A Toyota é uma marca que já não produz um Hot Hatch há uns valentes anos, por isso, é normal que eles já não estejam habituados a estas andanças e seria normal, que eles construíssem um carro um pouco mais conservador. No entanto, com a afirmação da Toyota Gazoo Racing, como uma entidade separada da Toyota, as coisas mudaram de figura, pois o Toyota Yaris GRMN veio mudar completamente as regras do jogo.

Para começar, o motor não vai ao encontro daquilo que as outras marcas oferecem, qualquer concorrente deste Toyota Yaris GRMN teria um motor de 4 cilindros turbo, no entanto esta carro não segue a regra. A unidade tem como base o motor 1.8-litros que Toyota constrói para o Lotus Elise, sendo sobre alimentado não por um turbo, mas sim por um supercharger. São 215cv para 1135kg de carro, o que leva este pequeno hot hatch a conseguir fazer dos 0-100km/h em apenas 6.1s.

Ao contrário do que é a moda actual, em que quase todos os carros terem um modo Sport, este Toyota Yaris GRMN não tem nada disso, pois o seu estado normal já é só por si bastante zangado, o que é muito bom! Esta abordagem é muito mais simplista do que a que tem sido utilizada pelos seus concorrentes, pois o segmento dos hot hatches, parece estar cada vez mais infectado pelo desejo de uma complicação desnecessária. Num carro destes, tudo o que nós precisamos de decidir é se queremos ou não desligar o ESP.

Outro exemplo disso, é o facto de não termos um escape trabalhado para oferecer um barulho falso, neste carro pelo que percebemos do vídeo abaixo, não temos pipocas nem estalidos nas reduções, mas sim um barulho mais metálico e natural, ao jeito que tínhamos antigamente nos pocket rockets dos anos 80 e 90.

 

Veja ainda: GR a nova linha desportiva da Toyota

Como este carro é só por si diferente, ao contrário dos concorrentes 208 GTI ou Fiesta ST, este carro não pode ser comprado, pelo menos por qualquer um… Sim é verdade, a produção vai ser limitada a 400 unidades para a Europa e mais 200 para o mercado japonês, sendo que lá não terá o nome de Yaris mas sim Vitz, de referir que todas estas unidades foram reservadas em menos de 72 horas após a abertura das inscrições.

A Toyota ainda não anunciou se irá ou não massificar a venda deste carro, no entanto, se realmente quiser um, para já só lhe resta rezar para que algumas pessoas na Toyota mudem de ideias e deixem que todo o mundo tenha acesso a este carro.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube