Embora sejam muito semelhantes visualmente, o drift e o powerslide são coisas diferentes, no entanto, tende-se a meter tudo no mesmo saco e a chamar a qualquer tipo de derrapagem de drift. Por isso mesmo, se não sabes as diferenças entre drift e powerslide, prepara-te para um NERD time, onde te vamos explicar tudo o que precisas saber.

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Powerslide

Se já viste programas como Top Gear, Fifth Gear e The Grand Tour, já estas familiarizado com esta técnica. É usada constantemente neste tipo de programas, para dar mais alguma emoção e dinamismo aos ensaios filmados.

Então mas porque é que são usadas estas técnicas? A resposta faz-se com uma pergunta, o que preferiam? Um carro a fazer uma derrapagem maluca a 90km/h e a deixar um rasto de fumo para trás, ou esse mesmo carro, a rasgar a curva a 150km/h no limite da aderência dos pneus?

A condução desportiva caracteriza-se por ser eficaz e suave, no entanto, visualmente não é tão apelativa como colocar um carro de lado numa curva e todos sabemos, o quanto gostamos do cheiro de borracha queimada.

O que é afinal o powerslide?

O powerslide envolve entrar em curva com uma velocidade significativa, muito próximo do ponto em que o carro perde o ‘grip’. O piloto provoca a traseira com uma pequena guinada brusca no volante, fazendo com que a frente morda e a traseira descole.

Este movimento é acompanhado quase imediatamente de uma aceleração brusca, controlando o volante e o acelerador, o condutor controla o ângulo de viragem e o raio do powerslide, assim como, a sua duração.

Aqui é necessária alguma delicadeza, para conseguir preservar o momentum da derrapagem, com pouca velocidade, o carro vai querer rodar para dentro ou talvez nem sequer comece a deslizar, no entanto, se o piloto corrigir em demasia, o carro ganha grip rapidamente e as rodas traseiras, voltam a ganhar aderência, terminando de imediato o powerslide.

No powerslide, devemos manter a linha de curva colocando apenas o carro um pouco mais para fora, pois toda a acção acontece a partir do ponto de entrada da curva, até ao ponto de saída.

Veja ainda: Drift – Tracção traseira ou integral, quem leva a melhor?

DRIFT

A prática do drift envolve muitas técnicas, onde o powerslide é apenas uma delas. No drift, o piloto utiliza o powerslide para manter o momentum da derrapagem. Mas ao contrário do powerslide, no drift o carro tem que entrar na curva já de lado e aí, o piloto já não pode utilizar o powerslide, para o fazer, pois esta é uma técnica que se utiliza entre o meio e a saída da curva.

Para assumir ângulos de viragem agressivos antes da entrada da curva, o piloto precisa de remover subitamente a aderência dos pneus traseiros, aqui o segredo, está na utilização do travão de mão, que preferencialmente deverá ser hidráulico.

Outra possibilidade é a combinação de ambas as técnicas, utilizando o Scandinavian Flick, esta técnica ficou famosa no mundo dos rallys, pois era utilizada pelos pilotos, para descolar a traseira em curvas mais apertadas.

Em todos estes casos, há também uma velocidade média aproximada de curva, que precisa ser mantida para o carro descrever sua derrapagem. Mas como no drift a entrada é feita já de lado, o cálculo dessa velocidade é bem mais complicado.

Para o drift, o traçado da curva é também ele diferente, normalmente o carro é colocado na parte de fora da curva, aumentando assim o raio da linha de curva. Tendo o carro de lado, aí sim, o piloto usa e abusa do powerslide para manter o momentum da derrapagem ao longo da curva.

Durante o drift o piloto pode obter ângulos de viragem muito mais acentuados, mas para isso, muitas vezes, os carros têm que ser modificados.

Suspensões modificadas, diferenciais com bloqueio e reforços no chassi, são tão básicos para o drift, quanto o oxigénio que respiramos.

Mesmo já estando em drift, o piloto pode e deve fazer o uso do travão de mão caso queira acentuar o ângulo de viragem. A utilização desta técnica, desvirtualiza por completo o conceito de powerslide.

Concluímos que…

Depois de toda esta explicação 100% NERD, onde vemos as diferenças entre drift e powerslide, podemos dizer que o powerslide pertence ao drift, mas o drift não se resume apenas ao powerslide, sendo esta técnica, muito mais complexa, que envolve muito mais técnica, destreza e controlo do carro.

Por isso mesmo, quando ouvirem alguém a dizer que fez um alto drift, muito provavelmente, ele fez apenas um powerslide. Agora fica à vossa consideração, se lhe enviam este artigo e acabam com a ilusão, ou se o deixam a viver na “ignorância”, sem saber as diferenças entre drift e powerslide.