Robocar, será este o futuro da Formula E?

Robocar

Com cada vez mais marcas a apostar em carros autónomos, parece que nem o desporto automóvel escapa a esta evolução com a empresa Roborace a trazer o primeiro carro autónomo para corridas, o Robocar.

O DevBot, o carro de testes autónomo da Roborace , já tinha sido colocado em pista durante várias corridas da Formula E este ano para alguns testes, mas foi na corrida de Paris, que a empresa colocou a versão finalizada, o Robocar, para fazer a mesma pista que os restantes carros desta competição fizeram.
roborace
Não se esperava que fosse quebrar recordes de velocidade, ou de melhor tempo na pista, até porque foi uma volta lenta para que o carro pudesse aprender o ambiente que o rodeia, e com essa informação os engenheiros responsáveis poderem melhorar os algoritmos.

Bryn Balcome, chefe tecnológico da Roborace, diz que ainda estão a aperfeiçoar o carro e todo o sistema que o envolve, e que neste teste, o carro esteve a milímetros da barreira, o que é pouco para a margem de segurança desejada.

Este Robocar tem 4 motores elétricos de 300kW que permite ao carro chegar aos 320km/h. Para o carro funcionar em modo autónomo, tem equipado 5 sensores LiDAR, 2 radares, 18 sensores ultrassónicos, 6 cameras e 2 sensores de velocidade. A comandar todos estes sensores, um chip NVIDIA Tegra.
roborace
Espera-se que em Julho, 2 destes carros estejam prontos para competir um contra o outro na Formula E, antes de se avançar para as fases seguintes de ter várias equipas com estas viaturas.

O que acham que vai acontecer com o desporto automóvel, com a entrada dos carros autónomos? Será que se vai perder o interesse de ver as corridas ou poderá ser este um plano para cativar um público diferente?

Acharam o nosso conteúdo útil? Não se esqueçam de fazer like na nossa página de Facebook e de subscreverem o nosso canal do Youtube. Se gostas mesmo muito do nosso projeto, torna-te nosso patron e apoia-nos na nossa página do Patreon.

Relacionados com esta noticia

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Carro autónomo vs piloto profissional, quem leva a melhor? - MotorSpot.pt Recent comment authors
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
trackback

[…] Veja ainda: Robocar, será este o futuro da Formula E? […]