Em Portugal, quando decidimos ir a algum sítio, quer seja numa escapadela de fim de semana ou para o trabalho,  geralmente não nos temos de preocupar com a integridade da estrada (tirando o ocasional buraco no piso).
No entanto, não quer dizer que isso seja uma coisa comum a todos os quatro cantos do mundo. O alcatrão a que nós nos habituámos, em outros pontos do globo não é algo garantido e as estradas de duas vias e de dois sentidos muitas vezes são trocadas por estradas em que uma ultrapassagem no local errado pode ditar morte certa.

Um sítio com alguns dos exemplos mais evidentes disso são os Himalaias, possuindo alguns dos trechos de estrada mais perigosos do mundo. Lá, de um lado tudo o que temos é um precipício e do outro a parede sólida da montanha de onde a estrada foi esculpida. Para piorar ainda mais a situação, as estradas não têm rails de protecção, são feitas de terra batida e nem em todas as zonas existe espaço para dois carros passarem ao mesmo tempo.

O canal do YouTube Himalayan Roads fez um upload de um vídeo de uma viagem entre a cidade de Shimla da Índia, até ao vale Pangi que mostra exactamente isso.

Entre várias tangentes e neve, há que dar crédito a quem tem coragem para usar esta estrada… definitivamente não é para todos.

Veja aqui o vídeo: