O tempo passa e por vezes só damos por isso, quando olhamos para pequenas coisas que nós julgamos que ainda aconteceram ontem. No meu caso, ontem estava a olhar para alguns carros que estavam para venda e pensei, este carro já tem 20 anos?

Por isso mesmo decidi fazer uma pequena pesquisa e ver, quais os carros que nos habituamos a ver no nosso dia-a-dia e que já completam 20 anos em 2018.

Audi TT Mk1: 1998–2006

foi lançado como um Coupé em Setembro de 1998, seguido de um Roadster em Agosto de 1999. É baseado na plataforma PQ34, usada para o Volkswagen Golf Mk4, para o primeiro Audi A3, o Škoda Octavia e outros. O estilo diferia do que era habitual, o que acabou por ser um factor determinante para o seu sucesso. A sua produção começou em Outubro de 1998.

Ford Focus

É impossível nunca ter visto nenhum, é sem dúvida o modelo mais vendido pela Ford na Europa, este carro fica para sempre associado ao Colin McRae e ao campeonato mundial de rallys. A primeira geração gerou modelos ST e RS, iniciando uma família que se tornaria a referência no mundo dos hot hatch.

Peugeot 206

A par com o Focus, este é um modelo do qual me lembro muito bem do seu lançamento. Este carro foi o verdadeiro virar de página no design da Peugeot e que serviu de inspiração para tantas outras marcas. Também ligado ao mundo dos rallys, este é um carro que ainda é visto em provas um pouco por todo o mundo. As suas versões s16  e GTI, ainda são alvo de cobiça por parte dos mais jovens.

Veja ainda: Carros com mais de 200cv por menos de 10 mil Euros

BMW Série 3 E46

Produzido a partir de Dezembro de 1997, o E46 chegou aos mercado em meados de 1998 e começou a consolidar-se como um dos modelos mais populares da BMW. Massivamente fortalecido em relação ao anterior chassi E36, o E46 tomou a forma de quatro portas, duas portas, descapotável, carrinha e ainda uma versão compacta. Este é outro carro que mesmo com 20 anos em cima, ainda é altamente procurado.

Fiat Multipla

Tido como um dos carros mais feios e desajeitados alguma vez produzidos, o Multipla foi baseado no Fiat Bravo, mas oferecendo um maior volume de lugares e de carga. Em comum com uma série de outros Fiats modernos, o Multipla reutilizou o nome de um veículo anterior, neste caso a variante “Multipla” do Fiat 600 produzido durante os anos 1950 e 1960.

Porsche 911 – 996

O Porsche 996 é a designação interna para o modelo Porsche 911 fabricado com o primeiro modelo de 1998 e o último de 2004, tendo sido substituído pelo 997 no modelo de 2005. O 996 tinha pouco em comum com seu antecessor, com a primeira plataforma de chassi nova desde o 911 original e um novo motor refrigerado a água, acabou por ser uma mudança importante, tendo havido uma separação completa do carro original.

Smart Fortwo

O Smart Fortwo é um carro de cidade de 2 lugares, com um motor pequeno e de tracção traseira. Introduzido em 1998, este carro revolucionou o conceito de carro citadino, e após 3 gerações é comercializado em 46 países em todo o mundo, tendo já vendido mais de 1,7 milhões de unidades.

BMW Z3 M Roadster

O BMW M Roadster foi projectado para ser a versão de alto desempenho do BMW Z3, e houve diferenças significativas entre as duas variantes. O corpo do Z3 M Roadster teve algumas diferenças em comparação com os modelos padrão do Z3 e equipava o motor do E36 M3 de 317cv.

Volkswagen Lupo

O Lupo foi introduzido em Outubro de 1998, para preencher uma lacuna na parte inferior da gama de modelos da Volkswagen causada pelo aumento do tamanho e peso do Polo. O Lupo foi construído a partir da base do seu primo Seat Arosa, ambos usam a plataforma A00, que é uma versão da plataforma Polo / Ibiza A0.  A produção do Lupo foi interrompida em Junho de 2005 e foi substituída pelo Fox.

Seat Leon

Embora apenas tenha começado a ser comercializado em 1999, a produção do Seat Leon começou em meados de 1998, por isso mesmo, decidimos inclui-lo na lista. Baseado na plataforma PQ34, tem muitos componentes em comum com outros modelos do Grupo VW, como o Volkswagen Golf Mk4, Bora e Audi A3. Sendo o primeiro modelo de segmento C da SEAT como parte do Grupo VW, o Leon Mk1 foi comercializado como uma variante mais desportiva e mais barata do Golf. Para reforçar a imagem desportiva, o veículo tem um aspecto ligeiramente mais agressivo. As versões mais caras foram equipadas com motores de combustão interna relativamente mais potentes, juntamente com uma suspensão mais firme para melhorar o comportamento em estrada.

E são estes os 10 modelos que fazem 20 anos em 2018, se conheces mais algum que não está nesta lista, coloca-o nos comentários…

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube