No mundo dos BMWs, o BMW E46 M3 possui um lugar especial nos nossos corações, prova disso, são os preços deste modelo já terem começado a subir e provavelmente, irá ser um carro seleccionável num futuro próximo. Dentro de todos os modelos M3 construídos, o CSL é o mais valorizado por razões bastante óbvias. No entanto, a versão mais rápida e potente não era o CSL, mas sim o GTR.

Uma vez que a BMW queria competir em várias competições utilizando o M3, acabou por construir a versão GTR, que era focada para a competição, no entanto, teve que construir alguns exemplares homologados para poderem circular nas estradas. A BMW criou apenas 10 unidades da versão homologada do GTR e todos eles, tiveram um peço superior a qualquer outra coisa que a marca vendesse na época. 

Veja ainda: BMW M3 E46 com um mata bois montado na frente? Sim no Japão existe…

Como todos os outros carros de corrida da BMW, o GTR veio com um motor diferente do S54 3,2 litros de 6 cilindros em linha usados ​​pelo M3. Desta forma,  o motor que se encontrava por baixo do capon era oP60B40, um motor V8 de 4 litros que debitava entre 444 e 470cv.

Nos 10 carros de produção construídos, o motor estava limitado e debitava “apenas” 380cv, mas ainda era um V8 que era altamente atípico naqueles dias.

Como um GTR tinha preços proibitivos e a arte aguça o engenho, houve alguém que decidiu construir o seu próprio BMW E46 M3 GTR. O carro que vemos no vídeo é uma réplica do GTR, ele equipa o mesmo motor do carro de corrida e ao que tudo indica, debita 444cv e tem 480 Nm de binário.

Como dá para ver, o motor não é o único componente que veio diretamente do GTR. O os paineis também foram alterados, tornando o carro mais aerodinâmico. O interior foi completamente removido, as janelas substituídas por plexiglass e foi adicionada uma rollcage, tal como no carro verdadeiro.

GTR ou não GTR, uma coisa é certa, pelo barulho este certamente será um dos M3 mais zangados, que já se fizeram à pista de Nurburgring.

Sigam-nos no Facebook  e subscrevam o nosso canal no Youtube