A triste realidade da condução em cidade, culmina quando necessitamos de um lugar de estacionamento (e não há nenhum), esta procura incessante e sem sucesso, transforma qualquer pacifista, num autêntico Hulk, que lança chamas pelos olhos. Mas estes dias de tortura estão perto de chegar ao fim, pois num futuro próximo, o seu GPS irá indicar-lhe, onde é que pode encontrar lugares de estacionamento livres.

A Bosch apresentou recentemente na CES um programa que promete lhe facilitar a vida, especialmente dentro da selva urbana. A Bosch é uma das empresas, que está a mudar as suas prioridades no desenvolvimento das tecnologias mais recentes, no que toca aos carros autónomos. Parte dessa estratégia envolve o fortalecimento dos seus sistemas de navegação, com mapeamentos conectados e mapas de alta definição, segundo reporta a Automotive News.

Os dados em tempo real, sobre onde os lugares de estacionamento disponíveis estão, seriam provenientes de câmeras e sensores instalados em outros veículos, que registarão os lugares de estacionamento vagos. Uma rede em cloud, gravaria e seria responsável por mostrar os locais desses estacionamentos livres, para os condutores que precisem de estacionar.

Veja ainda: E o futuro é: tecnologia para salvar vidas ao volante…

Embora numa primeira fase a ideia passará por conduzir até à vaga de estacionamento, o objectivo final, será ser o próprio carro a ir até ao estacionamento autonomamente. O serviço da Bosch Parkr-like, está prestes a saltar da sua fase piloto, para uma fase de testes que decorrerão em 20 cidades um pouco por todo mundo.

A Bosch também comprou recentemente uma participação de 5% na empresa de navegação HERE, que é a outra parte do seu plano, para atender às necessidades dos carros autónomos e assim, utilizar sensores para actualizar os mapas em tempo real com dados sobre coisas como o tráfego, acidentes ou eventuais obras.

Tudo isto promete facilitar a vida de milhares de condutores, que perdem horas em filas de trânsito ou à procura de estacionamento.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube