A Volkswagen quer entrar em todos os segmentos de mercado, e neste momento o segmento mais apetecível é o dos crossovers. Devido a isso a Volkswagen planeia apresentar em 2017 no salão automóvel de Genebra um novo crossover compacto que vai usar como base o Golf e terá como grande influência o protótipo do T-Roc apresentado em 2014.

A Autocar relata que o novo crossover irá posicionar-se abaixo do Tiguan no portefólio da empresa e que quando for apresentado ao público em 2017  trará o nome de T-Roc, apesar de várias outras alternativvas terem sido registadas.

Enquanto que o protótipo original do T-Roc só tinha 3 portas o crossover compacto quando for lançado, irá reter as tradicionais 5 portas do Golf, distinguindo-se do mesmo através da alteração dos elementos exteriores de maneira a dar ao novo modelo uma personalidade única.

A Volkswagen planeia manter a mesma distância entre eixos do Golf (2640 mm) e as dimensões gerais do protótipo do T-Roc, que se situam nos 4 metros e 178 milimetros para o comprimento, 1.831 metros para a largura e 1.501 metros para a altura.

Tal como na gama Golf, irão ser oferecidos vários motores diesel e gasolina que no último caso terão potências que irão desde os 113 cavalos na versão 1.0 de 3 cilindros, até aos 241 cavalos no motor 2.0 usado no Golf GTI. Poderemos também contar com uma versão totalmente eléctrica e uma versão plug-in hybrid.

A nível de caixas de velocidades a Volkswagen tenciona oferecer uma caixa manual de 6 velocidades e uma caixa DSG de dupla embraiagem  de 7 velocidades, sendo que a potência será transmitida às rodas dianteiras nas versões de entrada e as quatro rodas nas versões topo de gama.

[espro-slider id=3955]