A experiência pessoal de importar um carro usado da Alemanha

Importar um carro usado da Alemanha, ou de outro pais europeu, é muitas vezes uma excelente opção para quem quer poupar uns bons trocos, no entanto, é preciso fazer-se uma analise bem detalhada a todos os passos e burocracias necessárias para se ter a certeza que será um bom negócio.

Antes de falar da minha experiência de importar um carro e apresentar os gastos que tive, deixo um guia detalhado para quem se quiser aventurar a fazer o mesmo.

Guia, passo a passo, do procedimento de legalização

Passo 1

Fazer a Inspecção periódica: Para que possa começar todo o processo de legalização do seu carro importado, deverá fazer uma inspecção periódica do mesmo. Neste caso deverá ser uma inspecção automóvel do tipo B, portanto, mal chegue a Portugal o primeiro passo é recorrer a um centro de inspecções e tratar da inspecção tipo B do automóvel.

Passo 2

Deslocar-se ao IMT: O passo 2 é deslocar-se ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes para a homologação do Certificado de Conformidade Europeu. Este é um dos pontos importantes durante a pesquisa e compra da viatura. Deve certificar-se que ao comprar o veiculo no estrangeiro ele trás na documentação este documento, caso contrário, este terá que ser solicitado e pago à marca.

Passo 3

Deslocar-se à Alfândega mais próxima: Por vezes na nossa zona de residência não existe nenhum posto alfandegário. No meu caso, visto que vivo em Viseu tive que me deslocar a Aveiro. Deve preencher a Declaração Aduaneira de Veículos e juntar todos os documentos que possui do veículo — os que trouxe e os que já conseguiu no centro de inspecções e no IMT — e entregue na Alfandega, onde será informado do valor e da forma de pagamento do Imposto sobre Veículos. Após este passo, caso tenha efetuado o pagamento do imposto de imediato, o pedido da matricula demora apenas um dia caso seja levantado em mão na própria alfândega ou entre 2 a 3 dias se esperar pelo envio por correio.

Passo 4

As matriculas: Depois de ter a matrícula atribuída já pode mandar produzir as chapas e aplica-las na viatura para começar a circular.

Passo 5

Seguro automóvel: Este passo é quase que óbvio. Após a emissão da matricula deixa de puder circular com as matriculas provisórias e seguro adquiridos no pais de importação (caso tenha importado o seu carro e tenha vindo a circular com o mesmo). Neste passo deve procurar fazer um seguro para continuar a circular com o mesmo.

Passo 6

60 dias para conduzir: A Declaração Aduaneira junto com o seguro automóvel já lhe permite circular com o carro, durante 60 dias. No entanto, o processo de legalização ainda não está completo

Passo 7

Ir novamente ao IMT: Parece que nunca mais acaba não é!!! É necessário voltar novamente ao IMT e entregar todos os documentos da Alfândega. Só depois deste passo é que estaremos perto de conseguir o Documento Único.

Passo 8

Como conseguir o Documento Único: Mais três semanas de espera e os documentos chegam à Conservatória do Registo Automóvel. Só aí e  decorrido esse tempo ,é que poderá requisitar o Documento Único.

Passo 9

Pagar o Imposto Único de circulação: O suspiro final, vem com o pagamento do imposto único de circulação. Após este passo acabaram-se as despesas, os trabalhos e principalmente as filas de espera!

A minha experiência…

O carro que importei foi um Mercedes C250 coupé.

Exactamente o que mostro na fotografia. Mesmo sendo um carro com 100mil km, o seu aspecto geral é de um carro quase novo. Com uma ou outra arranhadela nas jantes, ou com um picotado ou outro de abrir a porta, mas nada mais a apontar.

A minha estratégia, passou por seleccionar 5 carros, (4 em stands e 1 na Mercedes), que queria comprar, (todos o mesmo modelo), e pré-negociar por email e por alguns contactos móveis. Num deles, até recebi um telefonema de um Sr. Português, que serviu de tradutor e deu uma boa ajuda a perceber algumas coisas sobre o processo de aquisição.

Tendo isto. foi fazer as malas reservar um carro de aluguer e que comece a aventura.

O início…

Começando por proximidade ao aeroporto comecei por me deslocar aos stands dos carros que teria seleccionado.

No primeiro stand, comecei logo com algumas dificuldades porque não estava ninguém no local e até que aparecessem passou quase uma hora! Quase, quase, que fiz logo negócio no primeiro, e só não fiz, porque o vendedor queria que o carro fosse inspeccionado por um Eng. Mecânico, o que faria que só me entregasse o carro passados 3 dias…

Passando ao segunda da lista, que foi uma desilusão total… Mal cheguei ao stand, vejo o carro completamente coberto de pó e com sinais de que já estaria ali parado há uns bons meses. Pedi se poderia experimentar o carro e os funcionários disseram logo que não, mas deram-me na mesma as chaves para abrir o carro, mas nem me acompanharam mais. Não precisavam de vender…

A compra…

Começando a desesperar, lá peguei eu no carro alugado para uma viagem de 3h a conduzir até ao próximo stand (na Alemanha tudo é longe).

No terceiro stand, (que foi onde fiz negócio), aparece-me a esposa do vendedor com o carro. Ou seja, era o carro de utilização diária dela. O que para mim não foi nenhum “se não”, pois só provava que o carro estava em condições de circular. Durante a negociação foi tudo muito pacifico. Experimentei o carro, ainda consegui baixar mais qualquer coisa no preço (não fossemos nós tugas :P), o vendedor foi super prestável em disponibilizar-se para ajudar em todo o processo de transferência de nome.

Dei-lhe um sinal de 2 mil euros, e combinámos no dia seguinte logo pela primeira hora da manhã (que foi às 7h) fazer o registo do carro, a mudança das placas e o seguro de circulação para 15 dias (tudo pago por ele). Não há muito a dizer, pois às 11h da manhã já estava a atestar o carro para por os pneus na estrada a caminho de PT.

Agora a minha lista de despesas…

Como a ideia desta publicação é mostrar uma experiência real e pessoal de importação de um carro, mostro a lista completa e muito detalhada de todas as despesas que tive nesta aventura.

Concluindo:

Bem dos valores apresentados, importa falar do valor pago na alfândega. O cálculo do ISV, (clicar na sigla para abrir o simulador), depende do ano do carro, da sua cilindrada, das emissões de CO2 e da quantidade de partículas emitidas em g/km, tendo em conta o combustível do veiculo. As regras do cálculo do ISV, estão sempre a variar de ano para ano, por isso, a forma mais precisa de verificar este valor, é fazendo uma simulação rápida no site das finanças.

Em termos conclusivos, importar um carro é certo que é um processo demorado e chato, com longas filas de espera, mas na minha opinião compensou bastante. Tendo em conta os valores apresentados, o que acham? De referir, que o preço médio do carro em Portugal na altura era de 31 mil euros. Atenção que os valores apresentados da importação dizem respeito à legislação de 2016.

Se tiver alguma dúvida neste processo, deixe-nos um comentário ou envie-nos uma mensagem privada. Teremos todo o gosto em partilhar mais detalhes desta experiência e explicar todo o processo detalhadamente.

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26 Comentários em "A experiência pessoal de importar um carro usado da Alemanha"

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Vasco Sequeira
Visitante

Bom dia. Gostava de saber que sites alemães eu posso consultar de modo a garantir uma maior confiança na compra de um veículo. Agradeço a atenção dispensada.

João Cordeiro
Visitante

Boa tarde. Apenas quero agradecer a sua explicação e partilha do seu caso. O “road book” da importação está claro e finalmente aparece/encontro alguém que expõe todo o processo de forma completa e clara, permitindo-nos uma fácil apreensão de todo o processo. Obrigado António Figueiredo.

Ilidio sousa
Visitante

Agora vejam a diferença de país,sou português resido em Paris recentemente adquiri um Mercedes na Alemanha,em 15 dias tinha todos os documentos na mãoe paguei 470 euros!!

Roberto Matias
Visitante

Sr. Ilidio, aqui no Luxemburgo, em apenas 1 dia tem a legalização feita, e caso o carro tenha mais de 6 meses e 6000 km ( os dois requisitos para não ser considerado carro novo) custa apenas por volta de 150€. Caso seja considerado carro novo tera de pagar o IVA que aqui esta nos 17%.

Felicitações pela compra e pelo seu comentário sr. António Figueiredo.

João
Visitante

Desculpem de me meter mas convém sempre pagar o IVA no país de origem senão vai pagar no de destino, Portugal e é muito mais alto, 23%.

Bruno
Visitante

Boa tarde Sr. Figueiredo

Primeiro deixe me agradecer lhe pela excelente explicação.
Eu estou a negociar com uma stand alemã a compra de um Mercedes C220 de 2008, com cerca de 150mil km, estive a fazer a simulaçao no portal das finanças e o valor que me gerou é completamente absurdo, custa mais a legalizaçao do que o próprio carro. Se me puder dar uma ajuda era perfeito.
Dados do carro
Mercedes C220
08/2008
156g CO2/km
2200cc 170cv

Hélio Tomar
Visitante

Sr. Figueiredo, desculpe a minha observação, acredita que um Mercedes-Benz de 2008 tem 150.000 Km?

Marcelo Sobrinho
Visitante

Olá sr. António Figueiredo, quanto paga de iuc por ano do carro?

Rafa
Visitante

Boa tarde Sr. António. Posso perguntar como efectuou o pagamento.

Aproveito desde já para agradecer o excelente relato pessoal. Vai-me ser muito útil.

Cumprimentos

João Pereira
Visitante

Boa noite Sr. António Figueiredo.

Desde já gostaria de agradecer o excelente relato que nos proporcionou.
Fiquei curioso com o montante pago na Alfandega, uma vez que a simulação com o ISV de 2017 é de cerca de 7500€. Será que o agravamento face ao ano 2016 é assim tão grande ou serei eu que estou a fazer mal as contas?? Pagou ISV sobre o CO2 e sobre a cilindrada certo?
Eu estou a pensar em importar uma sharan de 2013 2.0Tdi (1968cm3 e 139g/km) e os valores a pagar de impostos são quase o dobro do que os que pagou.

Cumprimentos

César Gonçalves
Admin

Boa noite João, sim de facto as diferenças face ao ano de 2016 são assim tão grandes, a lei mudou no início deste ano e penalizou em muito as importações, especialmente de carros diesel. Em contra partida, o imposto teve um alívio para os carros com menos de um ano.

Felipe
Visitante

Boa noite. Poderia me dizer qual foi o stand na Alemanha onde fez a compra do seu carro? E quem foi o senhor português com quem contactou antes por e-mail? Agradeço imenso! Obrigado! Cumpts, Felipe Brandão

Luís Jesus
Visitante

Boa tarde,
Nunca pensou em fazer negócio em comprar/vender veículos importados?
Acha que ainda compensa?
(Foi a história mais concreta e detalhada e transparente que encontrei de alguém aqui tão perto…sou de Aveiro)

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