RS o significado de emoção

As marcas usam uma variedade de combinações de letras para designar os seus modelos mais desportivos, temos exemplos como AMG, ST, STI, QV…  No entanto existe uma designação que se distingue por ser transversal a diversas marcas… A sigla RS …

Desde à Ford até à Koenigsegg, o símbolo RS, é usado para distinguir o perfil mais atrevido de alguns modelos, é claro que a sigla RS , nem sempre tem o mesmo significado e muito menos representa um patamar de potência, não existindo uma competência directa, entre os modelos que usam o RS na sua traseira.

Assim sendo trazemos até vocês um apanhado dos modelos que carregam consigo a designação RS.

Porsche

porshce

Em Estugarda RS significa, Rennsport (“renn” em alemão quer dizer “Corrida”), e apenas os modelos mais hardcore a sair da fábrica ostentam este legado. Um dos exemplos mais recentes é o  911 GT3 RS. Esta sigla é usada também para alguns modelos de corrida.

Audi

rsquattro

A Audi Quattro estampa também o RS nos seus modelos mais desportivos, distinguindo-os dos menos arrebatados da gama S. A designação antigamente era aplicada apenas a um modelo, mas actualmente já se estende a uma vasta gama de exemplares sendo o mais conhecido a carrinha RS6. Embora a Audi e a Porsche actualmente estejam sobre alçada da Volkswagen, em tempos tiveram disputas em tribunal pelo uso do símbolo RS.

Jaguar

A marca britânica também já usou a sigla RS em tempos nos seus modelos mais irreverentes, normalmente era associada aos modelos que equipavam o motor 5.0 litros V8 turbo,  e XKR-S eram os modelos mais conhecidos  envergar este emblema. Actualmente a Jaguar e a sua marca a Irmã Range Rover usam a designação SVR nos seus modelos mais desportivos. 

Skoda

Em registos mais modestos, a Skoda também podemos dizer que usa o RS na sua vertente mais desportiva, a vRS. Podemos ver esta categoria como os equivalentes Checos dos Volkswagen GTI’s.

Renault

A francesa Renault também usa este emblema… e de que maneira… A divisão da Renault Sport, cria dos melhores hot hatches do mercado, temos os excelentes exemplos dos novos Clio e Megane RS, até tiveram um Twingo RS que embora fosse pequeno tinha bastante sangue na guelra.

Ford

Pelas Américas a sigla RS, significa Rallye Sport. O novo Focus RS é o exemplo disso um verdadeiro carro de Rallye feito para o dia-a-dia, 350cv acompanhados de tracção integral que até equipa de origem um “drift mode”, sem dúvida um carro digno de usar o RS.

Nissan

Todos sabemos que a Nissan apelida os seus modelos desportivos de Nismo, e quando eles querem criar um Juke mais potente do que o Juke Nismo? Usam a sigla RS e resulta no Juke Nismo RS…

Chevrolet

A chevrolet tem no seu portfolio bastantes designações para os seus desportivos, desde Z06 e ZR1 até ao SS. No entanto existe um pack RS disponível com o Camaro LT e com o modesto Sonic RS, (Estados Unidos), sendo este o modelo mais fraco a usar o emblema RS, com apenas 138cv.

Koenigsegg

01-koenigsegg-agera-rs-geneva-1

Pensavam que ia acabar esta linhagem de desportivos com um Sonic RS? Nós aqui gostamos de acabar sempre em grande, regale os olhos com o fantástico Koenigsegg Agera RS. Combinando o melhor do  Agera R e Agera S, o RS debita uns estonteantes 1160cv, tornando este o RS mais rápido e potente alguma vez feito, podendo atingir uma velocidade máxima de  434km/h. Sendo o mais potente é também o mais caro e o mais raro da nossa listagem.

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notificar de
avatar
wpDiscuz