A Citroën Racing está de volta ao campeonato mundial de rali com um novo carro, depois de ter ficado nas bancadas durante um ano. Na terça-feira passada apresentou ao público o protótipo do novo carro com que vai participar, o Citroën C3 WRC Concept. Este vai estar disponível para o público ver no salão automóvel de Paris e será muito parecido aquele com que a Citroën participará no campeonato WRC de 2017. Também poderá servir como base para criar uma versão mais desportiva do C3.

O C3 WRC Concept é baseado no novo C3, onde não variando na tradição de carros de rali, foi alargado e passou a ter uma largura de 1.89 metros e um comprimento de 4.14 metros. Comparado com o modelo anterior este protótipo é 5 centimetros mais longo, o que é o resultado de um enorme difusor frontal e de um aileron gigante na parte traseira. Estas alterações aerodinâmicas só foram possíveis com o relaxamento dos requerimentos aerodinâmicos do campeonato. No final das contas, este C3 WRC tem basicamente as mesmas dimensões do que um Range Rover Evoque.

O protótipo tem um motor de 4 cilindros com uma cilindrada de 1600cc que é turbocomprimido, o que resulta em valores de potência na ordem dos 380 cavalos. Deste modo este C3 torna-se o mais potente que já foi construído pela Citroën, ultrapassando os valores de potência do carro de rali de 2015 em 80 cavalos. Para além disso, o motor tem menos peso para puxar devido a uma redução na balança de 25 quilos.

Embora a Citroën ainda não tenha transferido o sucesso deles no rali nos carros disponíveis ao público, este poderá servir como uma boa base para fazer frente ao Ford Fiesta ST.  O modelo WRC final do C3 fará a sua apresentação ao público no rali de Monte Carlo em Janeiro de 2017.

[espro-slider id=2873]

 

Fonte: Autoblog