Quer seja em Auto Estradas ou no perímetro urbano estamos sujeitos a apanhar filas de trânsito, por vezes, elas são provocadas por causas naturais ou acidentes, mas muitas das vezes elas surgem e desaparecem sem que haja um motivo aparente.

 

 

 

A verdade é que as filas de trânsito aparecem devido à interacção humana, que provoca o chamado efeito acordeão, se um carro abrandar o carro que vem atrás vai abrandar também, fazendo com que o carro que circula atrás dele abrande e por aí em diante, e por incrível que pareça esta é uma das principais causas dos engarrafamentos.

Se retirar-mos a interacção humana da equação e deixar-mos os carros tomar todas as decisões durante a condução, sem que existam mudanças de faixas repentinas, abrandamentos ou sequer acidentes os engarrafamentos vão passar a ser uma coisa do passado.

O próximo vídeo explica exactamente esta teoria de uma forma fácil e simples,  parece ser uma coisa fantástica mas para quem gosta realmente de conduzir, certamente isto não vai ser uma boa notícia.

Fonte :  jalopnik