Spotify e Netflix, são alguns dos muitos serviços que podemos utilizar, pagando apenas uma subscrição mensal. Este modelo tem tido bastante sucesso no mercado digital e actualmente,  começam a existir marcas a adoptar este modelo de negócio para disponibilizar as suas viaturas. Depois da Porsche ter anunciado, que iria disponibilizar alguns dos seus modelos através de um modelo de subscrição, agora é a Polestar, que anuncia que seguirá o mesmo caminho.

 

Numa era em que o mercado digital está mais forte do que nunca, faz todo o sentido que as marcas adoptem novas estratégias de negócio, mas será que o público estará preparado para pagar um carro sob a forma de subscrição?

Pagar por uma coisa que na realidade nunca será nossa, é algo que ainda mete muita confusão a muita gente, mas visto que comprar um carro, é um compromisso a longo prazo, estes planos de subscrição podem muito bem ser a solução para milhares de pessoas. Sem compromisso ou encargos, a sensação de não estarmos presos a um negócio, que de um dia para o outro pode não ser o mais vantajoso para nós, dá uma sensação de liberdade que as marcas começam agora a explorar para oferecer os seus produtos.

Com este plano, ter um carro será semelhante à subscrição de um serviço, podemos fazer upgrade ou downgrade, sempre que quisermos e sem nada que nos prenda. Podemos facilmente ter uma carrinha para ir de férias com a família num mês e ter um descapotável, para aproveitar as tardes de sol no mês seguinte, sem que para isso, percamos milhares de euros na troca de carro, ou tenhamos os encargos de possuir duas viaturas.

Como funciona?

No caso da Porsche, o projecto piloto irá arrancar no inicio de Novembro em Atalanta nos Estados Unidos e mediante o sucesso, poderá ser exportado para outros mercados. O Porsche Passaport terá 2 planos de preços, um de 2000 dólares mensais, que dará acesso a modelos como 718 Boxster,  718 Cayman S, e outros 6 modelos da marca. Haverá ainda um plano de 3000 dólares, que disponibilizará mais 22 modelos. No preço do Porsche Passport, estão ainda incluídos, impostos e registo da viatura, manutenção e ainda, a limpeza do carro. Para utilizarem o serviço, precisam apenas de descarregar a APP disponível para Android e IOS, e esta terá uma taxa de activação de 500 dólares.

Estando a falar da Porsche, é natural que os preços não estejam ao alcance de qualquer um, mas caso este modelo de negócio vingue, poderemos vir a ter planos de subscrição para carros mais acessíveis. Acham que este seria um plano de negócio com sucesso cá em Portugal?

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube