A Volkswagen vai finalmente lançar um sucessor para o icónico Microbus, após anos de nos aliciarem com protótipos futurísticos.

Como esperado, este novo modelo será o segundo da marca a utilizar a nova plataforma MEB da marca, que foi desenhada apenas para veículos eléctricos.

De acordo com o que foi dito à Autocar por pessoas dentro da VW, novo Microbus terá capacidade para sentar 7 pessoas e será equipado com tecnologias que vão trazer o pão-de-forma do século XX para o XXI, não só em matéria de propulsão mas também em matéria de conectividade e condução autónoma. Assim a Volkswagen irá oferecer aos clientes os sistemas de conectividade que foram apresentados em Janeiro no protótipo do Buddy-E  e  uma funcionalidade de condução autónoma.

A propulsão estará a cargo de um motor de 163 cavalos que estará montado na traseira do Microbus, transmitindo a potência às rodas traseiras. A versão final do Microbus, poderá também no futuro contar com tracção as 4 rodas, com a adição de um pequeno motor eléctrico à frente.

Quanto à colocação da bateria, já se sabe que os veículos baseados nesta plataforma terão a bateria espalhada ao longo da base do veículo de maneira uniformizar a distribuição de peso e a aumentar o espaço a bordo. Também se sabe que a bateria terá uma refrigeração líquida, e que no caso do Microbus apesar de ainda não haver confirmação, as simulações computarizadas feitas pela VW, revelam que a vasta área que este veículo tem faz com que seja possível equipar o Microbus com uma bateria suficiente para cobrir 500 quilómetros numa única carga.

[espro-slider id=4641]