Surgem notícias da vindas de solo germânico que indicam que os impactos do caso dieselgate, podem ditar o fim de modelos como o Audi R8.

Estamos a anos de saber o real impacto que o caso dieselgate poderá fazer no grupo VW, mas já dá para entender um pouco do que pode vir a acontecer com a Audi num futuro próximo.

De acordo com uma publicação do Der Spiegel, a redução de custos deverá implicar o fim do desenvolvimento de plataformas próprias da Audi.

Caso se venha a confirmar o fim da plataforma MLB, que serve de base aos modelos A4, A5, A6, A7 e A8, estes modelos deverão ser divididos de forma a usarem plataformas partilhadas entre as várias subsidiárias do grupo VAG.

audi a5

Assim sendo, os modelos A4 e A5 passarão a usar a plataforma MQB, que é usada na generalidade dos modelos do grupo, enquanto que os modelos de gama superior ao A6, passarão a utilizar uma plataforma partilhada entre a Porsche e Bentley.

E onde é que entra o R8 no meio disto tudo?

Pois bem, o R8 tem uma plataforma própria, e com o fim do desenvolvimento das plataformas da Audi, uma terceira geração do R8 poderá não chegar a ver a luz do dia, ou então, poderá partilhar a mesma plataforma do Porsche 911, segundo o Der Spiegel.

Esta parte está a gear algum ruído, pois ou a Porsche vai lançar um 911 com motor em posição central, ou a Audi vai criar um super desportivo com motor traseiro, e nenhuma das duas opções nos parecem vir a acontecer.

A outra parte afectada com esta notícia é a Lamborghini, pois o Huracan, partilha a mesma plataforma do R8. Podendo estar à vista o fim do R8, qual será o impacto no modelo da marca Italiana? Estará a Lamborghini a desenvolver uma nova plataforma para dar suporte a esta falha?

lamborghini huracan

O mundo automóvel está em alvoroço com estas notícias, quanto a nós, vemos um futuro muito frágil para a continuação do R8, o que nos deixa de certa forma triste, pois este é um dos carros mais apetecíveis para quem gosta de automóveis. Resta esperar para ver quais os próximos estragos que o caso dieselgate vai provocar.

Fonte: Der Spiegel