Nos últimos anos a Volvo recuperou a sua vitalidade e tem ano após ano batido recordes de venda. Para este feito tem contado com ofertas que aliam à segurança pela qual a marca é conhecida um conforto, design e performance que está lado a lado com as ofertas alemãs.

Prova disto é série 90 que a construtora Sueca lançou. Os três modelos, S90, V90 e XC90 têm recebido vários prémios da industria automóvel e criticas muito positivas vindas da imprensa, o que prova que o renascer da Volvo está num bom caminho.

No entanto este renascer, trouxe coisas que as pessoas não estão muito habituadas, tal como o facto de a marca já não oferecer nenhum motor com mais do que 4 cilindros. Conhecida pelos míticos 5 cilindros a Volvo afastou-se dessa tradição e trocou todos os seus motores por motores com 2 e 1.6 litros de 4 cilindros em linha.

No entanto para poder competir com os V6 e V8s das propostas alemães, a Volvo através da sua divisão Polestar vai seguir um caminho diferente do que o do costume e vai recorrer à parte eléctrica das suas unidades motrizes híbridas para dar os cavalos e binário que precisa para competir com os AMG’s e M’s, mantendo sempre a sua veia verde.

De acordo com o presidente da Volvo América, Lex Kerssemakers, os futuros modelos desportivos deverão mostrar o que a marca acredita que um motor deve ser, e devido a isso a electrificação irá ter um papel importante em todos os veículos que saírem com o simbolo da Polestar.

A Volvo também vê nos desportivos híbridos uma maneira de criar o seu nicho próprio, em vez de ir directamente atrás da Mercedes e da BMW. Kerssemakers acentua mais esta ideia ao dizer: No fim de contas nós somos a Volvo, e vamos pelo nosso próprio caminho.

O chefe da Volvo América ainda acrescentou que o objectivo não é criar o derradeiro carro desportivo, mas sim criar um carro que seja usável todos os dias, e que é isso o que a Polestar reflecte.

Para já fica a promessa de nos próximos anos vermos mais carros com o símbolo da Polestar a serem lançados para o mercado.