Como já estamos (infelizmente) habituados, o ano novo trará um aumento na carga fiscal, os aumentos serão feitos em diversas áreas, e o sector automóvel não é excepção. Para tentar entender o que vai mudar no neste novo ano, vamos fazer um levantamento das alterações que irão acontecer em 2017. Mas não se assuste, nem todas são más noticias, embora haja um aumento de impostos para 2017, existem algumas medidas para aliviar a “dor”…

Portagens mais caras

Este é um tema que já aqui abordamos, tal como acontece todos os anos, as portagens vão ficar mais caras, e caso tenha um carro classe 2, a factura ainda vai ser mais pesada.

Manutenção mais cara

Com o aumento da inflação  em 0.8% para 2017, espera-se que componentes, peças e serviços acabem por também ficar mais caros, isto por outras palavras, a manutenção do seu veículo vai ficar mais cara em 2017.

Taxas de Juro não alteram

Se pretende pedir empréstimo para comprar carro em 2017, esta é uma boa notícia, pois as taxas de juro vão-se manter inalteradas, pelo menos até ao final do primeiro trimestre de 2017.

Preço dos automóveis sobe 3%

Se quer comprar carro novo, vai ver o preço do veículo aumentado em 3%, este aumento é transversal a todos os segmentos do mercado automóvel.

Carros importados mais caros

Ao importar um carro, caso este tenha até um ano, a legalização irá ficar mais barata, no entanto, caso o veículo tenha mais do que um ano, este processo irá ficar mais caro.

IUC mais caro

O IUC, mais conhecido por “selo” do carro irá ter novo aumento em 2017, este aumento poderá variar entre 0.8% e 8,8%. Caso tenha um carro com emissões acima das 180g/km, prepare-se pois para o ano, o IUC vai doer mais um bocadinho.

Aumento do preço dos combustíveis

Se tem carro a gasóleo, vai ver o preço a factura de abastecimento a ficar mais cara, o governo pretende durante o ano de 2017 equilibrar o preço entre a gasolina e o diesel, ou seja, irá haver uma descida na tributação do preço da gasolina, que por sua vez irá ser cobrada na tributação do diesel. Num país onde o combustível de eleição é o diesel, esta é uma maneira do governo arrecadar mais algum dinheiro em impostos.

Plug-in’s com incentivo

Na compra de um veículo plug-in, irá passar a ter um desconto no ISV de 562€, caso entregue um veículo em fim de vida para abate. (Os veículos em fim de vida passam só a dar desconto para a compra de carros Plug-in)

Ajuda na compra de eléctricos

A compra de um carro eléctrico  vai ficar mais barata em 2017, o estado irá dar uma verba de 2250€ a quem compre um carro 100% eléctrico. Ao contrário dos plug-in’s, para ter acesso a este “desconto”, não precisa de entregar uma viatura em fim de vida para abate, este é um desconto directo sobre o valor final do carro.