Dúvidas para totós ou mitos?

Possivelmente dizer dúvidas para totós ou mitos é um bocado agressivo (sem querermos ofender ninguém) pois algumas das questões abordadas poderão ser questões bem pertinentes. Passemos então à nossa lista:

1) Todos os carros são mais rápidos quando a mudança é mais alta?

A verdade é que cada vez mais as caixas tem mais desmultiplicadores e são mais curtas entre passagens. Até há bem poucos anos a maioria dos carros só tinham 5 velocidades para a frente, até que começaram a aparecer as caixas com a sexta velocidade. Em muitos carros a velocidade máxima em reta era atingida na quinta velocidade servindo a sexta apenas para alivio do esforço do motor diminuindo a rotação de circulação.

2) A revisão do óleo do motor deve ser feita a cada 5mil quilómetros?

Provavelmente isto já terá sido verdade, um dia, há muitos anos… Os motores (tanto a gasolina como a gasóleo) sofreram uma evolução tão rápida, assim como os óleos utilizados para lubrificantes do motor (óleos sintéticos) que atualmente a revisão dos carros chega a ser só de 30 em 30mil km ou mais.

3) Se aumentar o tamanho de jante do meu carro ele vai andar mais?

Se ainda não reparou abra o livrete no seu carro e veja a designação do pneu entre as varias possibilidades de jante. Se reparar ao aumentar o tamanho da jante do seu carro o valor referente à altura do pneu diminui. A altura final do conjunto jante e pneu então sempre em acordo para que a sua segurança esteja sempre garantida de acordo com os testes do fabricante.

4) A gasolina com mais octanas ou de avião faz o meu carro andar mais?

A potência não está relacionada com a gasolina que você mete no seu carro. Realmente o processo de combustão, explosão, etc. poderá ser melhorado pelo aumento das octanas mas o rendimento da sua viatura não se altera (qualquer alteração será praticamente imperceptível). Por isso esqueça em roubar uma botelha de combustível de avião que o seu carro não irá ganhar asas!

5) Se a polícia tiver um carro da mesma marca que o meu o deles anda mais?

Não aconselhamos a que faça picanços com a polícia pois será uma corrida perdida! Obviamente para a sua carteira… Bem, a verdade é que os carros da polícia são exatamente iguais aos carros vendidos para outra qualquer pessoa. Mas cuidado que realmente existem carros descaracterizados com kit’s de aumento de potência, embora não seja prática comum até porque muitas dessas alterações não são permitidas por lei.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notificar de
avatar
wpDiscuz