O Audi R8 foi o primeiro super desportivo da marca alemã e desde logo, foi um sucesso, foi louvado pelo seu estilo atraente e desempenho impressionante, mas apesar de ser um dos produtos mais conhecidos da marca, parece que os seus dias estarão contados e o R8, poderá estar perto de ver o seu fim.

Numa entrevista, o chefe de desenvolvimento técnico da Audi, confirmou que a empresa não tem planos para uma terceira geração do R8 e que não há planos para substituir o modelo actual, uma vez que ele está prestes a chegar ao fim do seu ciclo de vida.

Apesar de efectivamente confirmar que o R8 será eliminado, Mertens disse: “Nunca diga nunca”, tendo acrescentado que os carros de alto desempenho, são bons para o prestigio da marca.

Veja ainda: Veja o polémico anuncio publicitário do Audi R8

 

Ainda não é claro o motivo pela qual a Audi decidiu deixar cair o modelo, mas este nunca foi um grande vendedor. Os dados da Carsalesbase mostram que as vendas nos EUA atingiram um máximo de 1.145 unidades em 2011, enquanto as vendas europeias totalizaram 2.935 unidades em 2008. No ano passado, a Audi vendeu apenas 772 unidades na América e 1.366 na Europa.

Uma vez que o modelo foi projectado para ser um carro exclusivo, as vendas modestas não são muito surpreendentes, no entanto, poderia haver outros factores em jogo, incluindo a decisão da Audi de se concentrar em veículos híbridos e eléctricos plug-in.

Outro motivo que poderá estar a motivar esta decisão, é o caso dieselgate no qual o grupo VAG se viu envolvido e esta poderá ser a solução encontrada, para a empresa reduzir custos e manter a sua faceta ecológica.

Um super carro com motor V10 não só contradiz a mensagem ecológica, mas também usa recursos que podem ser dedicados a financiar modelos mais convencionais.

Ainda não é certo quando é que o R8 será eliminado, mas o modelo ainda deverá sobreviver mais uns tempos, pois a Audi está a desenvolver uma variante mais modesta com um motor V6 de 2,9 litros turbo.

Enquanto esperamos que o Audi R8 saia de cena, resta aguardar para que a Audi encontre uma solução que possa substituir este modelo e que vá ao encontro, dos planos da marca para o futuro.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube