A experiência pessoal de importar um carro usado da Alemanha

Importar um carro usado da Alemanha, ou de outro pais europeu, é muitas vezes uma excelente opção para quem quer poupar uns bons trocos, no entanto, é preciso fazer-se uma analise bem detalhada a todos os passos e burocracias necessárias para se ter a certeza que será um bom negócio.

Antes de falar da minha experiência de importar um carro e apresentar os gastos que tive, deixo um guia detalhado para quem se quiser aventurar a fazer o mesmo.

Guia, passo a passo, do procedimento de legalização

Passo 1

Fazer a Inspecção periódica: Para que possa começar todo o processo de legalização do seu carro importado, deverá fazer uma inspecção periódica do mesmo. Neste caso deverá ser uma inspecção automóvel do tipo B, portanto, mal chegue a Portugal o primeiro passo é recorrer a um centro de inspecções e tratar da inspecção tipo B do automóvel.

Passo 2

Deslocar-se ao IMT: O passo 2 é deslocar-se ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes para a homologação do Certificado de Conformidade Europeu. Este é um dos pontos importantes durante a pesquisa e compra da viatura. Deve certificar-se que ao comprar o veiculo no estrangeiro ele trás na documentação este documento, caso contrário, este terá que ser solicitado e pago à marca.

Passo 3

Deslocar-se à Alfândega mais próxima: Por vezes na nossa zona de residência não existe nenhum posto alfandegário. No meu caso, visto que vivo em Viseu tive que me deslocar a Aveiro. Deve preencher a Declaração Aduaneira de Veículos e juntar todos os documentos que possui do veículo — os que trouxe e os que já conseguiu no centro de inspecções e no IMT — e entregue na Alfandega, onde será informado do valor e da forma de pagamento do Imposto sobre Veículos. Após este passo, caso tenha efetuado o pagamento do imposto de imediato, o pedido da matricula demora apenas um dia caso seja levantado em mão na própria alfândega ou entre 2 a 3 dias se esperar pelo envio por correio.

Passo 4

As matriculas: Depois de ter a matrícula atribuída já pode mandar produzir as chapas e aplica-las na viatura para começar a circular.

Passo 5

Seguro automóvel: Este passo é quase que óbvio. Após a emissão da matricula deixa de puder circular com as matriculas provisórias e seguro adquiridos no pais de importação (caso tenha importado o seu carro e tenha vindo a circular com o mesmo). Neste passo deve procurar fazer um seguro para continuar a circular com o mesmo.

Passo 6

60 dias para conduzir: A Declaração Aduaneira junto com o seguro automóvel já lhe permite circular com o carro, durante 60 dias. No entanto, o processo de legalização ainda não está completo

Passo 7

Ir novamente ao IMT: Parece que nunca mais acaba não é!!! É necessário voltar novamente ao IMT e entregar todos os documentos da Alfândega. Só depois deste passo é que estaremos perto de conseguir o Documento Único.

Passo 8

Como conseguir o Documento Único: Mais três semanas de espera e os documentos chegam à Conservatória do Registo Automóvel. Só aí e  decorrido esse tempo ,é que poderá requisitar o Documento Único.

Passo 9

Pagar o Imposto Único de circulação: O suspiro final, vem com o pagamento do imposto único de circulação. Após este passo acabaram-se as despesas, os trabalhos e principalmente as filas de espera!

A minha experiência…

O carro que importei foi um Mercedes C250 coupé.

Exactamente o que mostro na fotografia. Mesmo sendo um carro com 100mil km, o seu aspecto geral é de um carro quase novo. Com uma ou outra arranhadela nas jantes, ou com um picotado ou outro de abrir a porta, mas nada mais a apontar.

A minha estratégia, passou por seleccionar 5 carros, (4 em stands e 1 na Mercedes), que queria comprar, (todos o mesmo modelo), e pré-negociar por email e por alguns contactos móveis. Num deles, até recebi um telefonema de um Sr. Português, que serviu de tradutor e deu uma boa ajuda a perceber algumas coisas sobre o processo de aquisição.

Tendo isto. foi fazer as malas reservar um carro de aluguer e que comece a aventura.

O início…

Começando por proximidade ao aeroporto comecei por me deslocar aos stands dos carros que teria seleccionado.

No primeiro stand, comecei logo com algumas dificuldades porque não estava ninguém no local e até que aparecessem passou quase uma hora! Quase, quase, que fiz logo negócio no primeiro, e só não fiz, porque o vendedor queria que o carro fosse inspeccionado por um Eng. Mecânico, o que faria que só me entregasse o carro passados 3 dias…

Passando ao segunda da lista, que foi uma desilusão total… Mal cheguei ao stand, vejo o carro completamente coberto de pó e com sinais de que já estaria ali parado há uns bons meses. Pedi se poderia experimentar o carro e os funcionários disseram logo que não, mas deram-me na mesma as chaves para abrir o carro, mas nem me acompanharam mais. Não precisavam de vender…

A compra…

Começando a desesperar, lá peguei eu no carro alugado para uma viagem de 3h a conduzir até ao próximo stand (na Alemanha tudo é longe).

No terceiro stand, (que foi onde fiz negócio), aparece-me a esposa do vendedor com o carro. Ou seja, era o carro de utilização diária dela. O que para mim não foi nenhum “se não”, pois só provava que o carro estava em condições de circular. Durante a negociação foi tudo muito pacifico. Experimentei o carro, ainda consegui baixar mais qualquer coisa no preço (não fossemos nós tugas :P), o vendedor foi super prestável em disponibilizar-se para ajudar em todo o processo de transferência de nome.

Dei-lhe um sinal de 2 mil euros, e combinámos no dia seguinte logo pela primeira hora da manhã (que foi às 7h) fazer o registo do carro, a mudança das placas e o seguro de circulação para 15 dias (tudo pago por ele). Não há muito a dizer, pois às 11h da manhã já estava a atestar o carro para por os pneus na estrada a caminho de PT.

Agora a minha lista de despesas…

Como a ideia desta publicação é mostrar uma experiência real e pessoal de importação de um carro, mostro a lista completa e muito detalhada de todas as despesas que tive nesta aventura.

Concluindo:

Bem dos valores apresentados, importa falar do valor pago na alfândega. O cálculo do ISV, (clicar na sigla para abrir o simulador), depende do ano do carro, da sua cilindrada, das emissões de CO2 e da quantidade de partículas emitidas em g/km, tendo em conta o combustível do veiculo. As regras do cálculo do ISV, estão sempre a variar de ano para ano, por isso, a forma mais precisa de verificar este valor, é fazendo uma simulação rápida no site das finanças.

Em termos conclusivos, importar um carro é certo que é um processo demorado e chato, com longas filas de espera, mas na minha opinião compensou bastante. Tendo em conta os valores apresentados, o que acham? De referir, que o preço médio do carro em Portugal na altura era de 31 mil euros. Atenção que os valores apresentados da importação dizem respeito à legislação de 2016.

Se tiver alguma dúvida neste processo, deixe-nos um comentário ou envie-nos uma mensagem privada. Teremos todo o gosto em partilhar mais detalhes desta experiência e explicar todo o processo detalhadamente.

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111 Comentários em "A experiência pessoal de importar um carro usado da Alemanha"

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Vasco Sequeira
Visitante

Bom dia. Gostava de saber que sites alemães eu posso consultar de modo a garantir uma maior confiança na compra de um veículo. Agradeço a atenção dispensada.

João Cordeiro
Visitante

Boa tarde. Apenas quero agradecer a sua explicação e partilha do seu caso. O “road book” da importação está claro e finalmente aparece/encontro alguém que expõe todo o processo de forma completa e clara, permitindo-nos uma fácil apreensão de todo o processo. Obrigado António Figueiredo.

Ilidio sousa
Visitante

Agora vejam a diferença de país,sou português resido em Paris recentemente adquiri um Mercedes na Alemanha,em 15 dias tinha todos os documentos na mãoe paguei 470 euros!!

Roberto Matias
Visitante

Sr. Ilidio, aqui no Luxemburgo, em apenas 1 dia tem a legalização feita, e caso o carro tenha mais de 6 meses e 6000 km ( os dois requisitos para não ser considerado carro novo) custa apenas por volta de 150€. Caso seja considerado carro novo tera de pagar o IVA que aqui esta nos 17%.

Felicitações pela compra e pelo seu comentário sr. António Figueiredo.

João
Visitante

Desculpem de me meter mas convém sempre pagar o IVA no país de origem senão vai pagar no de destino, Portugal e é muito mais alto, 23%.

Bruno
Visitante

Boa tarde Sr. Figueiredo

Primeiro deixe me agradecer lhe pela excelente explicação.
Eu estou a negociar com uma stand alemã a compra de um Mercedes C220 de 2008, com cerca de 150mil km, estive a fazer a simulaçao no portal das finanças e o valor que me gerou é completamente absurdo, custa mais a legalizaçao do que o próprio carro. Se me puder dar uma ajuda era perfeito.
Dados do carro
Mercedes C220
08/2008
156g CO2/km
2200cc 170cv

Hélio Tomar
Visitante

Sr. Figueiredo, desculpe a minha observação, acredita que um Mercedes-Benz de 2008 tem 150.000 Km?

Marcelo Sobrinho
Visitante

Olá sr. António Figueiredo, quanto paga de iuc por ano do carro?

Rafa
Visitante

Boa tarde Sr. António. Posso perguntar como efectuou o pagamento.

Aproveito desde já para agradecer o excelente relato pessoal. Vai-me ser muito útil.

Cumprimentos

João Pereira
Visitante

Boa noite Sr. António Figueiredo.

Desde já gostaria de agradecer o excelente relato que nos proporcionou.
Fiquei curioso com o montante pago na Alfandega, uma vez que a simulação com o ISV de 2017 é de cerca de 7500€. Será que o agravamento face ao ano 2016 é assim tão grande ou serei eu que estou a fazer mal as contas?? Pagou ISV sobre o CO2 e sobre a cilindrada certo?
Eu estou a pensar em importar uma sharan de 2013 2.0Tdi (1968cm3 e 139g/km) e os valores a pagar de impostos são quase o dobro do que os que pagou.

Cumprimentos

César Gonçalves
Admin

Boa noite João, sim de facto as diferenças face ao ano de 2016 são assim tão grandes, a lei mudou no início deste ano e penalizou em muito as importações, especialmente de carros diesel. Em contra partida, o imposto teve um alívio para os carros com menos de um ano.

Felipe
Visitante

Boa noite. Poderia me dizer qual foi o stand na Alemanha onde fez a compra do seu carro? E quem foi o senhor português com quem contactou antes por e-mail? Agradeço imenso! Obrigado! Cumpts, Felipe Brandão

Luís Jesus
Visitante

Boa tarde,
Nunca pensou em fazer negócio em comprar/vender veículos importados?
Acha que ainda compensa?
(Foi a história mais concreta e detalhada e transparente que encontrei de alguém aqui tão perto…sou de Aveiro)

Joao
Visitante

Boa noite,

Estou comprador de um carro de 10/2016 na Alemanha.
Para que a legalização tenho desconto de um veículo com mais de um ano, tenho interesse que só seja legalizado após essa data (dia 4 de outubro, mais precisamente)

Posso ir buscar o veículo e aguardar que complete um ano, ou tenho que o legalizar obrigatoriamente num prazo de 20 dias após entrada em território nacional?

Caso tenha que pagar multa, qual o valor da mesma?

Obrigado.

Melhores cumprimentos

Vitor Loureiro
Admin

Viva,

Depende da forma como traga o carro. Se vier de transporte existe um registo e não pode ultrapassar esse período. Caso ultrapasse a multa poderá passar mesmo pela apreensão do carro e uma serie de problemas.

Se vier a conduzir e não for controlado pela policia não precisa de dizer em que altura deu entrada no pais e guarda o carro bem guardado em casa! Mas eu não disse nem fiz nada disto!!!

Melhores Cumprimentos,
António Figueiredo

Joaquim Pereira
Visitante

Isso será possível fazer. Mas teria que ter o carro guardo numa garagem e mesmo assim pagar o seguro durante esses 3 meses. Mas procurando mais algum tempo pode até arranjar um negócio melhor já com um ano feito.

Joao
Visitante

Boas apenas tenho uma dúvida como é que pagou o carro na Alemanha ? Dinheiro ou cartão ? Se da todos os cartões se trás custos pagar com cartões ?

César Gonçalves
Admin

Neste caso em concreto foi em dinheiro, cada pessoa pode viajar legalmente com um valor máximo de 10 mil Euros, pelo que convém sempre ir acompanhado por alguém… Quanto aos pagamentos electrónicos também o pode fazer, mas tem que verificar se tem algum limite de pagamento fora do país com o seu cartão… A transferência também é uma opção mas demora alguns dias até o dinheiro estar disponível na conta do vendedor, pode ser um processo mais demorado.

joao xavier
Visitante

Boa noite.
Pretendo comprar um automovel,importado mas em Espanha.
Alguem me pode ajudar,como faço para o trazer?Ha aquela possiblidade de trazer umas matriculas provisorias?Se for a particular,nao é necessario pagar iva pois nao?
Como faço com o seguro?
Compensará trazer o veiculo naquelas transportadoras?O preço medio sao 500 euros
Obrigado.

César Gonçalves
Admin

Boa tarde João..
Em relação à Espanha não sabemos como funcionam as matriculas, o melhor mesmo é ligar para o seu seguro e perguntar como funcionam os seguros temporários para carros estrangeiros.

A questão do Iva, não pagando o iva Lá poderá ter que o pagar cá na legalização, até porque tem que apresentar os documentos que comprovam a compra do carro, aqui o melhor é ligar para a alfandega e eles saberão responder-lhe a isso, nesta questão vale mais não facilitar.

Quanto ao transporte da viatura, se não tiver matriculas nem seguro temporário terá mesmo que optar por essa solução.

Antonio Silva
Visitante

Bom dia. Foi-lhe requerido algum comprovativo de como transportou o carro até Portugal? A minha situação é um pouco complicada porque costumo ir e vir no meu carro alemão (resido na Alemanha), mas vou mudar-me para Portugal brevemente (deixei o carro lá já há alguns meses) e queria legalizá-lo.
Obrigado

César Gonçalves
Admin

Como transporta o carro é indiferente, pode vir a rolar se este tiver seguro, ou pode vir num reboque. Se vem de vez para Portugal, aí julgo que o processo é diferente, pois tem direito a isenção do valor da legalização. Para se informar correctamente ligue para a alfândega e eles explicam-lhe todo o processo para o seu caso em especifico.

Francisco Silva
Visitante

Bom dia,

Sou da zona do Porto. Alguém pode indicar-me uma transportadora de confiança pois pretendo adquirir um mercedes na Alemanha em setembro e não o quero vir a conduzir..

Francisco Silva

César Gonçalves
Admin

Nunca utilizamos esse tipo de serviço, mas ao contactar uma empresa que faça importações seguramente eles lhe recomendarão um de confiança…

Pedro Izá
Visitante

Bom dia, penso em ir buscar um carro a Alemanha, um BMW…ouvi dizer que eles lá só aceitam dinheiro em mão…outra questão…Vou adquirir o carro num stand, que documentos tenho que trazer de lá?
Muito obrigado

César Gonçalves
Admin

Pode fazer o pagamento via transferência ou Cartão Multibanco, deve consultar primeiro o seu banco para ver se tem alguma restrição nesse sentido.
Quanto aos documentos, precisa do comprovativo de compra, seguro se ele vier a andar, um comprovativo da marca com as especificações do carro (é onde vem referidas as emissões), mas é uma questão de ligar para Alfandega da sua zona de residencia e eles tratam de lhe dizer quais todos os documentos necessários…

Pedro Silva
Visitante

Boa tarde, poderia esclarecer melhor como funciona o pagamento do IVA? Eu como particular, como posso garantir que não vou ter problemas de IVA’s por pagar? Alguns stands anunciam com mais 19% VAT outros só apresentam um preço.

César Gonçalves
Admin

Não é obrigatório pagar o IVA, esse já foi pago quando o carro era novo.

Pedro
Visitante

Bom dia, começo por agradecer a sua partilha. Tenho uma duvida que gostaria de obter ajuda. Estou a preparar uma aquisição de uma viatura anterior a 1970 em França. Estou um pouco baralhado com o que tenho lido em busca da verdade. Pelo que percebi primeiro temos de registar a viatura em nosso nome no país de origem, certo? E o tal documento de conformidade, como o obtenho para uma viatura tão antiga? Desde já agradeço a atenção e toda a ajuda.

César Gonçalves
Admin

No seu caso, não tenho totalmente a certeza, pois julgo que existe um regime especial para a legalização de viaturas clássicas.

Diamantino
Visitante

Boa noite antes de tudo obrigado por compartilhar a voça experiência, a qual serve de referência. A muitos que queremos poupar algum dinheiro na compra da nossa viatura. A minha dúvidas. Principal e qual matrícula utilizou as amarelas as vermelhas o a chamada ausfuhrkennzeichen? Cada uma dela tem valores diferentes e obviamente preferia pagar o menos possível, mas ja ouvi pessoas a dizer que tiveram Problemas com as matriculas mais económicas (Amarelas) qual utilizou na sua viagem? E quel foi o custo Total das mesmas y do seguro. Os melhores cumprimentos

César Gonçalves
Admin

As matriculas usadas foram as vermelhas cm licença para circular por 1 mês, ficou por 200€ +/-. Mas pode optar por um período menor de 3 dias ou 15 dias. Atendendo ao tempo que demora todo o processo de legalização, caso não queira ter o carro parado, o melhor mesmo é optar por 1 mês…

André Menezes
Visitante

Boa tarde,

Antes de mais obrigado pela partilha da experiência.
Gostaria de saber se o custo do ISV feito pela simulação do site que partilhou é 100% garantido desde que os dados introduzidos estejam corretos ou se podemos ter uma surpresa desagradável?

Obrigado

César Gonçalves
Admin

O simulador representa um valor próximo, poderá sempre variar qualquer coisa, mas habitualmente o preço final é muito semelhante.

david
Visitante
Boa Tarde, e parabens pela página com informações preciosas, mesmo nos comentários! Em relação ao IVAé pago no país de origem ou em Portugal? Na factura do veiculo tem de vir mencionado se o IVA foi pago? Se não for o caso é necessário pagar em Portugal? Li todos os comentários, mas há 2 respostas diferentes do César (IVA FOI PAGO QUANDO O CARRO ERA NOVO), e Antonio (É MELHOR CONTACTAR A ALFANDEGA). Por outro lado o valor de emissão de CO2 da viatura vem no Certificado de Conformidade Europeu? Os valores informados no site mobile.de são muito dispares mesmo… Ler mais >>
César Gonçalves
Admin
Bom dia, Antes demais obrigado, efectivamente a questão do Iva é algo confuso, realmente não é necessário o pagamento do IVA no país de compra, até porque se o comprar a um particular esse valor não pode ser cobrado. Aqui em Portugal só é cobrado iva no momento da legalização, caso o carro tenha menos de 6 meses ou menos de 6 mil km (acabei de confirmar isso com a alfandega para não restarem dúvidas nesta matéria). Relativamente aos valores de CO2, os do mobile.de são colocados por quem vende o carro, servem meramente para informação. Cada carro tem que… Ler mais >>
João
Visitante
Bom dia! É com enorme satisfação que constato a passagem de conhecimento entre pessoas de forma gratuita e sem qualquer tipo de interesse, apenas o de informar o próximo, neste caso quem tem interesse em comprar uma viatura fora de PT, o meu reconhecimento fica registrado! Obrigado! Sendo um roubo os preços praticados em PT na aquisição de uma viatura, a opção de comprar fora também me interessa. Até agora, com 41 anos, nunca comprei carro novo, o minha atual viatura foi comprada com 11 mil kms com apenas 2 anos e paguei quase 10 mil euros a menos face… Ler mais >>
César Gonçalves
Admin
Muito obrigado João, nós tentamos sempre ajudar no que conseguimos e sabemos, e quando não sabemos, o melhor mesmo é encaminhar as pessoas para os locais devidos, onde se possam informar. No caso do iva, eu liguei para a alfandega (Aveiro) para me inteirar sobre esse tema, até para não induzir ninguém em erro, o que me disseram foi que eles não controlavam o IVA pago na a Alemanha, logo se não o pagarem lá, cá não vos vão pedir satisfações sobre isso. O único caso que contemplaram no pagamento de IVA CÁ, seria no caso do carro ter menos… Ler mais >>
Saul Da Silva
Visitante

Boa noite, No site das finanças o valor a pagar e a ultima linha Imposto Sobre Veículos (ISV)?

César Gonçalves
Admin

Boa tarde, é a linha que diz, “Total Impostos (IA / ISV + IVA)”.

Fernando Silva
Visitante

Boa tarde. Antes de mais quero agradecer pelo tópico bem esclarecido. Contudo, e após ler os comentários, fiquei com dúvidas relativamente ao processo de mudança de propriedade na alemãnha. Como funciona lá? Vamos com o vendedor ao equivalente do imtt na Alemanha? Que documentos são precisos apresentar lá? Existe algum formulário de declaração de compra e venda?

César Gonçalves
Admin

Sim é um processo semelhante ao nosso, o vendedor normalmente acompanha a pessoa e lá, só precisa de apresentar o BI.

Fernando Silva
Visitante

Mas existe algum formulário próprio que possamos já levar daqui? Digo isto porque estou a pensar em comprar a um particular. E gostaria de saber que documentos é que tenho de ter para conseguir fazer as matrículas provisórias. Um papel em branco onde diga que me vendeu o carro serve ou tenho mesmo de ter um formulário próprio?

César Gonçalves
Admin

Tem que ter um formulário próprio que só o conseguirá no país onde comprar o carro, não temos informação sobre qual o formulário que deverá preencher.

Fábio
Visitante

Boa tarde
Gostaria de saber uma informação. Caso eu pretenda uma dessas matriculas vermelhas, o tempo pode ser aumentado por exemplo para os 6 meses?

Obrigado

César Gonçalves
Admin

Poder pode, mas não lhe interessa depois de comprar o carro em que o legalizar em Portugal no prazo de 30 dias.

João Fernandes
Visitante
Boa tarde António, Não sei se saberá responder às questões, mas visto que tem já uma óptima experiência na área: Sabe de onde é tirado o valor das emissões de CO2 que é depois utilizado pela Alfandega (pelo que percebi) para calcular o ISV? Resumidamente a questão é se este valor é medido na Inspeção da 1ª Matrícula ou se este valor é retirado de algum documento como por exemplo o Certificado de Conformidade ou outro? Já a cilindrada suponho que seja de algum documento como o Livrete do país de origem (suponho) ? A segunda questão é, se sabe… Ler mais >>
César Gonçalves
Admin

Bom dia João,

Em relação à primeira questão o valores das emissões vem descrito num certificado oficial da marca, caso o carro não o tenha terá que o pedir, quanto À cilindrada, esta vem na documentação do carro.

Quanto à segunda questão realmente não lhe sei responder, é uma questão de ligar para um centro de inspecções, eles saberão informa-lo.

Espero ter ajudado.

Carlos Ambrósio
Visitante
Boa noite. Interessante este “blog”, acima de tudo pela forma clara como explicam os assuntos. Como muitos de vós, ando a pesquisar a compra de um carro. No meu caso, entre um renault ou um peugeot. Já percebi os passos principais e parece-me que o mais difícil será a escolha de um stand de confiança, ou então comprar na “marca e pagar um pouco mais caro, o que no caso de carros de baixa gama, poderá não ser rentável. Por outro lado a questão do CO2, nos carros recentes, creio que vem no documento único automóvel (DUA). Assim sendo, se… Ler mais >>
César Gonçalves
Admin

Bom, Stands de confiança não temos, pois esta foi uma experiência até agora única, e foi um bocado ir à aventura. O melhor mesmo é tentar no site mobile.de encontrar um stand da marca que tenha aquilo que deseja, quanto ao falar francês, isso já é um bocado relativo com quem lida, neste caso a abordagem foi feita em Inglês. Quanto ao COC, é sempre necessário para proceder à legalização no nosso país.

João Guerreiro
Visitante

Bom dia. Quero agradecer a exaustiva explicação que muito me ajuda na aventura que estou a pensar iniciar.
Estou a negociar a compra dum Mustang de 2016 na Alemanha, e aparentemente, com despesas de deslocação e legalização, fica cerca de 10.000€ mais barato do que a oferta nacional.
Se não estou errado, de lá tenho de trazer o recibo da compra, o COC e o certificado de matrícula.
Como venho ao volante até casa, precisarei também da matrícula provisória e do seguro.
É aqui que tenho dúvidas: a matrícula é adquirida cá ou lá? E onde? E o seguro?
Obrigado

César Gonçalves
Admin

É adquirida lá e a própria matricula tem um seguro associado, este seguro é muito básico e apenas cobre danos contra terceiros, convém informar-se se este tem assistência em viagem, caso algo não corra da melhor forma…

Pedro Martins
Visitante

Boa Tarde,

Estou interessado em adquirir carro eléctrico importado? Quais as vantagens em relação a lei portuguesa e impostos de legalização? Documentação necessária?

César Gonçalves
Admin

A documentação creio que seja praticamente a mesma, quanto aos impostos não paga ISV.

Fernando Manuel Vicente Louro
Visitante
Fernando Manuel Vicente Louro

Eu tenho quase tudo preparado para lá ir mas só tenho ferias na ultima semana de dezembro os stands estarão abertos?

César Gonçalves
Admin

É uma questão de mandar email para os stands que está a pensar visitar…

Ricardo
Visitante

Bom dia, parabéns pelo Blog, no site do Mobile.de faz referência ao preço bruto e preço neto, qual deles deve-mos ter em conta?

César Gonçalves
Admin

Se o carro tiver menos de 6 meses é melhor pagar o iva na Alemanha, caso contrário não precisa de o fazer pois não lho vão cobrar em Portugal, logo se optar por não agar o IVA pode ver a factura do carro substancialmente reduzida.

jose seixas
Visitante

boa tarde,

se não pagar o iva na Alemanha, não é obrigado a pagar cá ? Como assim ?

Obrigado

César Gonçalves
Admin

Boa tarde,

Sim cá só é obrigado a pagar iva se o carro tiver menos de 6 meses ou menos de 6000kms, se não o pagar lá, cá não exigido esse pagamento. Agora muito provavelmente, caso queira que haja uma emissão de factura por parte do stand, esse valor irá ser cobrado, mas no caso da compra ser feita a um particular, não existe o pagamento de IVA.

Vincente
Visitante

Bom dia Sr. António Figueiredo,
Gostaria saber essa parte das multas que pagou, como é que recebeu as multas e em que país?
Porque fui também fotografado em França por duas vezes quando vinha da Almanha com o carro que trazia com matrículas de temporárias.

Obrigada antecipadamente.

César Gonçalves
Admin

No caso do nosso colega as multas foram com um carro alugado… No seu caso, não sei mas pode ser que acabe por não chegar nada para pagar…

Alexandre
Visitante

Boa tarde. Pode informar me como funciona a garantia de um carro importado da Alemanha? Neste caso estou a negociar um BMW num stand normal.

César Gonçalves
Admin

Habitualmente as garantias são europeias tais como as dos stands cá em Portugal, são compradas por parte dos stands às seguradoras, mas tem que falar bem com o vendedor de forma a entender como é que ele trabalha.

vitor
Visitante

Boa noite,
Como funciona em relação à garantia? Que cobre o stand e de que forma o faz para arranjar caso aconteça alguma avaria?
Obrigado.

César Gonçalves
Admin

Isso vai depender do que você acordar com o Stand, eles podem dar uma garantia vinda de um seguro, ou caso tenham oficina, darem eles a garantia. Ao efectuar o negocio deve falar com o vendedor e esclarecer as suas dúvidas junto dele.Em ultimo caso pode até acordar sem garantia e ver o preço da viatura reduzido, mas aí fica por sua conta e riso como se comprasse a um particular…

Pedro Elísio Vieira da silva
Visitante
Pedro Elísio Vieira da silva

Bom dia,
e como funciona a questão do IVA?
No site mobile.de apresentam sempre o IVA, sabes porque?
Quando se vai pagar o ISV não tem que se pagar o IVA também?
Obrigado,
Pedro Elisio

César Gonçalves
Admin

Não, só para carros com menos de 6 meses e menos de 6000 km… logo não é necessário pagar o iva no país de origem do carro.

Nelson Rocha
Visitante

Boa noite, existe algum país da europa onde possa comprar um carro, registar o carro nesse país de origem com residencia em Portugal?

César Gonçalves
Admin

Tanto quanto sei, julgo não ser possível.

Omar
Visitante

Antes de tudo muito obrigado por compartilhar esse quesito de importação.
Estou querendo comprar um carro na Itália pois sou italiano e estou optando por um carro híbrido, vi que além do cálculo do isv tem também um cálculo alternativo , gostaria saber se a emissão de co2 calculada é aquela combinada pois no documento nso tem esse valor de co2, muito obrigado.

César Gonçalves
Admin

O valor de CO2 vem num documento que é emitido no acto da venda do carro pela marca, tem que garantir que o carro trás esse documento, caso não traga, poderá pedi-lo na marca julgo que terá um custo de 50 ou 6o Euros.

Bruno
Visitante

Boa tarde,

Agradeço desde já as informações partilhada.

Tenho uma dúvida sobre qual a melhor forma de realizar o pagamento?

Obrigado

César Gonçalves
Admin

Boa tarde, a mais rápida é dinheiro vivo, a mais segura transferência bancária ou cartão multibanco, nestas duas ultimas tem que ter em conta a morosidade do processo e os custos acarretados à operação. No caso de optar por pagar em dinheiro, existe um limite máximo que pode transportar consigo caso viaje de avião, deverá ter isso também em conta, caso opte por esse processo é conveniente viajar acompanhado.

Ricardo Dias
Visitante

Bom dia. Quero importar uma Audi A4 da Alemanha para Portugal. Vinha aqui pedir a sua ajuda no seguinte. O que devo ter em atenção no veículo a importar e que documentos tenho de trazer do Veículo para poder tratar de tudo quando chegar a Portugal? Obrigado

César Gonçalves
Admin

É só ver os comentários já fomos respondendo a essas questões, obrigado.

Ricardo Dias
Visitante

A minha dúvida é se posso comprar num stand e não pagar o iva.

César Gonçalves
Admin

No mobile.de existem stands que apresentam o valor do carro sem iva, à partida deverá conseguir faze-lo, mas é sempre uma questão de questionar os stands, habitualmente todos eles falam Inglês.

João Miguel
Visitante

Boa tarde,
Alguém me sabe dizer como obter o número de Homologação (Homologação nº) do modelo em questão?
Isto para preencher o Modelo 9 do IMT.

Obrigado,

Cumprimentos

Rafael Gonçalves
Visitante

Boa tarde, estou a pensar em importar um BMW 320D de 2012/2014, gostaria de saber se conhece alguém de confiança (pessoa ou stand) que faça este serviço? Ou seja quero que outra pessoa faça todo o trabalho que você fez para adquirir o Mercedes.

Cumprimentos,
Rafael Gonçalves

César Gonçalves
Admin

Existem vários stands que o fazem, nunca usamos o serviço de nenhum, logo não podemos referenciar nenhum. Mas dependendo da zona onde se encontra é uma questão de fazer uma pesquisa no google.

Paulo Marques
Visitante

Muito obrigado pela partilha, elucidou-me em vários pontos em que tinha dúvidas. Vou importar uma viatura da Alemanha em Dezembro de 2017. Relativamente à inspeção tipo B é necessário fazer alguma preparação ao carro? Disseram-me que tinha que se retirar um resguardo para que o número de motor estivesse acessível. A si aconteceu-lhe algo parecido? Agradecido pela atenção.

César Gonçalves
Admin

No caso deste Mercedes foi necessário, em outros carros não foi, o melhor é mesmo passar no centro de inspecções e perguntar a um dos examinadores se para o seu carro é necessário…

Mateus
Visitante

Boa tarde,

Se pudesse confirmar a questão agradecia.

Comprando um veículo em Espanha com mais de um ano a um stand oficial da marca, não interessa se vem ou não descriminado o IVA, pois cá não há valor a pagar.

Correcto?

Obrigado.

César Gonçalves
Admin

Boa tarde, Correcto…

Mateus
Visitante

Obrigado pela sua disponibilidade.

FábioGonçalves
Visitante

Boas, como faço para saber o preco a pagar por um carro importado, queria saber do bmw 335d de 2014, os precos em portugal para este carro sao muito altos e na alemanha é muito menos. A minha duvida e o preco a pagar depois cá. Alguem me ajuda?
obrigado

César Gonçalves
Admin

No portal das finanças tem lá uma calculadora que dá o valor final.

FabioGoncalves
Visitante

Muito obrigado ja vi, em relação não ser necessário pagar o iva é apenas a particulares ou tambem é possivel num stand?

César Gonçalves
Admin

Nos stands depende coo negociar com eles…

Jorge
Visitante

Boa tarde,
Antes de mais obrigado pela descriminação da importação de um veículo.
A minha questão prende-se com a possibilidade de se obter um histórico na Alemanha de um veículo já legalizado cá em Portugal. É possível e como?
Tenho lido que a maior parte das maroscas com os kms, é feita já cá em Portugal e antes da primeira inspecção…
Os melhores cumprimentos,

César Gonçalves
Admin

É uma boa questão, nos carros novos julgo que indo à marca com o carro é possível ver se a quilometragem foi alterada ou não, ms não tenho a certeza… Relativamente ao historial do carro julgo que seja um pouco complicado arranja-lo na Alemanha, mas o melhor aí é se conhecer alguém que viva lá questionar como funcionam as inspecções periódicas lá…

Andre
Visitante

Bom dia. Primeiro deixe me agradecer lhe pela excelente explicação. Eu adoro a marca Porsche e encontrei um Porsche Panamera de 2010 (400cv) por 20.000 Euros. Podia me dar uma Ajuda em saber quanto fica o ,,Imposto Sobre Veiculos (ISV)´´ para este modelo. Agradecia se me pudesse ajudar para eu saber se vale a pena importar assim um carro de Luxo. Obrigado
Dados do Carro:
Porsche Panamera S 4.8
106.000 km
05/2010
293g/km C02
400 Cv

César Gonçalves
Admin

Fica o link da calculadora… 🙂

http://www.guiadoautomovel.pt/simulimp.php

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