Dieselgate: Actualização de software prejudica performances dos carros?

Numa altura em que milhares de carros por toda a Europa, estão a ser chamados para que seja feita a actualização de software, que ‘resolve’ o problema trazido a público pelo caso dieselgate, começam a surgir algumas dúvidas, relativamente às consequências dessas reparações.

Embora a Volkswagen, diga que esta actualização de software, não altera em nada as prestações dos carros, começam a surgir relatos de caos em que os carros acabaram mesmo por perder potência, binário e até mesmo obter consumos de combustível mais altos.

Após ser contactado por um cliente insatisfeito, o jornal The Guardian, relata que após a ‘reparação’ Motor 1.6TDI do VW Golf Plus, começou a ter falhas de potência, levando muitas vezes à falha total do motor, sendo depois impossível de voltar a ligar de imediato. O jornal apontou ainda, várias queixas no Facebook da marca, que relatam problemas após a ‘reparação’.  Em resposta, a VW garante que apenas 0,02% das 540000 ‘reparações’, originaram problemas e consequentes reclamações por parte dos clientes, e que estão empenhados em resolver todos os problemas que forem detectados de forma a garantir a satisfação dos clientes.

Estes podem muito bem ser apenas casos isolados, no entanto deixamos a questão aos nossos leitores, os vossos carros já foram chamados? Após a reparação notaram algum tipo de diferença no comportamento do carro? Partilhem a vossa opinião nos comentários do artigo… Obrigado.

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

15 Comentários em "Dieselgate: Actualização de software prejudica performances dos carros?"

Notificar de
avatar
Ordenar por:   mais recente | mais antigo | mais votado
Fabio pinho
Visitante

Pelos vistos , afinal a imensos queixosos em relação a actualização dos motores 1.6 entre outros!
E sim sente se muitos sintomas , pq não fazem a actualização como aplicam outras coisas no carro para além da actualização.
Sinto-me insastifeito , sente se perda de potência, os consumos altos, o relantim instável, entre muitas coisas!
Vários colegas com a mesma motorização se reclamaram com os mesmos…. alguém que faça alguma coisa pq sinceramente isto é uma vergonha

Maria João Pimentel
Visitante
Boa noite, Após atualização do dito software num Audi A3 sport 1600 TDI, de 2009, a qual pretendia corrigir as emissões de NOx para a atmosfera, os injetores do referido veículo avariaram. O stand /oficina onde comprei a viatura (Soauto -Parque das Nações ) referiu, claro (!), que não havia qualquer relação, pelo que que não se responsabilizavam ou não suportariam os custos da reparação. Entretanto, realizei algumas pesquisas e descobri que, COINCIDENTEMENTE, há várias marcas do grupo que manifestaram o mesmo problema após a “célebre ” atualização/intervenção. Apresentei reclamação via e-mail na oficina e no site de apoio ao… Ler mais >>
Roberto Abraúl
Visitante

Boa noite.
A senhora deve exigir a reparação do carro sem qualquer custo para si.
Existe nos sites das marcas (VW, Skoda, Seat) uma lista de componentes abrangidos por uma “medida de confiança” na qual é indicado que o cliente terá direito a reparação desses componentes após o update durante 24 meses sem custos para o mesmo.
Informe-se. Os concessionários andam a aproveitar se da situação.

Nuno
Visitante
A minha carrinha, Caddy, após 10 dias da dita atualizaçao começou a ter vários problemas, luz intermitente de resistência acendia, engasgava-se, a ventoinha permanecia ligada por muito tempo e a luz do motor também começou a acender. Fiquei sem veiculo na estrada, tive que acionar o meu seguro para transportarem o veiculo para a oficina, Auto Maran Coimbra, pois na oficina não deram outra solução. Resultado do diagnóstico, 2º injector danificado, quase 1000€ de reparação que recuso a pagar. A oficina tem que se responsabilizar pelos danos causados na viatura, cabe a eles provar que esta situação não foi causada… Ler mais >>
Roberto Abraúl
Visitante

Boa noite.
O senhor deve exigir a reparação do carro sem qualquer custo para si.
Existe nos sites das marcas (VW, Skoda, Seat) uma lista de componentes abrangidos por uma “medida de confiança” na qual é indicado que o cliente terá direito a reparação desses componentes após o update durante 24 meses sem custos para o mesmo.
Informe-se. Os concessionários andam a aproveitar se da situação e cobrar os clientes peças que não deviam. O meu veiculo vai levar os 4 injectores pagos pela marca.

Paulo
Visitante

Caro Roberto,

Não consigo ver essa “medida de confiança” no site da SKODA.
Pode ajudar-me?

Roberto Abraul
Visitante
Rui Vieira
Visitante

Não, não são casos isolados, desde março até agora já são milhares de veículos com problemas atrás de problemas devido á intervenção da Vw.
Este problema está muito longe do seu final.

Fernando Silva
Visitante

Na minha viatura de 2011 com motorização 1.6 do grupo VW após a actualização aumentou consumos, perdeu potência e ficou com um trabalhar instável. Como se isso não bastasse, cerca de mil km depois foi detectada uma avaria em dois dos injectores.
Permanece assim a dúvida na real eficácia desta actualização.

Roberto Abraúl
Visitante

Tenha atenção que os injectores não será o senhor a pagar!
A avaria é causada pelo update. Informe-se. Existe uma “medida de confiança” em que o cliente tem direito a um certo numero de componentes (os injectores são um dos componentes na lista) após o recall sem pagar nada. Não se deixe enganar pelo concessionário.

Roberto Abraúl
Visitante
Boas. Seria interessante o autor deste artigo voltar a tocar neste interesse agora que mais proprietários fizeram o dito recall. Os motores 1.6 TDI estão a ficar com graves problemas após a actualização. Da minha experiência, o meu Seat 1.6tTDI perdeu potencia, ficou com um “matraquear” irritante a nível da injecção e aos soluços ao ralenti. Reclamei no concessionário onde fiz a actualização, onde foram experimentar o carro comigo e me disseram que era normal durante uns 2mil km sentir o ralenti instável, regenerações mais frequentes porque durante uns tempos o DPF não iria encher nem até metade da sua… Ler mais >>
Graciete Almeida
Visitante

E é obrigatória a realização deste (falso) update de software??? Tenho agendado para o fazer mas na realidade penso que não o deveria fazer pelo que estou a verificar! Caso me recuse a fazê-lo poderão existir problemas nos centros de inspecção automóvel? O Carro fará agora os 4 anos no próximo Março. Obrigado pelas respostas e ajuda!

Hugo Batista
Visitante
Sou proprietário de 3 viaturas do grupo VW e falo da minha experiência pessoal, 1 Vw Caddy 1.6 Tdi com atualização Nox em Jan. 2017 efectuada, que passados 10 meses e 2 400 Km depois acende no painel luz motor e resistência o que imobilizou a viatura levando à substituição de 1 injetor suportado pela marca, 1 Vw Sharan 2.0 Tdi com atualização Nox em Jul. 2017, que passados 4 meses e 6 500 Km depois acende luz motor levando à substituição do depósito Adblue não suportado pela marca; 1 Audi A1 1.6 Tdi com atualização Nox em Nov. 2017… Ler mais >>
wpDiscuz