Os motores Wankel, mais conhecidos como motores rotativos, são uma das minhas muitas fascinações mecânicas, de modo que, poder ver as entranhas de um enquanto ele está em funcionamento é simplesmente hipnotizante.

Por isso mesmo, quando encontrei este vídeo, fiquei literalmente colado a ver o funcionamento deste pequeno motor. Embora este motor à escala se pareça muito com um brinquedo, não há nada de brinquedo sobre o som clássico, rotativo, suave e agudo proveniente deste pequeno Dorito.

Uma das coisas mais fascinantes sobre o motor Wankel é a sua simplicidade, tem apenas uma peça em movimento enquanto que os motores convencionais, têm um sem número de componentes que têm que estar milimétricamente alinhados.

Veja ainda: Como funciona a combustão de um motor?

Embora sejam motores simples, o ciclo de combustão é semelhante ao de um motor convencional, ora vejamos todos os seu ciclos de funcionamento:

Para que quem como eu gosta deste tipo de experiências, nada melhor do que passar da teoria à prática e ver as entranhas do motor Wankel a fazerem o seu trabalho.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube