Como saber a velocidade máxima dos seus pneus

Todos os pneus têm uma velocidade máxima de rodagem. Exceder essa velocidade, durante longos trechos, pode ditar o rebentamento do mesmo, surgindo a possibilidade de ocorrer um acidente de grandes proporções. Mesmo que não rebente no momento, conduzir o carro perto ou acima do limite da velocidade suportada fará com que o mesmo se porte de uma maneira diferente daquela que estava projectada pelo fabricante.

A informação sobre a velocidade máxima suportada pelo pneumático está descrita no perfil dos mesmos, através do recurso a um código alfabético, em que as letras inicias representam as velocidades mais baixas, e as velocidades mais altas são identificadas pelas últimas letras do alfabeto.

A localização destes dados está logo a seguir ao tamanho e à capacidade máxima de carga do pneu, como poderá ver na imagem a seguir.

Nesta imagem, pode ver num rectângulo vermelho a informação 91W, sendo que, neste caso, o número 91 representa o código da carga máxima que o mesmo suporta (615 quilogramas) e o W a velocidade máxima, que é de 270 km/h.

A lista para as restantes letras mais comuns, e respectivas velocidades máximas, é a seguinte:

Letra Velocidade máxima
L 120 km/h
M 130 km/h
N 140km/h
P 150 km/h
Q 160 km/h
R 170 km/h
S 180 km/h
T 190 km/h
U 200 km/h
H 210 km/h
V 240 km/h
W 270 km/h
Y 300 km/h

E no seu carro? Qual é o máximo de velocidade suportada pelos seus pneus?

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notificar de
avatar
wpDiscuz