O SEAT recebeu nos testes do Euro NCAP a maior classificação possível de 5 estrelas. O primeiro SUV da história da SEAT demonstrou assim os altos níveis de segurança capazes de serem oferecidos pela marca. O Ateca destacou-se pelas categoria de segurança do passageiro (pendura)  e das crianças a bordo recebendo as pontuações de 93% e 87%. O Ateca ainda foi comendado pela proteção a peões e sistemas electrónicos de segurança.

[espro-slider id=1134]

Este reconhecimento vem pouco antes do Ateca começar a ser comercializado. Este vai ser o primeiro modelo lançado nos próximos 18 meses, estando programado o lançamento de mais 4 modelos, incluíndo um crossover em 2017.

A SEAT atribui a classificação de 5 estrelas à inclusão de sistemas de segurança avançados como a travagem automática em cidade ou auto-estrada, que além de veículos, também detecta peões e ao sistema de ajuste de posição na faixa, em que automáticamente o carro corrige a posição na estrada caso detecte que o condutor esteja a desviar-se para a faixa contrária. Entre outros equipamentos de segurança presente neste novo pilar da marca espanhola, são os 7 airbags, que entre eles, inclui airbags de joelho para o condutor, cintos de segurança com pré-tensores e limitadores de carga em todos os bancos, que permitem que em conjunto com os pré-tensores que cinto fique sempre justo ao torso e à pélvis do ocupante, libertando o corpo a uma velocidade controlada durante o impacto para evitar ferimentos.
O Ateca, marca a entrada da SEAT num dos segmentes com mais crescimento no mercado do dia de hoje. A marca também a introduz ao mercado um leque de equipamentos de segurança capaz de fazer face a modelos de gamas superior. Fixadores ISOFIX nos bancos traseiros, assistente de controlo de máximos, detector de pontos mortos (Bind spot dectector) com sistema de aviso de trânsito em manobra de marcha atrás (óptimo para quando se está a tirar o carro de um estacionamento e não conseguimos ver se vem algum carro na estrada), camâra de 360º, detector de sonolência, limitador de velocidade e sistema de aviso de cintos postos nos bancos de trás, fazem parte do equipamento que a SEAT oferece neste Ateca, para apaziguar as mentes dos mais conscienciosos e preocupados com a segurança. Desta maneira a marca espera aumentar o seu volume de vendas, ao oferecer um produto que apresenta um design desportivo e que também consegue oferecer o melhor do mundo da segurança.