Um dos grandes mitos do mundo automóvel, e de quem os usa todos os dias, gira em torno do travão de mão, devemos ou não pressionar o botão do travão de mão?

O mito, refere que ao não clicarmos no botão acabamos por criar um desgaste excessivo no mecanismo da alavanca, mas na realidade, não passa disso mesmo, um mito.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Tal como é explicado no vídeo, o barulho que ouvimos, e nada mais nada menos, do que o sistema que prende o travão, este mecanismo baseia-se numa alavanca e numa dentição onde esta vai prender.

Ambas as peças são metálicas, pelo que, o atrito gerado entre elas não é suficiente para que haja desgaste, mesmo ao fim de anos de utilização. Para que houvesse um desgaste tão acentuado, ao ponto de por em causa a durabilidade das peças, teria que haver calor mas tal não acontece durante este movimento.

Para entenderem e verem ao pormenor este funcionamento, vejam o vídeo do canal Engineering Explained, que explica tudo e mostra o funcionamento completo do travão de mão.