Para aqueles que desconhecem, em 1986, Ayrton Senna conduziu carros de rally. Tudo aconteceu quando o grande jornalista automobilístico, Russell Bulgin, conseguiu convencer Senna, para ir ao País de Gales, a meio da temporada de F1, para umas voltas em alguns carros de rally, para um artigo da revista Cars and Car Conversations.

O trajecto escolhido para o teste tinha 2,4 km e fazia parte de uma região de florestas, usado em etapas especiais de ralis britânicos.

Veja ainda: Ayrton Senna, o chefe

Um dos carros testados, era o poderoso Metro 6R4, do grupo B, que equipava um motor da Jaguar que debitava cerca de 250cv. Infelizmente não existem muitas imagens da volta que ele deu ao volante do Metro 6R4 , mas por enquanto, esse video serve para nos trazer alguma nostalgia…

Nesse mesmo dia, o piloto brasileiro, teve ainda oportunidade de testar um Vauxhall Corsa 1.3, um Golf GTi do Grupo A, um Ford Sierra Cosworth RS e um Ford Escort V6 3.4 de tracção integral.

No final dos testes, o piloto brasileiro estava bastante satisfeito e disse aos jornalistas, que a principal virtude para um piloto de rally, era saber improvisar da maneira certa no momento exacto.

O artigo rendeu oito páginas e foi a grande reportagem da década na imprensa britânica. A revista tornou-se um artigo de coleccionador e um dos raríssimos exemplares chega a custar £ 100 no eBay.uk. Felizmente é possível encontrar alguns trechos do artigo na internet.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube

[espro-slider id=8523]