Transformar CO2 em combustível? Sim parece que é possível…

Sim leu bem, alguns cientistas conseguiram transformar CO2 em combustível, embora a descoberta se tenha dado por acaso, esta pode vir a ser uma das mais importantes da nossa era.

O processo consiste em converter directamente dióxido de carbono (CO2) em combustível. “Descobrimos este material por acaso . Estávamos a tentar estudar o primeiro passo de uma reacção, quando percebemos que o catalisador estava a fazer toda a reacção por conta própria”, admitiu um dos membros da equipa, Adam Rondinone.

 A descoberta foi feita a partir de um catalisador composto por carvão, cobre e nitrogénio, este foi submetido a uma tensão eléctrica de 1,2 volts, acabando por converter o CO2 em etanol. A importância desta descoberta é enorme, e pode significar uma completa reviravolta na saúde do nosso planeta.
Numa altura em que os níveis de CO2 atingiram máximos históricos, transformar CO2 em combustível dá-nos a possibilidade de poderemos reduzir a necessidade dos combustíveis fósseis e assim impedir que os níveis de dióxido de carbono aumentem ainda mais.

 

Relacionados com esta noticia

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
O que realmente dita o preço dos combustíveis? - MotorSpot.pt Recent comment authors
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
trackback

[…] Veja ainda:  Transformar CO2 em combustível? Sim parece que é possível… […]