É comum as pessoas confundirem o significado de brake horse power (bhp) e wheel horse power (whp), este é um tema que gera sempre confusão, e nos fóruns quem se engana acaba sempre por levar na cabeça por não saber a diferença entre bhp e whp.

Para poupar os nossos leitores a esse embaraço, vamos tentar partir isto em pedaços, e arranjar uma explicação simples e elucidativa.

1. Brake Horse Power (bhp)

Esta medida é feita à saída do motor, ou seja, no volante do motor. O volante do motor, tem como função a transmissão do poder do motor para a transmissão. Habitualmente, esta é a medida que as marcas usam como valor indicativo, pois este acaba por ser um valor superior ao whp, como vamos ver a seguir.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

2. Wheel Horse Power (whp)

Ao contrário do bhp, o whp é o poder medido nas rodas, é uma medida normalmente feita num banco de potência, e representa uma diminuição de cerca de 15% a menos do que a medida registada à saída do motor (bhp). Esta perda, deve-se à resistência causada pelos componentes que fazem parte da transmissão, assim como outros que não se encontram directamente relacionados com a locomoção do veículo, tais como, o AC, o alternador, bomba de água, entre outros.

Nos carros de tracção integral, poderá haver uma perda entre 20% a 25% relativamente à bhp, isto deve-se ao facto de haver um aumento da resistência dos componentes envolvidos no processo de transmissão.

Podemos obter um aumento de whp, reduzindo a massa rotacional de alguns componentes, tais como, jantes, pneus, embraiagem ou volante do motor.

3. Vídeo