Dieselgate: Actualização de software prejudica performances dos carros?

Numa altura em que milhares de carros por toda a Europa, estão a ser chamados para que seja feita a actualização de software, que ‘resolve’ o problema trazido a público pelo caso dieselgate, começam a surgir algumas dúvidas, relativamente às consequências dessas reparações.

Embora a Volkswagen, diga que esta actualização de software, não altera em nada as prestações dos carros, começam a surgir relatos de caos em que os carros acabaram mesmo por perder potência, binário e até mesmo obter consumos de combustível mais altos.

Após ser contactado por um cliente insatisfeito, o jornal The Guardian, relata que após a ‘reparação’ Motor 1.6TDI do VW Golf Plus, começou a ter falhas de potência, levando muitas vezes à falha total do motor, sendo depois impossível de voltar a ligar de imediato. O jornal apontou ainda, várias queixas no Facebook da marca, que relatam problemas após a ‘reparação’.  Em resposta, a VW garante que apenas 0,02% das 540000 ‘reparações’, originaram problemas e consequentes reclamações por parte dos clientes, e que estão empenhados em resolver todos os problemas que forem detectados de forma a garantir a satisfação dos clientes.

Estes podem muito bem ser apenas casos isolados, no entanto deixamos a questão aos nossos leitores, os vossos carros já foram chamados? Após a reparação notaram algum tipo de diferença no comportamento do carro? Partilhem a vossa opinião nos comentários do artigo… Obrigado.

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

23 Comentários em "Dieselgate: Actualização de software prejudica performances dos carros?"

avatar
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
Fabio pinho
Visitante

Pelos vistos , afinal a imensos queixosos em relação a actualização dos motores 1.6 entre outros!
E sim sente se muitos sintomas , pq não fazem a actualização como aplicam outras coisas no carro para além da actualização.
Sinto-me insastifeito , sente se perda de potência, os consumos altos, o relantim instável, entre muitas coisas!
Vários colegas com a mesma motorização se reclamaram com os mesmos…. alguém que faça alguma coisa pq sinceramente isto é uma vergonha

Maria João Pimentel
Visitante
Boa noite, Após atualização do dito software num Audi A3 sport 1600 TDI, de 2009, a qual pretendia corrigir as emissões de NOx para a atmosfera, os injetores do referido veículo avariaram. O stand /oficina onde comprei a viatura (Soauto -Parque das Nações ) referiu, claro (!), que não havia qualquer relação, pelo que que não se responsabilizavam ou não suportariam os custos da reparação. Entretanto, realizei algumas pesquisas e descobri que, COINCIDENTEMENTE, há várias marcas do grupo que manifestaram o mesmo problema após a “célebre ” atualização/intervenção. Apresentei reclamação via e-mail na oficina e no site de apoio ao… Ler mais >>
Roberto Abraúl
Visitante

Boa noite.
A senhora deve exigir a reparação do carro sem qualquer custo para si.
Existe nos sites das marcas (VW, Skoda, Seat) uma lista de componentes abrangidos por uma “medida de confiança” na qual é indicado que o cliente terá direito a reparação desses componentes após o update durante 24 meses sem custos para o mesmo.
Informe-se. Os concessionários andam a aproveitar se da situação.

Tiago Oliveita
Visitante

Muito obrigado pela partilha. Já vou na 2a avaria de injectores após a actualização. É lamentável que no oficina da VW não tenham partilhado esta informação. A marca e os representantes estão e continuam de má fé.

Roberto Abraúl
Visitante

É normal, eles não querem que se saiba muito se não toda agente reclama. O meu já levou os 4 injectores novos.

Recomendo passar por este grupo https://www.facebook.com/groups/1119234038178270/ e ver os inúmeros testemunhos do fix.

antonio
Visitante

diga-me o link se faz favor eu vou fazer a actualização dia 26 deste mes

Roberto Abraúl
Visitante

Olá,

pode encontrar essa informação no site da marca (VW, SEAT, SKODA) junto da informação referente aos motores diesel.

Recomendo passar por este grupo https://www.facebook.com/groups/1119234038178270/ e ver os inúmeros testemunhos do fix.

Nuno
Visitante
A minha carrinha, Caddy, após 10 dias da dita atualizaçao começou a ter vários problemas, luz intermitente de resistência acendia, engasgava-se, a ventoinha permanecia ligada por muito tempo e a luz do motor também começou a acender. Fiquei sem veiculo na estrada, tive que acionar o meu seguro para transportarem o veiculo para a oficina, Auto Maran Coimbra, pois na oficina não deram outra solução. Resultado do diagnóstico, 2º injector danificado, quase 1000€ de reparação que recuso a pagar. A oficina tem que se responsabilizar pelos danos causados na viatura, cabe a eles provar que esta situação não foi causada… Ler mais >>
Roberto Abraúl
Visitante

Boa noite.
O senhor deve exigir a reparação do carro sem qualquer custo para si.
Existe nos sites das marcas (VW, Skoda, Seat) uma lista de componentes abrangidos por uma “medida de confiança” na qual é indicado que o cliente terá direito a reparação desses componentes após o update durante 24 meses sem custos para o mesmo.
Informe-se. Os concessionários andam a aproveitar se da situação e cobrar os clientes peças que não deviam. O meu veiculo vai levar os 4 injectores pagos pela marca.

Paulo
Visitante

Caro Roberto,

Não consigo ver essa “medida de confiança” no site da SKODA.
Pode ajudar-me?

Roberto Abraul
Visitante
Rui Vieira
Visitante

Não, não são casos isolados, desde março até agora já são milhares de veículos com problemas atrás de problemas devido á intervenção da Vw.
Este problema está muito longe do seu final.

Fernando Silva
Visitante

Na minha viatura de 2011 com motorização 1.6 do grupo VW após a actualização aumentou consumos, perdeu potência e ficou com um trabalhar instável. Como se isso não bastasse, cerca de mil km depois foi detectada uma avaria em dois dos injectores.
Permanece assim a dúvida na real eficácia desta actualização.

Roberto Abraúl
Visitante

Tenha atenção que os injectores não será o senhor a pagar!
A avaria é causada pelo update. Informe-se. Existe uma “medida de confiança” em que o cliente tem direito a um certo numero de componentes (os injectores são um dos componentes na lista) após o recall sem pagar nada. Não se deixe enganar pelo concessionário.

Roberto Abraúl
Visitante
Boas. Seria interessante o autor deste artigo voltar a tocar neste interesse agora que mais proprietários fizeram o dito recall. Os motores 1.6 TDI estão a ficar com graves problemas após a actualização. Da minha experiência, o meu Seat 1.6tTDI perdeu potencia, ficou com um “matraquear” irritante a nível da injecção e aos soluços ao ralenti. Reclamei no concessionário onde fiz a actualização, onde foram experimentar o carro comigo e me disseram que era normal durante uns 2mil km sentir o ralenti instável, regenerações mais frequentes porque durante uns tempos o DPF não iria encher nem até metade da sua… Ler mais >>
Graciete Almeida
Visitante

E é obrigatória a realização deste (falso) update de software??? Tenho agendado para o fazer mas na realidade penso que não o deveria fazer pelo que estou a verificar! Caso me recuse a fazê-lo poderão existir problemas nos centros de inspecção automóvel? O Carro fará agora os 4 anos no próximo Março. Obrigado pelas respostas e ajuda!

Hugo Batista
Visitante
Sou proprietário de 3 viaturas do grupo VW e falo da minha experiência pessoal, 1 Vw Caddy 1.6 Tdi com atualização Nox em Jan. 2017 efectuada, que passados 10 meses e 2 400 Km depois acende no painel luz motor e resistência o que imobilizou a viatura levando à substituição de 1 injetor suportado pela marca, 1 Vw Sharan 2.0 Tdi com atualização Nox em Jul. 2017, que passados 4 meses e 6 500 Km depois acende luz motor levando à substituição do depósito Adblue não suportado pela marca; 1 Audi A1 1.6 Tdi com atualização Nox em Nov. 2017… Ler mais >>
Carlos Santos
Visitante

de que me devo assegurar para esta actualização não nos representantes da audi se responsabilizam caso a viatura não fique como deve de ser ou seja perda de rendimento e mais consumo e tambem já li que em alguns casos danifica os injectores

trackback

[…] Veja ainda: Dieselgate: Actualização de software prejudica performances dos carros? […]

Mauro Fernandes
Visitante
Mais um Polo 1.6TDI Bluemotion a dar problemas. Após a primeira intervenção tudo parecia normal, sem barulhos de motor, sem soluços, nada.. Tive o carro parado dois dias e quando peguei nele e puxei por uma mudança todos os sintomas apareceram (o carro parecia um vibrador, relantin incerto, para arrancar tinha de acelerar acima das 1500 senão ia abaixo, etc). Foi novamente à VAP e após fazerem um regeneração e calibrarem injectores e/ou fluxo de ar veio de lá bom…..Errado…. Peguei no carro e quando me meto na auto-estrada, em subidas em 4ª ou 5ª a disponibilidade do carro para… Ler mais >>
Cláudia
Visitante

Boa Tarde, tenho um Audi A1 de 2011 , que nunca deu problemas, e após a actualização de software , notei um acréscimo no consumo de gasoleo, bem como esta semana fiquei parada na auto-estrado e tive de accionar o seguro. O problema foi um injector que foi à vida. Falando com o mecânico , disse-me que estão a surgir vários carros da marca com problemas nos injectores e que estes apareceram após a actualização. Já enviei email de reclamação à Audi e vou aguardar resposta.