Importar um carro usado da Alemanha, ou de outro pais europeu, é muitas vezes uma excelente opção para quem quer poupar uns bons trocos, no entanto, é preciso fazer-se uma analise bem detalhada a todos os passos e burocracias necessárias para se ter a certeza que será um bom negócio.
Antes de falar da minha experiência de importar um carro e apresentar os gastos que tive, deixo um guia detalhado para quem se quiser aventurar a fazer o mesmo.
Guia, passo a passo, do procedimento de legalização
Passo 1
Passo 2
Deslocar-se ao IMT: O passo 2 é deslocar-se ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes para a homologação do Certificado de Conformidade Europeu. Este é um dos pontos importantes durante a pesquisa e compra da viatura. Deve certificar-se que ao comprar o veiculo no estrangeiro ele trás na documentação este documento, caso contrário, este terá que ser solicitado e pago à marca.
Passo 3
Passo 4
Passo 5
Passo 6
Passo 7
Passo 8
Passo 9
EDIT – Dúvidas Frequentes:
A minha experiência…
O carro que importei foi um Mercedes C250 coupé.
Exactamente o que mostro na fotografia. Mesmo sendo um carro com 100mil km, o seu aspecto geral é de um carro quase novo. Com uma ou outra arranhadela nas jantes, ou com um picotado ou outro de abrir a porta, mas nada mais a apontar.
A minha estratégia, passou por seleccionar 5 carros, (4 em stands e 1 na Mercedes), que queria comprar, (todos o mesmo modelo), e pré-negociar por email e por alguns contactos móveis. Num deles, até recebi um telefonema de um Sr. Português, que serviu de tradutor e deu uma boa ajuda a perceber algumas coisas sobre o processo de aquisição.
Tendo isto. foi fazer as malas reservar um carro de aluguer e que comece a aventura.
O início…
Começando por proximidade ao aeroporto comecei por me deslocar aos stands dos carros que teria seleccionado.
No primeiro stand, comecei logo com algumas dificuldades porque não estava ninguém no local e até que aparecessem passou quase uma hora! Quase, quase, que fiz logo negócio no primeiro, e só não fiz, porque o vendedor queria que o carro fosse inspeccionado por um Eng. Mecânico, o que faria que só me entregasse o carro passados 3 dias…
Passando ao segunda da lista, que foi uma desilusão total… Mal cheguei ao stand, vejo o carro completamente coberto de pó e com sinais de que já estaria ali parado há uns bons meses. Pedi se poderia experimentar o carro e os funcionários disseram logo que não, mas deram-me na mesma as chaves para abrir o carro, mas nem me acompanharam mais. Não precisavam de vender…
A compra…
Começando a desesperar, lá peguei eu no carro alugado para uma viagem de 3h a conduzir até ao próximo stand (na Alemanha tudo é longe).
No terceiro stand, (que foi onde fiz negócio), aparece-me a esposa do vendedor com o carro. Ou seja, era o carro de utilização diária dela. O que para mim não foi nenhum “se não”, pois só provava que o carro estava em condições de circular. Durante a negociação foi tudo muito pacifico. Experimentei o carro, ainda consegui baixar mais qualquer coisa no preço (não fossemos nós tugas :P), o vendedor foi super prestável em disponibilizar-se para ajudar em todo o processo de transferência de nome.
Dei-lhe um sinal de 2 mil euros, e combinámos no dia seguinte logo pela primeira hora da manhã (que foi às 7h) fazer o registo do carro, a mudança das placas e o seguro de circulação para 15 dias (tudo pago por ele). Não há muito a dizer, pois às 11h da manhã já estava a atestar o carro para por os pneus na estrada a caminho de PT.
Agora a minha lista de despesas…
Como a ideia desta publicação é mostrar uma experiência real e pessoal de importação de um carro, mostro a lista completa e muito detalhada de todas as despesas que tive nesta aventura.
Concluindo:
Bem dos valores apresentados, importa falar do valor pago na alfândega. O cálculo do ISV, (clicar na sigla para abrir o simulador), depende do ano do carro, da sua cilindrada, das emissões de CO2 e da quantidade de partículas emitidas em g/km, tendo em conta o combustível do veiculo. As regras do cálculo do ISV, estão sempre a variar de ano para ano, por isso, a forma mais precisa de verificar este valor, é fazendo uma simulação rápida no site das finanças.
Em termos conclusivos, importar um carro é certo que é um processo demorado e chato, com longas filas de espera, mas na minha opinião compensou bastante. Tendo em conta os valores apresentados, o que acham? De referir, que o preço médio do carro em Portugal na altura era de 31 mil euros. Atenção que os valores apresentados da importação dizem respeito à legislação de 2016.
Se tiver alguma dúvida neste processo, deixe-nos um comentário ou envie-nos uma mensagem privada. Teremos todo o gosto em partilhar mais detalhes desta experiência e explicar todo o processo detalhadamente.
Bom dia. Gostava de saber que sites alemães eu posso consultar de modo a garantir uma maior confiança na compra de um veículo. Agradeço a atenção dispensada.
Viva. O site que eu consultei foi sempre o http://www.mobile.de. Fácil de pesquisar e com uma base de dados muito muito boa.
hoje em dia ate na espanha e mais barato comprar
Boa tarde. Apenas quero agradecer a sua explicação e partilha do seu caso. O “road book” da importação está claro e finalmente aparece/encontro alguém que expõe todo o processo de forma completa e clara, permitindo-nos uma fácil apreensão de todo o processo. Obrigado António Figueiredo.
Nós é que agradecemos o seu comentário e obrigado por nos seguir.
Agora vejam a diferença de país,sou português resido em Paris recentemente adquiri um Mercedes na Alemanha,em 15 dias tinha todos os documentos na mãoe paguei 470 euros!!
Sr. Ilidio, aqui no Luxemburgo, em apenas 1 dia tem a legalização feita, e caso o carro tenha mais de 6 meses e 6000 km ( os dois requisitos para não ser considerado carro novo) custa apenas por volta de 150€. Caso seja considerado carro novo tera de pagar o IVA que aqui esta nos 17%.
Felicitações pela compra e pelo seu comentário sr. António Figueiredo.
Desculpem de me meter mas convém sempre pagar o IVA no país de origem senão vai pagar no de destino, Portugal e é muito mais alto, 23%.
Viva. A verdade é que se comprar num stand ou na marca convém pagar o IVA na Alemanha que é mais barato. Se comprar a um particular não necessita de pagar o IVA. Mas cuidado com o risco…
Não sei se ainda está a seguir este post, mas se tiver pode-me indicar por quanto ficava importar um carro de Luxemburgo tendo os seguintes dados:- Stand: concessionário da marca; Preço: 24817€ + 5083€ (iva 17%)= 29900€ ; Primeiro Registo: 13/03/2018; Km: 3000km; Cilindrada: 1.199; CO2: 117 g/km. Falei com uma agência do Porto que me informaram que não compensa pois nem que pagasse lá o Iva teria de pagar aqui também. Parece-me contraditório ao que li aqui. Sei que tendo menos de 6 meses e menos de 6000 km tenho de pagar Iva, mas pelo que percebi se pagar… Ler mais >>
caso tenha menos de 6 meses e menos de 6000 km mesmo que pague lá o IVA cá vai pagar na mesma…
Boas, não pagou mais nada? E o Iva como fez? Num carro novo funciona igual. Também vivo em Paris e estava a pensar fazero mesmo mas estou a ero de todo
O carro sendo novo, paga o IVA tanto no país de origem como cá em Portugal… Tenho mais de 6 meses, paga apenas o iva no país de origem e cá paga apenas o ISV.
Boa tarde Sr. Figueiredo
Primeiro deixe me agradecer lhe pela excelente explicação.
Eu estou a negociar com uma stand alemã a compra de um Mercedes C220 de 2008, com cerca de 150mil km, estive a fazer a simulaçao no portal das finanças e o valor que me gerou é completamente absurdo, custa mais a legalizaçao do que o próprio carro. Se me puder dar uma ajuda era perfeito.
Dados do carro
Mercedes C220
08/2008
156g CO2/km
2200cc 170cv
Viva. Muito obrigado pelo comentário. Esse carro tem um custo do Imposto Sobre Veículos (ISV) de 9.365,33€. As novas regras deste ano penalizam muito as elevadas emissões de CO2…
Sr. Figueiredo, desculpe a minha observação, acredita que um Mercedes-Benz de 2008 tem 150.000 Km?
Viva. Poderá ter. O melhor é perguntar pelo número do motor e pedir na marca para verem o histórico.
Viva e quanto ao imposto de circulação? Há agravamento por ser importado?
Respondido no outro comentário 🙂 Eu no meu caso ficou meia dúzia de euros mais caro…
Viva o iuc tem agravamento por ser importado?
Viva. Irá pagar como se o carro fosse comprado novo no momento da legalização.
Boa tarde, António.
Antes de mais, obrigado pelo feedback relativo à importação do teu carro. Contudo, queria questionar-te sobre os valores da importação, isto é, simulando o carro que importaste à data de hoje fica mais caro, certo?
Boa noite João,
Exacto, desde Janeiro que a lei relativa à importação de carros usados mudou, para pior, a legalização ficou mais cara e acabou por beneficiar mais os carros novos e menos poluentes.
Olá sr. António Figueiredo, quanto paga de iuc por ano do carro?
Viva. Pago aproximadamente 240 euros.
Boa tarde Sr. António. Posso perguntar como efectuou o pagamento.
Aproveito desde já para agradecer o excelente relato pessoal. Vai-me ser muito útil.
Cumprimentos
Viva. Eu como tinha o tempo muito limitado levei o dinheiro em notas, mas pode sempre pagar por transferencia internacional. Demora é dois dias e eles não aceitam o comprovativo da transferencia…
Obrigado
E relativamente ao seguro? Pode detalhar mais essa parte? Se comprasse a um particular sabe como teria que proceder?
Muito obrigado pelo seu tempo
Viva. Onde manda fazer as matriculas faz o seguro, ou seja, as próprias matriculas que faz asseguram o carro.
Obrigado nós pelo interesse.
Bom dia meus Senhores queria dizer que pode fazer transferências rápidas que são no próprio dia. Nasci na Alemanha e já importei muitos carros e realmente não é muito difícil. Quando corre bem. O que pode acontecer é apanhar um vigarista e ficar sem carro e sem dinheiro, ou com um carro roubado e nesse caso pode ficar bastante caro. Mas mesmo falando a o alemão é preciso saber analisar os documentos com rigor e abalizar que o vendedor (Empresa fictícia) não é um vigarista. Boa sorte a todos.
Cuidado em levar dinheiro em notas pode ficar sem ele na alfândega, fronteira.
Boa noite Sr. António Figueiredo.
Desde já gostaria de agradecer o excelente relato que nos proporcionou.
Fiquei curioso com o montante pago na Alfandega, uma vez que a simulação com o ISV de 2017 é de cerca de 7500€. Será que o agravamento face ao ano 2016 é assim tão grande ou serei eu que estou a fazer mal as contas?? Pagou ISV sobre o CO2 e sobre a cilindrada certo?
Eu estou a pensar em importar uma sharan de 2013 2.0Tdi (1968cm3 e 139g/km) e os valores a pagar de impostos são quase o dobro do que os que pagou.
Cumprimentos
Boa noite João, sim de facto as diferenças face ao ano de 2016 são assim tão grandes, a lei mudou no início deste ano e penalizou em muito as importações, especialmente de carros diesel. Em contra partida, o imposto teve um alívio para os carros com menos de um ano.
Boa noite. Poderia me dizer qual foi o stand na Alemanha onde fez a compra do seu carro? E quem foi o senhor português com quem contactou antes por e-mail? Agradeço imenso! Obrigado! Cumpts, Felipe Brandão
Boa tarde,
Nunca pensou em fazer negócio em comprar/vender veículos importados?
Acha que ainda compensa?
(Foi a história mais concreta e detalhada e transparente que encontrei de alguém aqui tão perto…sou de Aveiro)
Boa noite,
Estou comprador de um carro de 10/2016 na Alemanha.
Para que a legalização tenho desconto de um veículo com mais de um ano, tenho interesse que só seja legalizado após essa data (dia 4 de outubro, mais precisamente)
Posso ir buscar o veículo e aguardar que complete um ano, ou tenho que o legalizar obrigatoriamente num prazo de 20 dias após entrada em território nacional?
Caso tenha que pagar multa, qual o valor da mesma?
Obrigado.
Melhores cumprimentos
Viva,
Depende da forma como traga o carro. Se vier de transporte existe um registo e não pode ultrapassar esse período. Caso ultrapasse a multa poderá passar mesmo pela apreensão do carro e uma serie de problemas.
Se vier a conduzir e não for controlado pela policia não precisa de dizer em que altura deu entrada no pais e guarda o carro bem guardado em casa! Mas eu não disse nem fiz nada disto!!!
Melhores Cumprimentos,
António Figueiredo
Isso será possível fazer. Mas teria que ter o carro guardo numa garagem e mesmo assim pagar o seguro durante esses 3 meses. Mas procurando mais algum tempo pode até arranjar um negócio melhor já com um ano feito.
Boas apenas tenho uma dúvida como é que pagou o carro na Alemanha ? Dinheiro ou cartão ? Se da todos os cartões se trás custos pagar com cartões ?
Neste caso em concreto foi em dinheiro, cada pessoa pode viajar legalmente com um valor máximo de 10 mil Euros, pelo que convém sempre ir acompanhado por alguém… Quanto aos pagamentos electrónicos também o pode fazer, mas tem que verificar se tem algum limite de pagamento fora do país com o seu cartão… A transferência também é uma opção mas demora alguns dias até o dinheiro estar disponível na conta do vendedor, pode ser um processo mais demorado.
Boa noite.
Pretendo comprar um automovel,importado mas em Espanha.
Alguem me pode ajudar,como faço para o trazer?Ha aquela possiblidade de trazer umas matriculas provisorias?Se for a particular,nao é necessario pagar iva pois nao?
Como faço com o seguro?
Compensará trazer o veiculo naquelas transportadoras?O preço medio sao 500 euros
Obrigado.
Boa tarde João..
Em relação à Espanha não sabemos como funcionam as matriculas, o melhor mesmo é ligar para o seu seguro e perguntar como funcionam os seguros temporários para carros estrangeiros.
A questão do Iva, não pagando o iva Lá poderá ter que o pagar cá na legalização, até porque tem que apresentar os documentos que comprovam a compra do carro, aqui o melhor é ligar para a alfandega e eles saberão responder-lhe a isso, nesta questão vale mais não facilitar.
Quanto ao transporte da viatura, se não tiver matriculas nem seguro temporário terá mesmo que optar por essa solução.
Bom dia. Foi-lhe requerido algum comprovativo de como transportou o carro até Portugal? A minha situação é um pouco complicada porque costumo ir e vir no meu carro alemão (resido na Alemanha), mas vou mudar-me para Portugal brevemente (deixei o carro lá já há alguns meses) e queria legalizá-lo.
Obrigado
Como transporta o carro é indiferente, pode vir a rolar se este tiver seguro, ou pode vir num reboque. Se vem de vez para Portugal, aí julgo que o processo é diferente, pois tem direito a isenção do valor da legalização. Para se informar correctamente ligue para a alfândega e eles explicam-lhe todo o processo para o seu caso em especifico.
Bom dia,
Sou da zona do Porto. Alguém pode indicar-me uma transportadora de confiança pois pretendo adquirir um mercedes na Alemanha em setembro e não o quero vir a conduzir..
Francisco Silva
Nunca utilizamos esse tipo de serviço, mas ao contactar uma empresa que faça importações seguramente eles lhe recomendarão um de confiança…
Bom dia, penso em ir buscar um carro a Alemanha, um BMW…ouvi dizer que eles lá só aceitam dinheiro em mão…outra questão…Vou adquirir o carro num stand, que documentos tenho que trazer de lá?
Muito obrigado
Pode fazer o pagamento via transferência ou Cartão Multibanco, deve consultar primeiro o seu banco para ver se tem alguma restrição nesse sentido.
Quanto aos documentos, precisa do comprovativo de compra, seguro se ele vier a andar, um comprovativo da marca com as especificações do carro (é onde vem referidas as emissões), mas é uma questão de ligar para Alfandega da sua zona de residencia e eles tratam de lhe dizer quais todos os documentos necessários…
Boa tarde, poderia esclarecer melhor como funciona o pagamento do IVA? Eu como particular, como posso garantir que não vou ter problemas de IVA’s por pagar? Alguns stands anunciam com mais 19% VAT outros só apresentam um preço.
Não é obrigatório pagar o IVA, esse já foi pago quando o carro era novo.
Entao como diz o Sr Pedro, a viatura de 2014 ou 2015 a viatura custa15000mil sem VAT +- 13000mil. Posso considerar o preço sem VAT para negociar? E sem pagar nenhum IVA cá em Portugal como no país de origem?
Bom dia, começo por agradecer a sua partilha. Tenho uma duvida que gostaria de obter ajuda. Estou a preparar uma aquisição de uma viatura anterior a 1970 em França. Estou um pouco baralhado com o que tenho lido em busca da verdade. Pelo que percebi primeiro temos de registar a viatura em nosso nome no país de origem, certo? E o tal documento de conformidade, como o obtenho para uma viatura tão antiga? Desde já agradeço a atenção e toda a ajuda.
No seu caso, não tenho totalmente a certeza, pois julgo que existe um regime especial para a legalização de viaturas clássicas.
Boa noite antes de tudo obrigado por compartilhar a voça experiência, a qual serve de referência. A muitos que queremos poupar algum dinheiro na compra da nossa viatura. A minha dúvidas. Principal e qual matrícula utilizou as amarelas as vermelhas o a chamada ausfuhrkennzeichen? Cada uma dela tem valores diferentes e obviamente preferia pagar o menos possível, mas ja ouvi pessoas a dizer que tiveram Problemas com as matriculas mais económicas (Amarelas) qual utilizou na sua viagem? E quel foi o custo Total das mesmas y do seguro. Os melhores cumprimentos
As matriculas usadas foram as vermelhas cm licença para circular por 1 mês, ficou por 200€ +/-. Mas pode optar por um período menor de 3 dias ou 15 dias. Atendendo ao tempo que demora todo o processo de legalização, caso não queira ter o carro parado, o melhor mesmo é optar por 1 mês…
Boa tarde,
Antes de mais obrigado pela partilha da experiência.
Gostaria de saber se o custo do ISV feito pela simulação do site que partilhou é 100% garantido desde que os dados introduzidos estejam corretos ou se podemos ter uma surpresa desagradável?
Obrigado
O simulador representa um valor próximo, poderá sempre variar qualquer coisa, mas habitualmente o preço final é muito semelhante.
Boa Tarde, e parabens pela página com informações preciosas, mesmo nos comentários! Em relação ao IVAé pago no país de origem ou em Portugal? Na factura do veiculo tem de vir mencionado se o IVA foi pago? Se não for o caso é necessário pagar em Portugal? Li todos os comentários, mas há 2 respostas diferentes do César (IVA FOI PAGO QUANDO O CARRO ERA NOVO), e Antonio (É MELHOR CONTACTAR A ALFANDEGA). Por outro lado o valor de emissão de CO2 da viatura vem no Certificado de Conformidade Europeu? Os valores informados no site mobile.de são muito dispares mesmo… Ler mais >>
Bom dia, Antes demais obrigado, efectivamente a questão do Iva é algo confuso, realmente não é necessário o pagamento do IVA no país de compra, até porque se o comprar a um particular esse valor não pode ser cobrado. Aqui em Portugal só é cobrado iva no momento da legalização, caso o carro tenha menos de 6 meses ou menos de 6 mil km (acabei de confirmar isso com a alfandega para não restarem dúvidas nesta matéria). Relativamente aos valores de CO2, os do mobile.de são colocados por quem vende o carro, servem meramente para informação. Cada carro tem que… Ler mais >>
Bom dia! É com enorme satisfação que constato a passagem de conhecimento entre pessoas de forma gratuita e sem qualquer tipo de interesse, apenas o de informar o próximo, neste caso quem tem interesse em comprar uma viatura fora de PT, o meu reconhecimento fica registrado! Obrigado! Sendo um roubo os preços praticados em PT na aquisição de uma viatura, a opção de comprar fora também me interessa. Até agora, com 41 anos, nunca comprei carro novo, o minha atual viatura foi comprada com 11 mil kms com apenas 2 anos e paguei quase 10 mil euros a menos face… Ler mais >>
Muito obrigado João, nós tentamos sempre ajudar no que conseguimos e sabemos, e quando não sabemos, o melhor mesmo é encaminhar as pessoas para os locais devidos, onde se possam informar. No caso do iva, eu liguei para a alfandega (Aveiro) para me inteirar sobre esse tema, até para não induzir ninguém em erro, o que me disseram foi que eles não controlavam o IVA pago na a Alemanha, logo se não o pagarem lá, cá não vos vão pedir satisfações sobre isso. O único caso que contemplaram no pagamento de IVA CÁ, seria no caso do carro ter menos… Ler mais >>
Boa noite, No site das finanças o valor a pagar e a ultima linha Imposto Sobre Veículos (ISV)?
Boa tarde, é a linha que diz, “Total Impostos (IA / ISV + IVA)”.
Boa tarde. Antes de mais quero agradecer pelo tópico bem esclarecido. Contudo, e após ler os comentários, fiquei com dúvidas relativamente ao processo de mudança de propriedade na alemãnha. Como funciona lá? Vamos com o vendedor ao equivalente do imtt na Alemanha? Que documentos são precisos apresentar lá? Existe algum formulário de declaração de compra e venda?
Sim é um processo semelhante ao nosso, o vendedor normalmente acompanha a pessoa e lá, só precisa de apresentar o BI.
Mas existe algum formulário próprio que possamos já levar daqui? Digo isto porque estou a pensar em comprar a um particular. E gostaria de saber que documentos é que tenho de ter para conseguir fazer as matrículas provisórias. Um papel em branco onde diga que me vendeu o carro serve ou tenho mesmo de ter um formulário próprio?
Tem que ter um formulário próprio que só o conseguirá no país onde comprar o carro, não temos informação sobre qual o formulário que deverá preencher.
Boa tarde
Gostaria de saber uma informação. Caso eu pretenda uma dessas matriculas vermelhas, o tempo pode ser aumentado por exemplo para os 6 meses?
Obrigado
Poder pode, mas não lhe interessa depois de comprar o carro em que o legalizar em Portugal no prazo de 30 dias.
Boa tarde António, Não sei se saberá responder às questões, mas visto que tem já uma óptima experiência na área: Sabe de onde é tirado o valor das emissões de CO2 que é depois utilizado pela Alfandega (pelo que percebi) para calcular o ISV? Resumidamente a questão é se este valor é medido na Inspeção da 1ª Matrícula ou se este valor é retirado de algum documento como por exemplo o Certificado de Conformidade ou outro? Já a cilindrada suponho que seja de algum documento como o Livrete do país de origem (suponho) ? A segunda questão é, se sabe… Ler mais >>
Bom dia João,
Em relação à primeira questão o valores das emissões vem descrito num certificado oficial da marca, caso o carro não o tenha terá que o pedir, quanto À cilindrada, esta vem na documentação do carro.
Quanto à segunda questão realmente não lhe sei responder, é uma questão de ligar para um centro de inspecções, eles saberão informa-lo.
Espero ter ajudado.
Boa noite. Interessante este “blog”, acima de tudo pela forma clara como explicam os assuntos. Como muitos de vós, ando a pesquisar a compra de um carro. No meu caso, entre um renault ou um peugeot. Já percebi os passos principais e parece-me que o mais difícil será a escolha de um stand de confiança, ou então comprar na “marca e pagar um pouco mais caro, o que no caso de carros de baixa gama, poderá não ser rentável. Por outro lado a questão do CO2, nos carros recentes, creio que vem no documento único automóvel (DUA). Assim sendo, se… Ler mais >>
Bom, Stands de confiança não temos, pois esta foi uma experiência até agora única, e foi um bocado ir à aventura. O melhor mesmo é tentar no site mobile.de encontrar um stand da marca que tenha aquilo que deseja, quanto ao falar francês, isso já é um bocado relativo com quem lida, neste caso a abordagem foi feita em Inglês. Quanto ao COC, é sempre necessário para proceder à legalização no nosso país.
Bom dia. Quero agradecer a exaustiva explicação que muito me ajuda na aventura que estou a pensar iniciar.
Estou a negociar a compra dum Mustang de 2016 na Alemanha, e aparentemente, com despesas de deslocação e legalização, fica cerca de 10.000€ mais barato do que a oferta nacional.
Se não estou errado, de lá tenho de trazer o recibo da compra, o COC e o certificado de matrícula.
Como venho ao volante até casa, precisarei também da matrícula provisória e do seguro.
É aqui que tenho dúvidas: a matrícula é adquirida cá ou lá? E onde? E o seguro?
Obrigado
É adquirida lá e a própria matricula tem um seguro associado, este seguro é muito básico e apenas cobre danos contra terceiros, convém informar-se se este tem assistência em viagem, caso algo não corra da melhor forma…
Boa Tarde,
Estou interessado em adquirir carro eléctrico importado? Quais as vantagens em relação a lei portuguesa e impostos de legalização? Documentação necessária?
A documentação creio que seja praticamente a mesma, quanto aos impostos não paga ISV.
Eu tenho quase tudo preparado para lá ir mas só tenho ferias na ultima semana de dezembro os stands estarão abertos?
É uma questão de mandar email para os stands que está a pensar visitar…
Bom dia, parabéns pelo Blog, no site do Mobile.de faz referência ao preço bruto e preço neto, qual deles deve-mos ter em conta?
Se o carro tiver menos de 6 meses é melhor pagar o iva na Alemanha, caso contrário não precisa de o fazer pois não lho vão cobrar em Portugal, logo se optar por não agar o IVA pode ver a factura do carro substancialmente reduzida.
boa tarde,
se não pagar o iva na Alemanha, não é obrigado a pagar cá ? Como assim ?
Obrigado
Boa tarde,
Sim cá só é obrigado a pagar iva se o carro tiver menos de 6 meses ou menos de 6000kms, se não o pagar lá, cá não exigido esse pagamento. Agora muito provavelmente, caso queira que haja uma emissão de factura por parte do stand, esse valor irá ser cobrado, mas no caso da compra ser feita a um particular, não existe o pagamento de IVA.
Legalmente é assim que deve ser, outros esquemas estão sujeitos a surpresas!https://europa.eu/youreurope/citizens/vehicles/cars/vat-buying-selling-cars/index_pt.htm
Bom dia Sr. António Figueiredo,
Gostaria saber essa parte das multas que pagou, como é que recebeu as multas e em que país?
Porque fui também fotografado em França por duas vezes quando vinha da Almanha com o carro que trazia com matrículas de temporárias.
Obrigada antecipadamente.
No caso do nosso colega as multas foram com um carro alugado… No seu caso, não sei mas pode ser que acabe por não chegar nada para pagar…
Boa tarde. Pode informar me como funciona a garantia de um carro importado da Alemanha? Neste caso estou a negociar um BMW num stand normal.
Habitualmente as garantias são europeias tais como as dos stands cá em Portugal, são compradas por parte dos stands às seguradoras, mas tem que falar bem com o vendedor de forma a entender como é que ele trabalha.
Boa noite,
Como funciona em relação à garantia? Que cobre o stand e de que forma o faz para arranjar caso aconteça alguma avaria?
Obrigado.
Isso vai depender do que você acordar com o Stand, eles podem dar uma garantia vinda de um seguro, ou caso tenham oficina, darem eles a garantia. Ao efectuar o negocio deve falar com o vendedor e esclarecer as suas dúvidas junto dele.Em ultimo caso pode até acordar sem garantia e ver o preço da viatura reduzido, mas aí fica por sua conta e riso como se comprasse a um particular…
Bom dia,
e como funciona a questão do IVA?
No site mobile.de apresentam sempre o IVA, sabes porque?
Quando se vai pagar o ISV não tem que se pagar o IVA também?
Obrigado,
Pedro Elisio
Não, só para carros com menos de 6 meses e menos de 6000 km… logo não é necessário pagar o iva no país de origem do carro.
Boa noite, existe algum país da europa onde possa comprar um carro, registar o carro nesse país de origem com residencia em Portugal?
Tanto quanto sei, julgo não ser possível.
Antes de tudo muito obrigado por compartilhar esse quesito de importação.
Estou querendo comprar um carro na Itália pois sou italiano e estou optando por um carro híbrido, vi que além do cálculo do isv tem também um cálculo alternativo , gostaria saber se a emissão de co2 calculada é aquela combinada pois no documento nso tem esse valor de co2, muito obrigado.
O valor de CO2 vem num documento que é emitido no acto da venda do carro pela marca, tem que garantir que o carro trás esse documento, caso não traga, poderá pedi-lo na marca julgo que terá um custo de 50 ou 6o Euros.
Boa tarde,
Agradeço desde já as informações partilhada.
Tenho uma dúvida sobre qual a melhor forma de realizar o pagamento?
Obrigado
Boa tarde, a mais rápida é dinheiro vivo, a mais segura transferência bancária ou cartão multibanco, nestas duas ultimas tem que ter em conta a morosidade do processo e os custos acarretados à operação. No caso de optar por pagar em dinheiro, existe um limite máximo que pode transportar consigo caso viaje de avião, deverá ter isso também em conta, caso opte por esse processo é conveniente viajar acompanhado.
Bom dia. Quero importar uma Audi A4 da Alemanha para Portugal. Vinha aqui pedir a sua ajuda no seguinte. O que devo ter em atenção no veículo a importar e que documentos tenho de trazer do Veículo para poder tratar de tudo quando chegar a Portugal? Obrigado
É só ver os comentários já fomos respondendo a essas questões, obrigado.
A minha dúvida é se posso comprar num stand e não pagar o iva.
No mobile.de existem stands que apresentam o valor do carro sem iva, à partida deverá conseguir faze-lo, mas é sempre uma questão de questionar os stands, habitualmente todos eles falam Inglês.
Boa tarde,
Alguém me sabe dizer como obter o número de Homologação (Homologação nº) do modelo em questão?
Isto para preencher o Modelo 9 do IMT.
Obrigado,
Cumprimentos
Boa tarde, estou a pensar em importar um BMW 320D de 2012/2014, gostaria de saber se conhece alguém de confiança (pessoa ou stand) que faça este serviço? Ou seja quero que outra pessoa faça todo o trabalho que você fez para adquirir o Mercedes.
Cumprimentos,
Rafael Gonçalves
Existem vários stands que o fazem, nunca usamos o serviço de nenhum, logo não podemos referenciar nenhum. Mas dependendo da zona onde se encontra é uma questão de fazer uma pesquisa no google.
Muito obrigado pela partilha, elucidou-me em vários pontos em que tinha dúvidas. Vou importar uma viatura da Alemanha em Dezembro de 2017. Relativamente à inspeção tipo B é necessário fazer alguma preparação ao carro? Disseram-me que tinha que se retirar um resguardo para que o número de motor estivesse acessível. A si aconteceu-lhe algo parecido? Agradecido pela atenção.
No caso deste Mercedes foi necessário, em outros carros não foi, o melhor é mesmo passar no centro de inspecções e perguntar a um dos examinadores se para o seu carro é necessário…
Boa tarde,
Se pudesse confirmar a questão agradecia.
Comprando um veículo em Espanha com mais de um ano a um stand oficial da marca, não interessa se vem ou não descriminado o IVA, pois cá não há valor a pagar.
Correcto?
Obrigado.
Boa tarde, Correcto…
Obrigado pela sua disponibilidade.
Boas, como faço para saber o preco a pagar por um carro importado, queria saber do bmw 335d de 2014, os precos em portugal para este carro sao muito altos e na alemanha é muito menos. A minha duvida e o preco a pagar depois cá. Alguem me ajuda?
obrigado
No portal das finanças tem lá uma calculadora que dá o valor final.
Muito obrigado ja vi, em relação não ser necessário pagar o iva é apenas a particulares ou tambem é possivel num stand?
Nos stands depende coo negociar com eles…
Boa tarde,
Antes de mais obrigado pela descriminação da importação de um veículo.
A minha questão prende-se com a possibilidade de se obter um histórico na Alemanha de um veículo já legalizado cá em Portugal. É possível e como?
Tenho lido que a maior parte das maroscas com os kms, é feita já cá em Portugal e antes da primeira inspecção…
Os melhores cumprimentos,
É uma boa questão, nos carros novos julgo que indo à marca com o carro é possível ver se a quilometragem foi alterada ou não, ms não tenho a certeza… Relativamente ao historial do carro julgo que seja um pouco complicado arranja-lo na Alemanha, mas o melhor aí é se conhecer alguém que viva lá questionar como funcionam as inspecções periódicas lá…
Bom dia. Primeiro deixe me agradecer lhe pela excelente explicação. Eu adoro a marca Porsche e encontrei um Porsche Panamera de 2010 (400cv) por 20.000 Euros. Podia me dar uma Ajuda em saber quanto fica o ,,Imposto Sobre Veiculos (ISV)´´ para este modelo. Agradecia se me pudesse ajudar para eu saber se vale a pena importar assim um carro de Luxo. Obrigado
Dados do Carro:
Porsche Panamera S 4.8
106.000 km
05/2010
293g/km C02
400 Cv
Fica o link da calculadora… 🙂
http://www.guiadoautomovel.pt/simulimp.php
Bom dia. Antes de mais, PARABÉNS por este grande testemunho. Tal como vocês, estou a pensar em adquirir uma viatura na Alemanha. Acontece que tenho uma dúvida, uma vez que o carro, vem no reboque (Familiar meu que tem uma empresa de transportes), pelo que sei, tem de me entregar um documento/fatura para comprovar o transporte do mesmo. Confirmam?
Outra dúvida que tenho, no caso de ele me deixar o carro em casa, como deve ser feita a deslocação até ao Centro de Inspeções? E até à Alfandega?
Continuação de uma boa semana a todos, e bons negócios.
Obrigado José! Quanto ao documento da empresa de reboques julgo esse documento é mais um recibo do que propriamente um documento que atesta a entrada do carro no país, até porque, estamos num espaço de livre circulação de pessoas e bens, vindo o carro da Alemanha não deverá ser necessário. Quanto à segunda questão, o carro apenas precisa de se deslocar até ao centro de inspecção não é necessário que este circule até à alfandega, o carro não tendo seguro não deverá circular na estrada, mas julgo que existem companhias portuguesas que fazem seguros temporários, mas sendo só para ir… Ler mais >>
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Mais uma questão, César. Ao fazer a simulação do valor do ISV, existe a opção ”Particulas Co2” onde podemos por 0,002g. Acontece que faz alguma diferente a nível de valores finais. Como posso saber qual das opções, uma vez que o que está fornecido nas informações do mobile.de é as gramas emitidas. Há alguma forma de saber?
No caso, estou a pensar num BMW, Serie 1 de 2016
Obrigado
Segundo o site das finança, esse valor é influenciado pelo facto do carro ter FAP ou não. Caso ele tenha o valor será menor do que 0,002g, caso não tenha filtro de partículas, então existe um agravamento que é na ordem dos 500€. “Existe um agravamento no valor de 500€+IVA para todos os veículos diesel (a gasóleo) que emitam 0,002g/km ou mais de partículas. Normalmente, os únicos veículos que cumprem este requisito são aqueles equipados com filtro de partículas (siglas DPF ou FP). Deverá obter esta informação junto do fabricante, do vendedor ou do DUA. Este agravamento também é aplicado… Ler mais >>
Boa tarde César, tenho aqui um certificado em formato digital, em que vejo vários valores no que toca ao CO2, será que lhe posso fazer chegar para me esclarecer qual o valor correto?
De que forma lhe posso fazer chegar o certificado?
Obrigado desde já por toda atenção
Esse certificado foi emitido pela marca? Teoricamente o seu carro só pode ter um valor correspondente… Normalmente o valor é dado pelo nr de chassi…
Meu Deus… Estava a pensar importar um Toyota Supra de ’94 do Japão, custa 7000 euros. Sabem quanto pedem de imposto para legalizar? 27.531 Euros. VINTE E SETE MIL EUROS
Desculpem lá mas este país é rídiculo, isto é mesmo de terceiro mundo…
Boa noite. Antes demais, parabéns pelo excelente e simples guia. A minha dúvida já aqui foi abordada, mas continuo sem perceber a lógica do não pagamento do IVA no país da compra do automóvel, neste caso na Alemanha. No caso da compra a um particular, faz sentido, pois o particular vende o automóvel que já pagou o IVA. No caso da compra ser feita a um stand, está a dizer que não é necessário pagar o IVA na Alemanha, nem em Portugal (quando mais 6 meses/6000km), qual o sentido de comprar um bem e não pagar IVA sobre ele? Pondo… Ler mais >>
Boas em particular não a iva, em stand tem que pagar o Iva lá se o carro tiver mais de 6 meses e mais de seis mil km, não a outra regra
Eles usarem os valores Gross/net nos anuncios é tudo por uma questão de publicidade, se anunciarem co um valor mais baixo vai chamara atenção de quem quer comprara, que à partida, quer gastar menos. Quanto ao iva em si, foi aquilo que ja disse em alguns comentários acima, nos stands caso haja a emissão de uma factura, o iva terá que ser sempre pago, a não ser que o negócio seja feito por “baixo da mesa” e lhe vendam o carro como se tratassem de um particular, mas aí certamente não lhe irão dar garantia no carro.
Ver https://europa.eu/youreurope/citizens/vehicles/cars/vat-buying-selling-cars/index_pt.htm
Boa noite gostava de saber qual é a melhor parte da alemanha para procurar carros com melhor relacão quantidade de stands vs mobilidade. ?
Não temos conhecimento de uma zona em especifico, o melhor é fazer uma pesquisa no mobile.de e ir limitando a zona geográfica à qual encontra mais exemplares, para assim, reduzir as deslocações na Alemanha…
Ola bom dia ja vi varios comentarios mais ainda não estou certo , o que realmente preciso calcular para legalizar um veiculo comprando na espanha : 1,7c co2 121g ano 2o13 ou 2014 disel
agradeço desde ja abraços
É só introduzir esses valores aqui… https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/main.jsp?body=/ia/simuladorISV.jsp
seria esta tab ou a primeira
Automóvel ligeiro de utilização mista (que reúna cumulativamente os requisitos previstos na al. a) do art.º 9º da Lei n.º 22-A/2007, de 29 de Junho), ou automóvel ligeiro de mercadorias constante da al. b) do art.º 9º. (Taxa reduzida de 15% do imposto resultante da tabela B)abraços.
pergunto isto por duas razões 1 que se trata de uma carrinha opel astra 1.7 e 2 que da uma diferença grande no valor final
[…] Veja ainda: A experiência pessoal de importar um carro usado da Alemanha […]
Bom dia vivo na Alemanha a 3 anos gostaria de saber após 5 anos a viver na Alemanha caso queira importar uma viatura para Portugal se tenho direito a desconto obrigado.
Se vier de vez para Portugal sim, fica isento do pagamento de ISV, caso contrário, não tem qualquer tipo de desconto.