A invenção do cinto de segurança de 3 pontos, mudou o mundo automóvel e a vida das pessoas, este dispositivo de segurança que é responsável por salvar a vida de milhares de pessoas, faz 55 anos este mês e esta é a sua história.

 

Foi em 1959, que a Volvo se tornou a primeira marca a introduzir de série, o  cinto de segurança nos seus modelos Amazon e PV544, mas só apenas 3 anos mais tarde, é que o engenheiro da marca, Nils Bohlin, viu a sua patente ser aceite pelo United States Patent Office. Foi assim que em Julho de 1962, a patente nº 3043625, seria reconhecida pelo design do cinto de segurança de 3 pontos.

O seu design foi revolucionário, pois para além de ser simples, este era acima de tudo, eficiente. A combinação de um cinto horizontal e outro diagonal fixados num mesmo ponto  colocado na lateral do banco, faziam com que os cintos mantivessem a sua posição mesmo após um impacto.

Passados uns anos e após a comprovada utilidade deste dispositivo, a Volvo acabou por abrir a patente a todas as marcas, de forma a poderem utiliza-la nos seus automóveis, tornando-os assim mais seguros para os seus ocupantes.

Relembramos que devem sempre usar o cinto de segurança, mesmo que seja para trajectos curtos, este dispositivo salva vidas  e ao não o usarem, estão a por em risco a vossa vida.

Acharam o nosso conteúdo interessante? Não se esqueçam de fazer like na nossa página de Facebook e de subscreverem o nosso canal do Youtube. Se gostas mesmo muito do nosso projecto, torna-te nosso patron e apoia-nos na nossa página do Patreon.