A BMW apenas tinha um computador quando construiu o Série 5 E28 (vídeo)

Nos finais dos anos 70 e no inicio dos anos 80, o parque informático do qual a BMW era dona consistia em apenas um computador.

Quando a equipa por trás da segunda geração do série 5 o queria usar, tinha que pedir autorização, pois o mesmo era usado maioritariamente para a logística de peças e para o controlo dos ordenados.

Tal como para a primeira geração do série 5, a BMW criou um pequeno vídeo que detalha o desenvolvimento do E28, que ainda hoje tem um elevado número de admiradores mundialmente.

Apesar do mesmo parecer bastante similar à geração anterior, foi palco de grandes mudanças por debaixo do capô, sendo que até foi oferecido como opção o sistema ABS.

Esta geração também foi marcada por ser um dos primeiros modelos a ter os elementos do tablier focados no condutor. Tal como nos BMW de hoje em dia, todos os controlos de climatização e rádio foram colocados num ângulo que tornava mais fácil o uso dos mesmos pelo condutor durante a condução. Durante os seus 7 anos de comercialização foram vendidos cerca de 700 000 exemplares.

Além do E28 ser um dos principais pilares que ajudaram a construir a reputação da BMW como uma construtora de berlinas desportivas de luxo, também serviu de base ao primeiro M5 de sempre, que hoje em dia continua a ser uma das principais referência no mercado das grandes berlinas desportivas.

Veja aqui o vídeo com a história do E28.

Fonte: Road and Track

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de