Velas de ignição, problemas e causas de avaria

Por vezes, encontramos alguns problemas nos nossos carros de onde não sabemos muito bem a origem, no entanto, existe um pequeno componente no motor, do qual muitas vezes nos esquecemos. Falo das velas de ignição, o componente responsável por desencadear a explosão que dá vida aos motores.

Dada a importância deste pequeno componente para o bom funcionamento do motor,  vamos aqui tentar entender, quais as principais avarias e os motivos pelas quais elas acontecem. Para já vamos apenas falar das velas de ignição, deixando as velas incandescentes para um outro artigo à parte.

Vela em fim de vida

Aspecto da vela: Coloração cinza, castanho, levemente amarelada. Folga entre os eléctrodos aumentada e estes encontram-se levemente arredondados.

Sintomas : 

1 – Dificuldade em ligar o carro.
2 – Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de escape.
3 – Aumento no consumo de combustível.
4 – Maior voltagem para a ignição, podendo originar uma sobrecarga no sistema.

Vela carbonizada

Aspecto da vela: Ponta da vela totalmente coberta com resíduos de carvão, podendo ainda ter um brilho oleoso, húmido e preto.

Sintomas : Dificuldade em ligar o carro, e ainda a existência de falhas, principalmente em marcha lenta.

Causa : 

1 – Mistura ar/gasolina demasiadamente rica;
2 – Ignição atrasada / deficiência no fornecimento de energia para a ignição;
3 – Falta compressão;
4 – Folga entre os eléctrodos da vela;
5 – Vela de ignição muito fria;
6 – Problemas no combustível;
7- Filtro de ar obstruído;
8 – Sensores e válvulas danificadas (sensor de temperatura de água, ar, sonda lambda, etc);
9 – Entrada falsa de ar no escape antes do sensor de oxigénio (lambda);
10 – Má conexão dos cabos de ignição;
12 – Anéis de segmento excessivamente gastos, danificados ou montados incorrectamente;
13 – Respiros do motor obstruídos, permitindo a entrada excessiva dos gases do carter para a admissão;
14 – Se o motor for a 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta;

Vela encharcada

Aspecto da Vela : Ponta de ignição encharcada de combustível.

Sintomas :  Dificuldades ao ligar o motor, trabalhar do carro irregular e com falhas.

Causa : 

1 – Pressão na linha de combustível acima do especificado;
2 – Nível de bóia do carburador excessivamente alto, bóia encharcada, agulha da bóia emperrada aberta;
3 – Injecção excessiva de combustível;
4 – Sensores / válvulas danificadas (sensor de temperatura de água, temperatura de ar, controlo do relenti, etc);
5 – Problema no sistema de ignição;
6 – Folga entre os eléctrodos da vela;
7 – Problema no combustível;
8 – Presença de água no sistema de alimentação ou no combustível.

Sobreaquecimento e pré-ignição

Aspecto da vela : A ponta do isolador apresenta-se esbranquiçada, existência de pontos pretos na superfície. Em casos extremos (Pré-ignição), os eléctrodos podem fundir ou desaparecer completamente, levando também à fusão do isolador, podendo inclusive furar o pistão.

Sintoma : Aumento da temperatura na câmara de combustão.

Causa : 

1 – Ponto de ignição adiantado ou excessivamente adiantado;
2 – Taxa de compressão alta;
3 – Deficiência no sistema de arrefecimento do motor;
4 – Vela de ignição muito quente;
7 – Mistura de ar/combustível muito pobre;
5 – Combustível com baixa octanagem;
6 – Obstrução no sistema de escape.

Desgaste excessivo


Aspecto da Vela : Eléctrodos com desgaste acentuado.

Sintomas :

1 – Dificuldade em ligar o carro.
2 – Perda de desempenho do motor e aumento dos gases de escape.
3 – Aumento de consumo de combustível.
4 – Maior voltagem na ignição podendo sobrecarregar ou danificar os componentes do sistema de ignição.
5 – Retorno de chama (estouro no colector).
6 – Flash over nas velas e cabos

Causa : – Uso da vela para além do recomendado pelo fabricante.

Isolador danificado

Aspecto da vela : Quebras na parte superior do isolador cerâmico das velas de ignição.

Sintomas : Motor falha nas acelerações ou em baixas rotações com maior carga.

Causa : 

1 – Posicionamento incorrecto da chave de vela (durante a manutenção das mesmas);
2 – Uso de uma chave de vela inadequada.

Excesso de Aperto

Aspecto da vela : Ruptura na rosca, esta apresenta aspecto trincado ou moído.

Sintoma : Dificuldade na remoção da vela de ignição do cabeçote do motor.

Causa :

1 – Aplicação de demasiada força no aperto da vela;
2 – Instalação ou remoção com motor quente;

Flash Over

Aspecto da vela e do cabo : Nas Velas : marcas escuras na superfície da parte superior do isolador cerâmico.
Nos Cabos : marcas de fuga de corrente na parte interna do terminal lado vela e/ou lado bobina/transformador, com formação de caminho pela passagem de corrente eléctrica.

Sintomas : O motor pode falhar em acelerações e em baixas rotações com cargas elevadas

Causa : 

1 – Presença de sujidade, humidade ou folga entre a capa protectora de borracha do cabo de ignição e a superfície do isolador cerâmico da vela e/ou torre da bobina/transformador;
2 – Folga excessiva entre os eléctrodos da vela;
3 – Desgaste acentuado nos eléctrodos;
4 – Mistura de ar/combustível muito pobre;
5 – Ponto de ignição atrasado;
6 – Taxa de compressão elevada;
7 – Aplicação incorrecta de velas ou cabos (diâmetro menor do isolador ou maior da capa de borracha do cabo)

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Fonte : http://www.ngkntk.com.br/

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