Costumam pressionar o botão do travão de mão ao travar?

Um dos grandes mitos do mundo automóvel, e de quem os usa todos os dias, gira em torno do travão de mão, devemos ou não pressionar o botão do travão de mão?

O mito, refere que ao não clicarmos no botão acabamos por criar um desgaste excessivo no mecanismo da alavanca, mas na realidade, não passa disso mesmo, um mito. Tal como é explicado no vídeo, o barulho que ouvimos, e nada mais nada menos, do que o sistema que prende o travão, este mecanismo baseia-se numa alavanca e numa dentição onde esta vai prender.

Ambas as peças são metálicas, pelo que, o atrito gerado entre elas não é suficiente para que haja desgaste, mesmo ao fim de anos de utilização. Para que houvesse um desgaste tão acentuado, ao ponto de por em causa a durabilidade das peças, teria que haver calor mas tal não acontece durante este movimento.

Para entenderem e verem ao pormenor este funcionamento, vejam o vídeo do canal Engineering Explained, que explica tudo e mostra o funcionamento completo do travão de mão.

Relacionados com esta noticia

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Fernando Almeida de Lima Recent comment authors
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
Fernando Almeida de Lima
Visitante
Fernando Almeida de Lima

Havendo atrito entre das peças metálicas sem lubrificação, o simples fato de atritar causa desgaste, independente de produzir calor.