roadster partilha muito da base e tecnologia do GT12, mas  muito provavelmente este vai ser o único exemplar a ser produzido pela Aston Martin.

Embora o GT12 roadster partilhe o mesmo motor V12 e a mesma caixa de 7 velocidades do coupe, as grandes diferenças encontram-se na estrutura do carro. Para além do reforço obvio do chassi provocado pela perda de tejadilho existem ainda novos painéis em fibra de carbono que dão a este roadster um ar agressivo, a suspensão foi  também melhorada de forma a que o roadster consiga ter a mesma agilidade em curva que a versão coupe, deixando intacto o seu pedigree competitivo.

Graças a um sistema de escape em titanium, o GT12 Roadster V12 vai ter um maravilhoso ronco, som característico dos carros atmosféricos que cada vez são mais raros com os motores turbinados. Sendo descapotável o último extra que o dono vai precisar vai ser mesmo o rádio.

A exclusividade de um modelo único

Mais uma vez falamos aqui de um veículo exclusivo e o preço ainda não foi anunciado pela Aston Martin, mas tendo em conta que a versão coupe custa mais de 310000€,  e sendo este uma versão para já única, o preço será algo não acessível ao comum mortal.

Infelizmente este GT12 Roadster depois de ter sido apresentado este fim de semana, não voltará a ser visto tão cedo, pois muito provavelmente vai ficar fechado numa garagem a maior parte do tempo, se por acaso tiver a sorte de se cruzar com ele tire foto e envie-nos.

[espro-slider id=841]