As avaliações do EuroNCAP, são feitas para analisar variadíssimos pontos das viaturas, obtendo pontuação para que nós passageiros, possamos na compra, também ter uma noção de quão seguro é o carro. Se habitualmente as notícias mostram que os carros estão cada vez mais seguros, desta vez trazemos a pior pontuação de sempre na EuroNCAP.

O carro a receber esta pontuação foi Fiat Punto, devido aos sistemas de segurança, que nos padrões actuais são obrigatórios, obteve ZERO estrelas no que à segurança diz respeito.

Veja ainda: Os carros menos seguros em 2016 segundo a EuroNCAP

Na protecção para adultos a pontuação foi de 51%, visto que embora a estrutura do carro se tenha mantido estável, houve projecção de materiais perigosos do painel. No impacto lateral a protecção de tórax teve má avaliação, os dummies bateram com a cabeça em áreas perigosas e os apoios de cabeça, foram reprovados por não evitar o efeito chicote quando existe colisão na traseira.

EuroNCAP

No caso da pontuação das crianças, que para quem tem é uma avaliação sempre a ter em conta, o Fiat Punto teve 43%. A sua protecção para as cadeiras, foi má, pois os testes de impacto, mostraram que pode causar problemas no pescoço e peito. Mesmo no banco frontal, a informação é insuficiente para desligar o airbag para levar a cadeira.

A pontuação para pedestres, foi de 52%, o para-choque apresenta boa absorção de energia no impacto, mas por sua vez o capô tem nota má, por ter protecção fraca neste tipo de colisão.

O motivo de nota zero, é explicado com a ausência de sistemas de segurança, que fizeram com que este hatch tivesse esta má nota.

Segundo este departamento, o carro só apresentar um aviso para o cinto de segurança do condutor, sendo que o do banco do passageiro, não é padrão, como o caso dos bancos traseiros.

Depois desta analise, ainda comprariam o carro?

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube