Um do SUVs mais esperados do ano, o Alfa Romeo Stelvio, vai ser apresentado no salão automóvel de Los Angeles que vai decorrer entre os dias 18 e 27 de Novembro deste ano.

Este novo SUV terá como base a plataform Giorgio que também deu vida ao Alfa Romeo Giulia.

Nas fotos divulgadas podemos ver o Stelvio na versão topo-de-gama, Quadrifoglio, que recebeu o mesmo motor 2.9 V6 bi-turbo  do Giulia Quadrifoglio. Tal e qual como na berlina este motor consegue produzir um total de 505 cavalos e 600Nm de binário, que se traduzem num lançamento dos 0 aos 100 quilómetros/hora em pouco mais de 4 segundos. Para completar estes números falta só dizer que este SUV tem uma velocidade máxima de 284 quilómetros/hora.

Para tornar este modelo mais especial, a Alfa Romeo aplicou-lhe um sistema de tracção integral  com um  diferencial com vectorização de binário para lhe dar melhor comportamento, e aplicou-lhe também uma caixa automática de 8 velocidades capaz de trocar de velocidade em apenas 100 milisegundos.

Lado a lado com a versão mais performante, estão duas outras versões sendo estas a versão base e a Ti. Ambas são equipadas com um motor de 2 litros de 4 cilindros capaz de produzir 280 cavalos e 414 Nm de binário que lançam o SUV até a uma velocidade máxima de 231 quilómetros/hora, sendo que a potência é transmitida  às 4 rodas em ambos os casos através de uma caixa de 8 velocidades automática tal e qual como no Quadrifoglio.

A Alfa Romeo também decidiu dar ao Stelvio um selector de modos de condução, mais conhecido na Alfa Romeo com DNA, que na versão Quadrifoglio se denomina por DNA Pro. Os modos de condução incluídos neste SUV são o Natural, Dinâmico e um modo de Poupança de Combustível (Advanced Efficiency). Na versão mais rebelde existe também outro modo denominado por Corrida(Race).

Visualmente o Alfa Romeo Stelvio destaca-se dos outros SUVs com a dianteira muito similar a do Giulia, ostentando a grelha triangular invertida  pela qual a marca é conhecida, que neste caso foi aumentada. De destacar também existe a inclusão de dois extractores de ar no capô.

De resto, são dados à versão desportiva uns arcos das rodas maiores, um spoiler traseiro e um difusor traseiro escurecido que desvendam 4 saídas de escape.

Dentro do habitáculo, o Stelvio mostra as suas origens, sendo que na consola central  encontra-se o ecrã táctil de 6.5 polegadas (existe um ecrã de 8.8 polegadas como opção) disponível no Giulia.
Como equipamentos de segurança a Alfa Romeo decidiu oferecer um cruise control adaptativo, sistema de vigilância do ângulo morto, aviso de colisão frontal e de saída de faixa de rodagem. Para completar a oferta, a Alfa Romeo ainda oferece como opções sensores de estacionamento dianteiros e um sistema de som da Harman Kardon de 14 colunas.

 

[espro-slider id=4014]