Numa altura em que o calor aperta, são muitas as vezes que nós condutores andamos de olhos nos termómetros do carro, para saber a temperatura exterior. Certo é, que os valores apresentados pelos termómetros dos carros estão incorretos.
Mas porque? Primeiro de tudo, o termómetro do carro é nada mais que um termístor, ou seja, um sensor que mede a temperatura consoante a carga elétrica que esteja a detetar naquele momento, em vez de expandir ou contrair como o mercúrio num termómetro tradicional.
Dependendo da marca, o sensor pode ser colocado a frente no carro, por detrás da grelha ou em outras zonas. Isto faz com que, em dias quentes, ele também esteja a capturar o calor proveniente do asfalto, fazendo com que as leituras sejam incorretas, acabando por mostrar valores maiores do que os reais.
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Durante a noite, é quando os valores se tornam mais reais, visto que existe menos calor no asfalto. outro momento em que o termómetro se torna mais preciso é em andamento, pois aí é quando menos se faz notar esse calor radiante do asfalto.
Da mesma maneira como o calor afeta este sensor, dias muitos frios também baralham os valores lidos por estes sensores, porque estando a estrada muito fria, quando em caso de gelo por exemplo o sensor capta valores mais frios vindos do asfalto.
Basicamente estes dispositivos não servem para fazer leituras exatas da temperatura exterior, mas si para nos podermos orientar com o que realmente possa estar no exterior. Os valores mais ou menos exatos, acabam por depender do piso e velocidade de onde se circula.
O ideal mesmo, será ainda consultar algum servidor web, ou um boletim meteorológico para verificar o valor mais assertivo da temperatura exterior.
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Leitores, à muito tempo que não lia nada tão absurdo. Os valores obtidos destes termistores são precisos apesar de não serem exactos. E são exactos em quantidade suficiente para que o valor seja relevante para o uso casual que lhe conferimos.
Antes de mais, agradecemos o tempo disponibilizado por si para ler o artigo, ter visitado o nosso site e ter deixado um comentário.
Quanto aos valores obtidos pelos termistores, o que indicamos é que havendo um fator externo, como temperatura do asfalto, pode influenciar a leitura do sensor, ou seja, o valor final medido é diferente do medido sem esse fator externo.
Outro exemplo, se colocar o termistor a medir temperatura ambiente, imagine que o valor é 20, mas se agarrar o sensor com os dedos, a temperatura vai sofrer alteração. Ele está a medir bem, mas o facto de ter colocado algo que influencie o valor, já não é o valor ambiente correto.
Quero com isto dizer que, o que foi dito por si e por nós, está certo.