Autocombustão – O que deves fazer para prevenir o pior!

Esta é uma daquelas coisas que tu vais dar conta quando ela te acontecer, porque? Porque o teu carro vai começara a deitar fumo branco e o motor, vai começar a acelerar, só parando quando lhe saltar um pistão pelo capon… Se isto te acontecer, os meus sentimentos, o teu carro entrou em autocombustão…

Vá calma, estou a ser um pouco dramático… Vamos lá entender o que é a autocombustão.

Nos carros Diesel, a origem deste problema está muitas vezes associado a uma falha mecânica no turbo, que permite que o óleo entre na admissão, fazendo com que o motor comece a queimar o óleo. Como essa entrada não é controlada, o motor acelera ao máximo sozinho até se acabar o óleo. Como a queima do óleo não necessita de uma fonte de ignição, não adianta desligar o carro, pois ele não vai parar.

Como o motor do teu carro acabou de ganhar vida própria, a única maneira de retomar o controlo do carro, consiste em parar o carro, por o travão de mão, carregar no travão com bastante convicção, engatar o carro na mudança mais alta que tiveres (5ª ou 6ª) e largar a embraiagem rapidamente. Acima de tudo tens que ter sangue frio, pois quando o carro entra em autocombustão, tens cerca de 2 minutos até o óleo ser todo queimado e aí, já não há nada a fazer.

Veja ainda: O que acontece quando nos esquecemos de mudar o óleo do motor.

Se o carro parar óptimo acabaste de poupar uns bons milhares de euros num motor novo para o teu carro, pois caso ele não pare, vai estar a trabalhar na rotação máxima até acabar o óleo que está a consumir, o que vai fazer com que o motor gripe, ou acabe mesmo por partir.

Se tiveres um carro automático reza muito…

Claro que esta solução não serve todos os casos, pois existem sempre os carros automáticos e nesses… Bem… É preciso rezar muito… Como não consegues parar o motor utilizando o método acima descrito, a tua única solução reside num principio básico da natureza, sem oxigénio não há fogo… Por isso mesmo, deves tentar abafar o motor, obstruindo a entrada de ar da admissão ou disparando um extintor de CO2 para a admissão. Caso tenhas um carro automático, é bom que tenhas nervos de aço, pois neste caso, a probabilidade de também a tua carteira entrar em autocombustão, é bastante alta.

Concluindo…

Em ambos os casos, caso consigam parar o carro, NÃO DEVEM por o carro novamente a trabalhar, caso contrário, o pesadelo retorna.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube

 

 

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de