É quase que um dado adquirido, que os carros ao longo do seu tempo de vida, vão perdendo potência. Quando um carro perde potência, os problemas podem ter diversas origens, por isso mesmo, vamos identificar os principais problemas e possíveis soluções, para voltar a recuperar os cavalos que foram fugindo do estábulo.

Inspira… Expira….

O funcionamento de um motor de combustão, assenta nisso mesmo, combustão… Para que tal aconteça da maneira mais eficiente possível, o carro precisa de “inspirar” e “expirar” desimpedidamente, se tal não acontecer, podemos não ter oxigénio suficiente, para que ocorra uma combustão eficiente. Para garantir que tal acontece, os filtros de ar devem estar limpos e em boas condições, para que o carro inspire sem obstruções.

O Expirar é também ele um passo importante, pois é necessário libertar os gases resultantes da combustão. No caminho desses gases, encontram-se filtros de partículas, catalisadores e panelas de escape, com os quilómetros vão ganhando resíduos, que muitas vezes acabam por obstruir a passagem dos gases, influenciando o comportamento do carro. Sistemas de escape rotos ou danificados, podem também eles influenciar as performances de um carro, pelo que, também devemos ter atenção com esses componentes e substitui-los caso se encontrem danificados.

 

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

 

O cabo do acelerador pode também ele, ter uma influencia negativa no comportamento do carro, caso este perca tensão, não conseguimos abrir o acelerador todo, o que irá fazer com que o ar que entre para o motor não seja suficiente.

 Vamos à parte que doí mais.

Quando um carro perde potência, é provável que exista algum problema mecânico mais grave, um dos primeiros suspeitos são as velas de ignição, caso estas não estejam a funcionar correctamente, poderá ocorrer uma ignição fora de tempo, ou até mesmo que esta não ocorrer de todo, o que influencia activamente o desempenho do motor.

Veja também: Velas de ignição, problemas e causas de avaria

Um dos componentes que mais fazem chorar os donos dos carros, são os injectores, são das peças de substituição mais caras e que quando dão problemas, resultam na perda de potência do motor e da nossa carteira.

Caso não haja algum cuidado com a limpeza dos mesmos, estes acabam por entupir com resíduos oriundos do combustível – sim porque este também trás lixo – ao entupirem, começam por deixar de criar uma mistura de ar/combustível equilibrada, o que resulta numa combustão deficiente e consequentemente, o carro perde potência. Para evitar que isto aconteça, devem evitar andar com o carro na reserva e tentem ter atenção ao combustível que usam.

A bomba de combustível, é quase como o coração do carro, é ela que bombeia o combustível até ao motor, se ela não funcionar bem, o motor não temo combustível nas quantidades necessárias, e o que é que acontece neste caso?… Vocês sabem… O carro perde potência…

Queres importar um carro e não sabes como? Clica aqui

Os primeiros sintomas dados pela bomba, ocorrem quando andamos em rotações mais altas, onde o motor necessita de mais combustível e este não é fornecido, aqui a bomba já começa a acusar o stress, outra situação onde podemos ver que está já não funciona correctamente é nas subidas, onde é exigido mais esforço ao motor.

Os pistões são peças de movimento que trabalham com margens mínimas e quase imperceptíveis, por isso mesmo, estão sujeitos a desgaste por atrito, à medida que esse desgaste aumenta, a pressão dentro do cilindro diminui, diminuindo também a eficiência da explosão. Para evitar que isto aconteça, é crucial ter sempre o óleo em boas condições e no nível correcto, para assim, prevenir o desgaste das peças dentro do motor.

As válvulas são elementos internos que sofrem com a acumulação de sujidade, esta sujidade é proveniente da combustão e óleo lubrificante. Esta acumulação faz com que estas não selem devidamente a câmara de combustão, o que origina a diminuição  da pressão no cilindro, o que resulta mais uma vez na diminuição de rendimento do carro.

São estes os principais motivos, pelos quais os carros vão perdendo alguns cavalos com o passar dos anos, se conhecem mais algum problema que nós não identificámos, coloquem nos comentários.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube