Com a mudança da hora, as longas tardes de sol terminaram e passamos a ter menos horas de sol por dia, o que faz com que, passemos mais horas a conduzir durante a noite. Existem vários factores que podem comprometer a nossa condução nocturna, por isso mesmo deixamos aqui algumas dicas capazes de melhorar a sua condução à noite.

Diminuir a luz do painel de instrumentos.

Com as inovações tecnológicas que os carros têm vindo a sofrer, são cada vez mais os equipamentos electrónicos que estão presentes no interior do carro, por isso mesmo, é importante manter a luminosidade desses equipamentos no mínimo possível, para que estes não causem distracções ou encandeamentos que o façam desviar o olhar da estrada. Outro problema destas luzes, são os reflexos que estas podem causar no vidro, impedidndo a visibilidade para a estrada e prejudicar a sua condução à noite.

Ver bem a estrada

É importante não manter o foco em apenas um ponto, mas sim, em toda a dimensão da estrada, para não cansar tanto a vista e conseguir ao mesmo tempo antecipar eventuais obstáculos que possam surgir. Manter a visão focada em apenas um ponto pode aumentar a fadiga mais rapidamente, deixando a vista seca e cansada.

Ter atenção às luzes que usamos

Acontece muitas vezes as luzes dos nossos carros se encontrarem desalinhadas, fazendo com que acabemos por ter uma iluminação deficiente, uma iluminação bem alinhada, previne ainda o encandeamento dos condutores que seguem à nossa frente ou em sentido contrário. Um factor não menos importante, é o tipo de iluminação que usamos, normalmente as lâmpadas mais baratas acabam por dar uma iluminação mais limitada, em alternativa podemos usar lâmpadas com ganho de visibilidade.

Aumentar a distancia de segurança

Devemos aumentar a distancia de segurança para o carro da frente quando conduzimos à noite, aqui vale mais jogar pelo seguro, pois se para nós conduzir a noite não é um problema, para o condutor que segue à sua frente pode não ser bem assim, o que pode levar a que ele não tenha um tempo de reacção tão bom quanto o nosso na presença de um obstáculo.

Ter o para brisas sempre bem limpo

A limpeza do para brisas é muito importante, a presença de sujidade pode comprometer a visibilidade, com as luzes provenientes dos outros carros, a gordura ou lixo presente no vidro pode criar uma espécie de cortina que prejudica a visibilidade. Este ponto tanto é valido para quando conduzimos à noite como em dias de sol forte, especialmente nos finais de tarde .

Descanse

Conduzir à noite é muito mais desgastante, caso se sinta cansado deve parar assim que possível. Caso tenha uma viagem planeada, durma e descanse com antecedência.