Alguns de vocês poderão estar a pensar que isto é alto click bait, e já se arrependeram de ter aberto o link, mas esperem, não vão já embora… Hoje mostramos um jovem, que decidiu pegar no seu Honda Civic de 2017, e transforma-lo num carro autónomo, embora neste exemplo seja utilizado um Honda Civic, este processo poderá ser utilizado para qualquer outro carro, tudo isto é graças ao sistema comma neo.

Para quem não sabe o que é a Comma, este é uma empresa criada por George Hotz, o hacker que aos 17 anos foi responsável pelo primeiro jailbreak do iphone e da PS3, já ficaram mais interessados? Se não conhecem o projecto, podem ver este vídeo e conhecer um pouco da visão deste “génio”…

Existem 4 níveis de automação para veículos, este sistema a par com o auto-pilot da Tesla, situam-se no nível 2, um sistema que requer sempre a atenção do condutor, enquanto que o nível 4, representa um sistema 100% autónomo, onde o passageiro não tem qualquer interferência.  A diferença entre este sistema e o da Tesla, é que este custa apenas 1000$ e é aplicável a qualquer carro que tenha determinados sensores.

Mas voltando ao que interessa, o Honda Civic autónomo de que vos falava… Este jovem também ele dedicado ao mundo da electrónica, decidiu fazer um upgrade ao seu Honda, e comprou o sistema comma neo que posteriormente instalou no seu carro.

Veja ainda: Android Auto um infotainment para todos os carros

Para tal, necessitou de utilizar um telemóvel onde lhe ligou a board do comma neo e toda a parte de refrigeração, carregou a ROM e criou um conector à base de um cabo de rede, que o permite se ligar ao carro através da ficha da câmara do lane keep assist. Depois de tudo devidamente conectado, o sistema deverá utilizar os sensores do carro e manipula-los de forma a torna-lo autónomo.

Embora ainda esteja numa fase muito inicial, este sistema já dá bons indícios de que se poderá tornar em algo revolucionário, completando assim o objectivo George Hotz, possibilitar que toda a gente tenha acesso a este tipo de tecnologia, sem ter que comprar um carro novo ou investir milhares de dólares num sistema.

Para verem toda esta saga, deixamos 3 vídeos, que mostram a evolução de todo o projecto.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube