Os 5 carros de corrida mais icónicos do mundo

Para quem gosta de corridas de automóveis, os carros de corrida estarão sempre no nosso imaginário. Uns porque são incrivelmente bons e outros porque crescemos a ve-los triunfar e por esse motivo trazem até nós uma certa nostalgia. Por isso mesmo, tentámos recorrer ao nosso imaginário e eleger o que nós consideramos como os 5 carros de corrida mais icónicos do mundo. No nosso critério para além do gosto pessoal está também o papel que o carro teve para a história do mundo motorizado.

Mazda 787B

Este carro consta na listagem pois representa um marco importante no mundo automóvel, pois foi o primeiro e único carro de corrida a vencer as 24 Horas de Le Mans utilizando um motor Wankel no ano de 1991, tendo sido também o único carro japonês a vencer esta prova. O Mazda 787B acabou mesmo por ser banido na temporada seguinte, devido a mudanças nas regras de participação.

Audi Quattro S1

O Audi Quattro marcou uma era dourada no mundo dos rallys, é considerado por muitos como o melhor carro de rally alguma vez feito, revolucionou os rallys introduzindo o seu sistema de tracção integral, e fez parte do famoso grupo B, mais conhecido por “killer B’s”. Com um motor 2.1 litros que debitava entre 470cv e os 590cv, o Quattro dominou as provas em que participou.  Apenas 220 unidades foram produzidas, tendo sido pouquíssimas as que saíram da fábrica destinadas a uso nas estradas. De relembrar que este carro influenciou até aos dias de hoje os carros de rally tal como os conhecemos.

Ford GT40

Ford GT40, foi criado por ordens do próprio Henry Ford II, especialmente para participar nas 24 Horas de Le Mans de forma a destruir o reinado da Ferrari. Tudo porque Enzo Ferrari desistiu da venda da marca italiana à Ford à última hora quando o negocio já parecia estar fechado. Por uma questão de honra  Henry Ford II decidiu que ia derrubar a Ferrari no seu reinado de vitorias em Le Mans.  Acabou por vencer quatro vezes entre 1966 e 1969, conseguindo não só destronar a Ferrari como fez com que o GT40 fosse o primeiro carro Americano a vencer a prova.

Porsche 917

Porsche 917 correu em corridas de endurance entre 1969 e 1971, vencendo as 24 Horas de Le Mans por dois anos consecutivos (1970 e 1971), onde em 71, estabeleceu um recorde de distancia percorrida que se manteve até 2010 e ainda mantém o recorde da volta mais rápida feita no circuito, no entanto temos que ter em conta que as regras da corrida mudaram por diversas vezes e o traçado tem sofrido também inúmeras alterações ao longo dos anos. A partir de 1971, as regras estabelecidas pela FIA fizeram com que apenas carros com motores inferiores a 5 litros competissem, o que fez com que o 917 fosse banido das pistas.

Lancia Delta Integrale

Sempre reconhecido pelos seus autocolantes da Martini o Lancia Delta Integrale é o carro mais bem sucedido do WRC tendo ganho 6 campeonatos do mundo, entre 1987 e 1992, e tendo alcançando 46 vitórias em rallys durante esse período de tempo. Existem ainda versões de estrada que são vendida a pequenas fortunas, este é sem dúvida o sonho de qualquer amante de carros.

 

 

 

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notificar de
avatar
wpDiscuz