Após ter sido confirmado que o novo SUV da Skoda vai ser apresentado oficialmente no dia 18 deste mês, a marca divulgou agora mais algumas informações sobre o design, peculiaridades, motores e datas para os lançamentos nos mercados.

O Karoq vai chegar aos concessionários no 2º semestre do ano, sendo que vai ter à disposição mais 4 novos motores associados a um sistema com 5 modos de condução e um modo especial dedicado a todo o terreno.

A carroçaria do novo SUV da Skoda utiliza a nova linguagem de design, utilizada também no novo Octavia, caracterizada por linhas dinâmicas e por vários elementos cristalinos.

Iluminação em LED interior e exterior estará disponível a partir da versão Ambition, sendo que a iluminação interior poderá ser customizada para apresentar uma das 10 cores disponíveis.

Em termos de tamanho, o Karoq tem 4.382 mm de comprimento, 1.841 mm de largura e 1.605 mm de altura. A distância entre eixos e o espaço para as pernas nos bancos de trás, tem as mesmas dimensões do que no Seat Ateca, ou seja 2,638mm (versão AWD 2,630mm) e 68mm, respectivamente.

Na mala, poderemos contar com um espaço cavernoso com uma capacidade de 521 litros, que com os bancos rebatidos aumenta para os 1,630 litros. O Karoq ainda vai mais longe ao oferecer a possibilidade de remoção dos bancos traseiros para permitir o transporte de objectos de grandes volumes, aumentando a capacidade final da mala para os 1,819 litros.

Em termos de conectividade, a Skoda decidiu equipar o seu novo SUV um dos seus infotainments de segunda geração com um ecrã capacitivo e capacidade para ser um Wi-Fi Hotspot. Entre os vários infotainment disponíveis, o “Columbus”  terá ainda como opção a capacidade de suportar redes 4G LTE para transferência de dados.

Em todos os casos, o Karoq suportará os sistemas Android Auto e Apple CarPlay através da plataforma SmartLink+, que vêm como opcional nos infotainments base, mas que é standard nos modelos superiores.

A nível de assistências, a Skoda equipou o Karoq com assistente de estacionamento, Lane Assist, assistente de transito, sistema de detecção de ângulo morto, travagem automática em caso de emergência com reconhecimento de peões e assistente de emergência, que se detectar que o condutor está incapacitado para o carro automaticamente.

Uma novidade que este SUV vai trazer para Skoda, vai ser a inclusão pela primeira vez de um painel de instrumentos digital totalmente customizável, que permitirá ao condutor dispor dos vários elementos disponíveis da maneira que ele preferir.

Quanto a motores, terá como opção um dos 5 motores disponíveis, sendo 2 deles a gasolina e 3 a diesel. Destes 5 motores, 4 deles são novos sendo que terão capacidades de 1.0, 1.5, 1.6 e 2.0 c.c.’s, com potências que irão desde os 115 até aos 190 cavalos.

Todos as versões excepto a mais potente poderão ser acoplados a uma caixa de 6 velocidades manual ou uma de 7 velocidades DSG, sendo que em todas as versões as tecnologias start-stop e indução forçada virão de série. A versão topo de gama será apenas equipada com uma caixa de 7 velocidades DSG e transmitirá essa potência as 4 rodas.  Quanto ao novo motor 1.5 TSI, terá como principal destaque a capacidade de desactivação de cilindros.

Agora tudo o que nos falta fazer, é esperar pelo dia 18 de Maio, para que possamos ter mais imagens do Karoq vindas directamente de Estocolmo.

Veja aqui um vídeo de pré-apresentação :