Existem pessoas que hoje em dia, ainda deixam o carro ligado durante alguns minutos antes de começar a andar. Tudo isto porque pensam que ao deixar o carro ligado para aquecer o motor, estão a protege-lo do desgaste. No entanto é uma ideia errada.

Esta ideia vem dos tempos dos carros a carburador, em que era quase obrigatório deixar o motor a trabalhar antes de começar a viagem. Este tempo a trabalhar, fazia com que o motor trabalhasse sem falhas, evitando os comuns soluços dos motores com carburador e a incapacidade de estar ao ralenti.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Outros benefícios também passavam por uma melhor lubrificação do motor, com o aquecimento do óleo. Isto era importante pois os óleos minerais eram o único tipo de óleos que existiam, e os mesmos comparativamente aos sintéticos, não oferecem a mesma lubrificação, aumentando ainda mais a diferença quando estão frios.

Veja ainda: 8 dicas para melhorar a vida de qualquer condutor no inverno

No mundo moderno, com injecção de combustível, a centralina do carro consegue ajustar os parâmetros do ar/combustível para manter o carro sempre a trabalhar sem falhas, independentemente da temperatura e do regime a que se encontra.

Já para não falar que o carro ao ralenti, não faz com que a temperatura do motor aumente na mesma magnitude que aumenta quando o carro está a ser conduzido.

Então o que acontece hoje em dia se deixarmos o carro a aquecer? Bem se o dia for frio e deixar o carro a aquecer durante muito tempo, o que vai acontecer é a diluição do óleo.


Isto acontece porque a gasolina ao entrar dentro do cilindro de um motor frio, não tem capacidade de tornar um gás. Sem ser um gás, existe gasolina que não vai ser consumida e consequentemente vai descer pelas margens do pistão até ao cartér do óleo.

Isto é mau, pois a gasolina, faz com que o óleo perca as suas capacidades lubrificantes, aumentando assim o desgaste do motor, fazendo exactamente o oposto do que pretendia.

Por isso já sabe, se tiver um motor com injecção de gasolina, evite aquecer o motor. Arranque e disfrute…

Se tiver mais alguma dúvida pode ver este vídeo (em inglês) de um engenheiro mecânico, a explicar porque é que deve de deixar de aquecer o seu motor antes de arrancar.