Cabos de bateria – Como os usar correctamente…

Quem é que nunca ficou apeado e sem bateria no carro? Existem várias maneiras de por o carro a trabalhar, caso não tenha uma corda ou uma AK47 à mão, a melhor solução é mesmo usar uns cabos de bateria. Mas será que os sabe usar correctamente?

Veja também : Como por um carro a trabalhar com uma corda

Os cabos de bateria podem ter muitas utilidade, mas a principal é mesmo possibilitar por um carro a trabalhar com o auxilio de outro.

Para tal devem colocar os carros próximos um do outro, de preferência com as baterias à menor curta distancia possível, porque os cabos não esticam. Após os carros estarem na posição correcta, é tempo de ligar os cabos, devemos começar pelo cabo vermelho, e liga-lo na bateria morta no borne com carga positiva, que deverá também ter a cor vermelha, a outra ponta do cabo deverá ser ligada ao borne positivo da bateria do carro que nos está a auxiliar.

Colocado o cabo vermelho, é então tempo de colocar o preto, é aqui que muitas pessoas cometem um erro muito comum.

O cabo deve ser ligado ao borne negativo da bateria que se encontra a funcionar correctamente, enquanto que a outra extremidade, ao contrário do que muita gente faz, não deve ser ligado à bateria que estamos a tentar carregar, mas sim, a uma zona neutra do carro, esta pode ser uma zona de metal que não esteja pintada nem que tenha componentes eléctricos ligadas a ela, como por exemplo o bloco do motor ou o apoio do amortecedor.

Mas eu sempre liguei ao borne e nunca fez mal.

Alguns especialistas, não o aconselham a fazer, pois ao colocar a pinça no borne, pode originar faiscas que podem levar a uma explosão ou incêndio, daí o lugar mais seguro ser os que referimos anteriormente.

Após termos o esquema todo montado, devemos ligar o carro que nos está a dar auxilio durante dois ou três minutos, para depois colocar o outro carro a trabalhar. A remoção dos cabos deve ser feita na ordem contrária à da montagem, do cabo preto, para o vermelho.

Estando a trabalhar correctamente, devemos manter o carro a funcionar durante alguns minutos, para que a bateria tenha tempo de carregar.

 

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de