Escurecer os vidros do carro, ora aqui está uma coisa onde eu já bati com a cabeça, e para vos ajudar a não cometer os mesmos erros do que eu, decidi fazer um artigo sobre este tema. Esta é uma daquelas tarefas que aguça a vontade a muita gente, embora seja legal, esta é uma modificação que carece de homologação e do uso de películas também elas homologadas.

Nos ligeiros de passageiros é mais complicado…

Para quem tem um ligeiro de passageiros, este processo não é assim tão simples, pois têm que usar Películas Homologadas conforme publicação do IMTT e estas devem conter a marca de Homologação em todos os vidros da viatura, o nível de escurecimento pode variar entre  (5%, 15%, 20%, 35%, 50% ), atrás do pilar B, nos restantes vidros não é permitido o escurecimento dos vidros, apenas é permitida a colocação de películas de segurança com um mínimo de 70% de transparência (em Portugal).

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Quanto à instalação, esta deve ser feita numa empresa especializada para que seja emitido um certificado de aplicação, para que depois o carro possa ir a uma inspecção do tipo B, e por fim, se poder fazer a anotação  no documento único do veículo. É um bocado desmotivante e dispendioso este processo.

No meu caso, como tinha um ligeiro de mercadorias, vulgo carro comercial, não é necessário todo o processo descrito em cima para escurecer os vidros do carro, pelo que, para quem tem um destes carros pode perfeitamente fazer o trabalho em casa. Eu optei por mandar vir as películas do ebay,  comprei um rolo de 20m para ter material suficiente para poder fazer experiências, pois sabia que não iria ser uma tarefa fácil.

Como era um gajo novo e um pouco impaciente, mal chegou o material decidi ver uns vídeos no youtube e meter mãos à obra, é claro que a coisa não correu bem(algo que já estava à espera). Depois da tentativa falhada, investiguei mais e acabei por reparar que tinha saltado alguns passos no processo.

Processo de montagem

Em primeiro lugar, deverão ter convosco todo o material necessário, espátulas, borrifador com agua e sabão, álcool, panos microfibras, uma lamina, uma pistola de ar quente (ou um secador) e finalmente a dita película.

Depois de reunido o material, esta na hora das limpezas, sim porque para que tudo corra como deve de ser, os vidros deverão estar mais limpos do que o prato onde comemos, para isso, devem ser limpos com agua e sabão e no final quando acharem que já estão bem limpos, devem utilizar o álcool e o pano de microfibras para limpar a parte interior do vidro (onde irá ser aplicada a película).

O passo seguinte, consiste em borrifar agua com sabão na parte de fora do vidro e colocar a película, retiram-se todas as bolhas com a espátula, de forma a que ela fique certa e a possam cortar à medida do vidro. Devem usar o contorno interior da janela como guia. Na janela traseira, devido à sua concavidade, devem utilizar a pistola de calor para a ajudar a moldar ao vidro.

Veja ainda: Como recarregar o ar condicionado do seu carro

Com tudo cortado à medida, está na hora da verdade

Devem borrifar a parte interior do vidro com água e sabão, retirar a parte protectora e colocar a película com parte da cola virada para o vidro, após ela estar colocada, devemos usar a espátula para retirar todas as bolhas e excesso de agua que existam, quando virem que já está tudo certo e a película bem colocada entre as borrachas do vidro, o trabalho está terminado.

No entanto, devem esperar uns dias até utilizarem as janelas novamente para garantirem que a película fica bem colada o vidro.

Se acharam que é muito texto, ou ficaram confusos, ficam aqui com um vídeo que mostra tudo o que têm que fazer para escurecer os vidros do carro, nada melhor do que ver fazer para aprender.