A cidade de Paris baniu a maioria dos veículos a diesel fabricados antes de 2000 de circular dentro dos limites da cidade. A lei afecta os veículos a diesel construídos entre 1997 e 2000 e entrou em efeito ontem.

Paris tem tido grandes problemas com a poluição resultante da combustão de diesel e gasolina dos veículos que circulam dentro da cidade. Esta medida vem após a anteriormente testada de alternar a circulação dos carros dentro da cidade baseada na paridade da matricula se ter provado ineficaz. Este novo sistema colocará os veículos numa das 6 categorias existentes (5 aplicáveis aos motores de combustão interna) e obrigará à colocação de um dístico no vidro de todos os veículos.

Na 5ª categoria inserem-se todos os carros a diesel fabricados entre 1997 e 2000, e esses estarão proibidos de circular dentro das ruas de Paris. Veículos com mais idade, estarão também banidos, sendo que no entanto não terão nenhuma categoria associada. Esta medida irá afectar cerca de 6% dos automóveis que circulam em Paris.

Apesar desta nova medida ajudar a reduzir a poluição dentro de Paris, surgiram vozes que a criticam devido a penalizar pessoas que têm menos recursos e que não conseguem trocar os seus carros mais antigos por modelos mais recentes. De acordo com mesmas, a maneira certa de reduzir a poluição em Paris passa por diminuir as emissões dos automóveis, em vez de restringir o acesso aos carros mais antigos.