Entenda como os turbos e os supercompressores funcionam

Com os blocos de indução forçada a tornarem-se mais comuns nos carro de hoje em dia, é cada vez mais importante entender como funcionam. Os turbos e supercompressores são peças que, em conceito, são bastante básicas, mas às vezes uma visualização animada de como tudo se combina, para nos dar aqueles cavalos extra úteis, dá-nos uma noção de tudo o que acontece por detrás dos bastiadores. Para isso um site Australiano de venda de pneus (Tyroola), criou uma animação que nos mostra os vários tipos de  indução, presentes hoje em dia no mercado.
O site deixa-nos explorar um motor V6 superalimentado, e um I4 turbo, em 360º, com os componentes de indução e a circulação do ar, claramente assinalados . O site também explica a diferença entre os 3 tipos mais comuns de supercompressores (blower, centrífugo, Lysholm) e os 3 tipos mais comuns de turbo (single turbo, twin turbo e twin scroll).

Explorar essas animações ainda revela, porque é que o turbo reina sobre o superalimentador, dando as noções necessárias para entender a superioridade da eficácia que hoje em dia as configurações turbo têm sobre as que usam superalimentador .

Tenha noção que se for a este site, vai lá passar algum tempo, mas é tempo bem gasto.

O link: https://www.tyroola.com.au/supercharger-vs-turbo/

 

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